Transferencia de aquario de emergencia


eddyjay

Recommended Posts

Boas caros amigos.

Desculpem o meu primeiro post ser desta natureza, o que provavelmente já terá sido respondido anteriormente, mas estou numa situação um tanto desesperada.

 

Tenho (tinha) um aquario de 80L onde tinha os meus cerca de 30 peixes, 1 cometa, 2 telescopios, 2 coridoras, 1 limpa-vidros, e uma porrada de guppys.

 

Entretanto comprei um aquario de 180L a um colega aquariofilista, que decidiu também mudar para "voos" maiores e estava lá em casa á espera de começar a ser preparado.

 

Acontece que o pior pesadelo para qualquer aquartiofilista aconteceu. O móvel onde o aquario pequena assentava pura e simplesmente ruiu como um castelo de cartas. O aquario partiu-se e os seus 80L e respectivos peixes ficaram espalhados pelo chão da sala.

 

Depois de uma operação de resgate para um cesto de roupa de todos os peixes quantos consegui encontrar, fui obrigado a por em acção o novo aquario para albergar os sobreviventes.

Consegui recuperar quase todos os peixes, mas morreram cerca de 8 guppys.

 

No entanto tive de encher o aquario com agua directa da torneira sem tratar.

 

O que consegui resgatar do antigo aquario foi parte da areia (que neste nem cobre o fundo), e os cerca de 8L de água que resistiram no filtro externo

Deitei uma medida de inicio de Nutrifen Cycle e Nutrifen Care...

 

A minha questão é: Que mais posso fazer para que os efeitos de água "nova" não se façam sentir nos peixes.

Qualquer sugestão é benvinda, porque francamente, com os aínda parcos conhecimentos que tenho, toda a ajuda num problema destes é benvinda.

 

Agradeço antecipadamente a todos os que me possam ajudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A água da torneira não faz mal directamente, a quantidade de cloro nela contida é insuficiente para qualquer dano, o problema tem mais a ver com o ciclo feito dentro do Filtro e aí o cloro pode ter efeitos nefastos.

 

Mas sem te estar a atormentar mais depois deste grande azar, se o ciclo parou devido a entrada de cloro no filtro, nada como TPA's de 2 em 2 dias (ou conforme comportamento dos peixes) para evitar niveis mortais de amónia.

 

Pede ao teu amigo que tb tem um aquário, matérias filtrantes (mesmo as mais encardidas) que estão no filtro dele, algumas porcelanas e a lã de vidro (suja) e coloca no teu filtro, vais ver que nada de mal vai acontecer neste momento de stress

 

E CALMA!! Tudo se resolve!

 

Aos guppys que morreram, paz à sua alma

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guppys e peixes de água fria no mesmo aquário? Não combinam, atenção a isso...

 

 

Já te disseram o principal. Vai medindo os valores e sempre que chegares a níveis perigosos, faz uma pequena TPA...

 

É possível que morra mais algum peixe, principalmente devido ao stress e mudanças de água constantes, mas não desanimes.

 

Agora que já viste o pior que pode acontecer com um móvel, espero que para esse móvel de 180 litros escolhas um bem mais forte e seguro! E a solução não está no IKEA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse para já nem é o principal problema, e desde os parametros de pH sejam semelhantes peixes de água fria e de água quente podem conviver, o problema é que os peixes de água fria estão pelo nome, indicados a temperaturas mais baixas, temperaturas superiores aumenta-lhes o metabolismo, ou seja, crescem mais rápido e tb morrem mais cedo, para além de que, peixes de água fria fazem mais porcaria que os peixes de água quente, nada que TPA's não resolvam o assunto

 

 

 

Guppys e peixes de água fria no mesmo aquário? Não combinam, atenção a isso...

 

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse para já nem é o principal problema, e desde os parametros de pH sejam semelhantes peixes de água fria e de água quente podem conviver, o problema é que os peixes de água fria estão pelo nome, indicados a temperaturas mais baixas, temperaturas superiores aumenta-lhes o metabolismo, ou seja, crescem mais rápido e tb morrem mais cedo, para além de que, peixes de água fria fazem mais porcaria que os peixes de água quente, nada que TPA's não resolvam o assunto

 

Pois, o importante é saber se são os peixes de água fria que estão em água quente, ou se são os peixes de água quente que estão em água fria...Mas mesmo o contrário, quando os peixes de água fria crescerem para peixes de 20 cm, os guppys tornam-se refeições, penso eu de que (que nunca tive peixes de água fria).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O móvel não é do IKEA, é o movel que acompanha o aquario, ou seja, na altura da compra, já estava incluido no pack.

 

O antigo foi uma coisa em madeira comprimida... logo uma má solução. ainda por cima na azafama do resgate aos peixes, pisei um prego e agora tenho um penso de meter respeito no calcanhar. para além de alguns cortes menores do vidro á solta.

 

Mantenho a agua a uns 24 / 25ºC o que tem sido até agora compativel, e sim, os de agua fria têm crescido mais rapidamente, mas nada de preocupante... até agora pelo menos.

 

E agora para além do problema do aquario deparo-me com outro... o raio do taco da sala ta a inchar, mesmo com o desumidificador a trabalhar 24/7 - Um mal nunca vem só. Bolas lá pra lei de murphy :S

PORÉM Não sei a que santo tenho de agradecer o facto de ao ruir, a tomada onde estava a extensão electrica ligada ter sido arrancada sem piedade. A agua inundou por completo as tomadas onde ligavam a luz, o filtro e termostato, e sabe-se se lá o que poderia ter acontecido, pois estavamos de pés na agua a tentar salvar os peixes no meio do panico nem nos lembramos do que poderia estar a acontecer.

 

*respirar fundo*

 

TPA projectada já para amanhã à noite... O material do filtro está bastante castanho devido aos detritos da areia, o que serão boas noticias penso eu.

 

e outro pequeno milagre foi ver que ao transportar a areia sem qualquer tipo de cuidado para qualquer ser vivo que lá se encontrasse, ao deitar no novo subitamente olho e vejo um micro-guppy de 0.5cm a nadar todo contente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.