filtro sempre ligado?


sabina_fish

Recommended Posts

Bom dia a todos

 

Há uns anos atrás montei um aquário, quando ainda vivia com os meus pais. Ignorava na altura todas as regras para se manterem peixes num aquário, o ciclo do azoto, as espécies a não misturar...etc. Mesmo assim ainda conseguia manter os peixes vivos por alguns meses... agora entendo porque é que só sobreviviam alguns meses e porque é que quando eu lhes mudava a água toda (sim, mesmo toda) e muito satisfeita lavava também toda a parafernélia de filtros, aquário e tudo em água da torneira, eles morriam aos dois e três de cada vez. O que me espantava muito porque então se tinham casa lavadinha eram para estarem felizes e não para morrerem... Não percebia mesmo nada disto...LOL

 

Agora casada e com uma pequenota perdida por tudo quanto seja bicharada, resolvi reactivar o aquário. Ainda fiz algumas asneiras das quais resultou um cadáver de guppie macho... e agora tenho uma duvida: o meu aquário é pequeno, leva cerca de 25L e eu tenho um oxigenador e um filtro a trabalhar, mas acho que os aparelhos fazem muita turbulência na água e muita corrente visto que o aquário é tão pequeno. Posto isto eu tenho desligado o filtro e o oxigenador durante a noite para dar aos meus peixinhos um pouco de calma. Será que estou a agir correctamente ou mesmo tendo em conta a agitação causada pelos dois mecanismos devo deixá-los ligados 24/24???

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro deves manter sempre ligado e se este fizer alguma turbulência na superfície da agua, podes desligar de vez o oxigenador, que é o que deve estar a fazer mais barulho.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta.

 

Sim, realmente o oxigenador é que faz barulho, mas o filtro gera muita corrente de água e foi o mais pequeno que encontrei, para dar de comer aos peixes sou mesmo obrigada a desligá-lo por 10-15m porque se não a corrente gerada pelo filtro afunda logo os flocos não dando tempo aos peixes de vir á superficie comer.

Sendo assim passarei a ter o filtro sempre ligado e o oxigenador apenas durante o dia.

Mais uma vez obrigada pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o filtro é assim tão forte, certamente faz turbulência na superfície, assim não necessitas de ter o oxigenador ligado durante o dia.

A bomba de ar não fornece oxigénio à agua, a turbulência na superfície da agua é que origina as trocas gasosas.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é a entrada na água vinda do filtro? É do tipo flauta, cascata ou apenas um grande tubo? Para evitar correntes fortes, não consegues diminuir a potência do filtro (normalmente têm um botão ou uma rosca para regular a potência). Consegues meter a saída de água debaixo da linha de água? Reduziria a corrente. Podes também tentar virar a saída para um dos vidros...

 

Se quiseres, mete uma foto para te podermos ajudar melhor quanto a essa questão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ele se tenha baseado no facto de durante o período em que a luz está apagada as plantas produzem CO2 em vez de o consumirem e por isso para compensar...

Mas as plantas não produzem níveis de CO2 letais ou muita malta já não tinha peixes nos aquários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:thumbup3:

Qual é o filtro e quais são as dimensões do aquário?

 

Olá Filipe

 

O aquário é de 25L, quanto ao filtro compreio na loja de iscos da minha sogra, a marca é Magic jet filter 200, deve ser chinês mas até trabalha bem. No entanto não tem regulação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é a entrada na água vinda do filtro? É do tipo flauta, cascata ou apenas um grande tubo? Para evitar correntes fortes, não consegues diminuir a potência do filtro (normalmente têm um botão ou uma rosca para regular a potência). Consegues meter a saída de água debaixo da linha de água? Reduziria a corrente. Podes também tentar virar a saída para um dos vidros...

 

Se quiseres, mete uma foto para te podermos ajudar melhor quanto a essa questão.

