respostas a algumas duvidas


guly

Recommended Posts

boas pessoal tenho algumas duvidas que gostava de ver esclarecidas, se me puderem ajudar.

 

-so com filtrgem mecanica os filtro provocam menos nitratos do que com filtros biologicos?

 

-nos filtros transforma-se amonia em nitritos e depois nitratos...para os nitratos dependendo do volume das massas filtrantes dos filtros pode aumentar ou diminuir a quantidade de nitratos?

 

-como adicionar fosfatos quando temos fosfatos a 0 e nitratos a 10??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá<br><br>Não entendo uma coisa, a diferença entre filtros mecânicos e filtros biológicos, é que na realidade qualquer filtro tem uma parte mecânica e outra biológica.<br>A parte mecânica nas esponjas, até à lã de vidro, a parte biológica da lã de vidro às porcelanas.<br><br>Em relação ao volume de massas filtrantes, ignorando o caudal de um filtro (se isso será possivel fazer), a resposta é sim, quando maior o volume de massas filtrantes maior a capacidade de transformar a amónia em nitratos, mas se não houver amónia, não se produzem nitratos, e aí depende da carga de peixes que o teu aqua tiver, no final tens duas opções para retirares os nitratos.<br><br>TPA's ou Plantas Flutuantes que consomem nitratos<br><br>Para adicionares fosfatos, fazes isso mesmo, fertilizas apenas com fosfatos, existe no mercado apenas fosfatos (<a href="http://www.finsandmorepets.com/products/Seachem-Flourish-Phosphorus-500-ml.html">Segue link</a>)<br>

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tenho aqui em casa um liquido da tropica AQUACARE plant nutrition achas bom para por por causa de ter os fosfatos a 0 e nitratos a 10???

 

em relaçao aos filtros eu nao ignoro o caudal do filtro, pergunto e se um filtro com balde filtrante de 6 L e outro de 18L qual deles produz mais nitratos ou se e a mesma coisa.

 

para ser mais concreto imagina um aquario de 600L em que tem 2x2217 cada um com balde de 6L cada so com esponjas e outro aquario 600L com os mesmos filtros mas em vez de esponjas se tiver bastantes ceramicas em qual dos exemplos produz mais nitratos ou e igual para os dois e so muda a rapidez com que fazem esse trabalho quando ha um deslize de amonia por exemplo

 

desculpem estar a ser chato mas gostava de perceber

Editado por guly
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"PLANT NUTRITION liquid + contêm todos os nutrientes essenciais necessários, incluindo o nitrogênio (N) e fósforo (P).

 

PLANT NUTRITION liquid + é adequado para aquários com muitas plantas em relação ao número de peixes, onde plantas tem falta de (N) e fósforo (P), que seriam fornecidas por excrementos de peixe e restos de comida.

 

PLANT NUTRITION liquid + é composta por N e P em particular, são fornecidos às plantas em quantidades e nas formas químicas que plantas necessitam para uma óptima absorção e crescimento. O fertilizante de plantas aquáticas foi desenvolvido para que as plantas absorvam facilmente os nutrientes da água através das folhas, que normalmente são baixas, plantas de plano compacto"

 

Ora se tu tens N e vais fertilizar com N e P vais ter sempre em excesso, não deves por tanto usar esse fertilizante na situação que indicas, deves sempre usar fertilizantes em separado como os da Seachem

 

No que diz respeito á tua outra questão, tu sabes a resposta. Pensa comigo.

 

As esponjas servem para filtrar

As cerâmicas servem para acumular bactérias nitrificantes

 

Logo, o sistema com mais cerâmicas irá responder melhor a um pico de amónia e produzir mais Nitrato, isto é, se houver amónia para decompor e obviamente o filtro estiver devidamente cilcado

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok ja estou a ficar mais esclarecido....

 

que produto entao me recomendas para por um pouco de fosfatos no aquario....? e que eu faço trocas semanais de agua mas tenho sempre os nitratos a 0.5 /0.10 mas fosfatos estao sempre a 0 e nao noto as plantas a crescer e tenho como exemplo varias valisnerias que eu tenho.

 

mas o aquario ainda e recente..

 

em relaçao aos filtros so uma ultima questao...

 

se tivermos 2x filtros com baldes de 6L de filtro ou 2x filtros com baldes de 18 qual a real diferença??? permite trocas de agua mais espaçadas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link fertilizante sem N da Seachem ( Clica aqui )

 

A diferença entre volumes de filtragem diferentes com o mesmo caudal (imaginemos) é exatamente a velocidade com que a filtragem tem de responder às necessidades de um aqua.

 

Um balde maior, tem mais espaço para matérias filtrantes logo se houver alimento suficiente (amónia) a população de bactérias tb evoluirá, não te serve de nada teres grandes filtros quando tens o aqua pouco populado, pois o numero de bactérias alojadas no teu filtro varia conforme a amónia que é produzido no teu aqua, até ao limite do espaço das porcelanas a partir daí, começa a haver amónia dissolvida na coluna de água que é aquilo que não queres.

 

Quando se fala em "filtragem" geralmente fala-se em Filtragem Mecânica e Filtragem Biológica, se tiveres mais volume de filtragem terás tb mais filtragem mecânica, ou seja, a tua água para além de quimicamente estar mais equilibrada de acordo com os padrões que tu desejas, a nível de cor, transparência tb estará mais de acordo com o desejas, pois haverá menos partículas em suspensão.

 

Tendo maior volume de filtragem mecânica a quantidade de impurezas capturadas apesar de maior vais estar mais bem distribuído, evitando que faças tantas manutenções aos filtros, entopem menos, as mangueiras ganham menos depressa sujidades.