 

Olá

 

De momento não tenho possibilidade de colocar nenhuma foto (a máquina fotográfica foi-se). O filtro tem duas opções de saída de água: tipo flauta ou o tubo(esta opção permite-me ainda ligar o oxigenador directo), mas não tem regulador de potência. Escolhi a opção da flauta e virar as saídas contra o vidro foi a minha primeira ideia mas não resultou muito bem. Neste momento tenho o oxigenador desligado e a saída do filtro virada para o meio do aquário, incrivelmente assim não tem tanta corrente. Mas quando vou dar de comer aos peixes desligo o filtro durante uns minutos para permitir que aqueles que come á superficie se possam alimentar descansados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ele se tenha baseado no facto de durante o período em que a luz está apagada as plantas produzem CO2 em vez de o consumirem e por isso para compensar...

Mas as plantas não produzem níveis de CO2 letais ou muita malta já não tinha peixes nos aquários...

 

 

pois

num plantado com discus mesmo com filtragem boa nao é uma mais valia uma bonba de ar só de noite?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não,

 

Num aquário plantado mesmo com discus ou com outros peixes mais sensíveis (não acredito q os discus sejam peixes sensíveis, são cíclideos bastante resistentes) não é necessário uma bomba de ar (e não oxigéniobs_quesexclaim.gif).

 

Se houver injecção de CO2 aí a conversa é outra pois deve-se diminuir ou interromper a sua injecção durante a fase escura do aqua. A percentagem O2/CO2 presente(dissolvido) na água é inversamente proporcional.

 

Havendo movimento na superficie da água chega perfeitamente para existirem trocas gasosas.

 

Cumps

 

 

RF

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não,

 

Num aquário plantado mesmo com discus ou com outros peixes mais sensíveis (não acredito q os discus sejam peixes sensíveis, são cíclideos bastante resistentes) não é necessário uma bomba de ar (e não oxigéniobs_quesexclaim.gif).

 

Se houver injecção de CO2 aí a conversa é outra pois deve-se diminuir ou interromper a sua injecção durante a fase escura do aqua. A percentagem O2/CO2 presente(dissolvido) na água é inversamente proporcional.

 

Havendo movimento na superficie da água chega perfeitamente para existirem trocas gasosas.

 

Cumps

 

desculpa, bonba de ar. sim com co2

RF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

numa aquario plantado , mesmo sem co2, caso nao aja movimentaçao de agua(que nao é o caso), deve-se ter injeção de O2 pois mesmo durante a noite nao serem valores letais, podem ser desconfortaveis ao peixes, mesmo nao matando, pois uma coisa é sobreviver e outra coisa é viver. Mas como o aquario teem bastante movimentaçao nao é o caso, pois as trocas gasosas sao frequentes e fica igual ou parcido aos gases do ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@xandre

 

Desculpas aceites,thumbup3.gif

 

Não consigo entender isso da bomba de CO2 (à noite?)... Podes explicar?eusathink.gif

 

@sabina_fish

 

O filtro deverá estar sempre ligado para que se processe o ciclo do azoto a toda a hora, os peixes produzem desperdicio que é decomposto pela bactérias benéficas que actuam no filtro (e não só) e a água deve para pelo filtro para haver essa filtragem biológica.

 

Para além disso também ajuda a reter substancias em suspensão na água - filtragem mecânica.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi dito várias vezes, desde que existe boa movimentação da água uma bomba de ar é desnecessária. E como também já foi dito, e eu concordo, a bomba de ar não insere oxigénio no aquário pelo facto de ser uma "bomba de AR", na minha opinião é mais a movimentação que causa que facilita as trocas gasosas.

 

xandre, se tens feito assim desde que mantens aquários e com sucesso não tens razões para parar, quem sabe não acontecia alguma coisa mesmo que por outros motivos na mesma altura e depois o pessoal do fórum é que é mau por ter dito para tirar.(não estou a dizer que alguém disse!).

 

Quanto ao filtro sempre ligado, os peixes também vão buscar comida ao fundo, pelo menos os meus vão mas se preferires assim não é por 2/3min que se vai afectar de maneira grave as bactérias ou a filtragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.