 

Contudo se queres aumentar a litragem do teu aqua através da filtragem, não utilizes filtros externos, utiliza uma SUMP. O volume que aumentas ao total do teu aqua por ter 2 filtros externos grandes não é significativo para que as manutenções ao aqua sejam diminuídas, pois quimicamente a água precisa sempre de ter mudada através de TPA's, isto partindo do principio que o teu aquário não tem 18L e tens filtros com volume de 50L, até pq geralmente quanto maior é o volume de um filtro maior é a potencia do mesmo, mais caudal ele tem, e tudo tem de estar dimensionado para o tamanho do teu aqua

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens um aquário de 600 litros e andas a fazer TPAs semanais? Qual o motivo para isso? Que peixes é que tens no aquário?

 

Para um aquário desse tipo, TPAs semanais parece-me um claro exagero!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário de 600L tb se podem fazer TPA's semanais de igual forma que se faz num de 60L, dado o seu volume tb comporta mais animais e obviamente maior quantidade de excrementos.

 

E depois TPA's não servem só para dissolver Nitratos, tb servem para dissolver metais pesados e outros compostos igualmente toxicos para os peixes.

 

 

Tens um aquário de 600 litros e andas a fazer TPAs semanais? Qual o motivo para isso? Que peixes é que tens no aquário?

 

Para um aquário desse tipo, TPAs semanais parece-me um claro exagero!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até se pode fazer TPAs diáris se quiseres...Não significa é que sejam úteis, necessárias ou sequer benéficas...E faz diferença um aquário de 600 litros para um de 60. Um aquário menor precisa muito mais de TPAs regulares que um de 600 (partindo do principio que ambos são mantidos a boas condições, proporcionalmente). Como ele também disse que o aquário era recente, não é de crer que tenha 100 peixes lá dentro...Não sei, mas foi por isso que perguntei qual o motivo para trocas tão pouco espaçadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais...ele não tem um aqua de 600L se reparares bem ele diz o seguinte:

"...para ser mais concreto imagina um aquario de 600L..."

 

...e eu bem mandado que sou...imaginei :pompomgirl:

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais...ele não tem um aqua de 600L se reparares bem ele diz o seguinte:

"...para ser mais concreto imagina um aquario de 600L..."

 

...e eu bem mandado que sou...imaginei :pompomgirl:

 

Lol. Presumi que os 600 litros fossem reais, até porque para ele falar depois especificamente no 2217 (que são para aquários até...600 litros) só podia ser...E se queria uma ajuda específica, não convinha falar em aquários hipotéticos, pois são casos diferentes. Eu não recomendaria TPAs semanais a um aquário de 600 litros, mas a um de 60 litros acho aceitável, por exemplo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Épá"

 

Eu tenho um de 540L brutos e há semanas que até faço TPA's seguidas e tenho 2 filtros ligados a isso, um 2078 e outro 2180 e ainda um "filtro2 UV-C de 55w

 

 

 

Lol. Presumi que os 600 litros fossem reais, até porque para ele falar depois especificamente no 2217 (que são para aquários até...600 litros) só podia ser...E se queria uma ajuda específica, não convinha falar em aquários hipotéticos, pois são casos diferentes. Eu não recomendaria TPAs semanais a um aquário de 600 litros, mas a um de 60 litros acho aceitável, por exemplo...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas so para desfazer o problema....ollololo eu tenho um aquatlantis 200x50x60 e se tiver uma semana sem fazer TPA cria-me muitas algas verdes nos vidros e entao so assim controlo os nitratos e por isso é que pergunto sobre filtragem pensei que se melhora-se a filtragem melhorava a situaçao dos nitratos.....eu tenho um eheim 2075 e um 2217 e em cima ja disse a minha fauna........10 discus 10 neons 6 rasboras 10 corydoras e 4 pes de valisnerias e 2 amazonenses e 1 anubia

 

nitratos 0.05/0.10

fosfatos 0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

........ja agora digam-me uma coisa um amigo meu tem um aquario igual ao meu e tem um Rena XP4 e um eheim 2217 e so usa esponjas em ambos tem poucas plantas e tem 14 discus enormes e varias vezes passa cerca 2 a 3 messes sem trocas de agua e nada acontece....e o mmeu ando sempre em luta com as algas verdes....

 

diferenças, ele tem 2x80W 1 JBL de 9000K e uma chinesa de 6800K e eu tenho um aquamedic de 10 000K e uma chinesa de 6800K

 

ele so usa esponjas nos filtros e eu uso o 2075 conforme vem de origem, e o 2217 tem tambem esponjas e tambem ceramicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:flick_tongue: ..humm ok faltou-me a parte das plantas.. lol mas há outro factor a tomar, que é o tempo de iluminação e também a iluminação ambiente exterior ao aquário.. já agora quais as diferenças de existência de montagem de cada?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim ele tem mais plantas do que mas neste momento ja nao, mas as minhas plantas parece que nao desenvolvem e noto pelas valisnerias que normalmente andamos sempre a cortar....as minhas nao saem do mesmo sitio.

 

as algas que vos falo

 

img9878ferias2011.jpg

 

img9879ferias2011.jpg

 

img9881ferias2011.jpg

 

img9880ferias2011.jpg

 

 

acham que estas valisnerias ja estao mortas???

 

img9882ferias2011.jpg

 

a minha anubia....esta a ficar assim

 

img9884ferias2011.jpg

Editado por guly
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que ver o tempo de iluminação, o volume de água que tens vs os watts que dispões, o tempo que as lâmpadas já estão a funcionar (geralmente têm tempo útil de 1 ano), começar a fertilizar com Fosfato e Potássio à parte e ver se o Nitrato é consumido.

 

Meter uns otocinclos tb é capaz de te resolver o problema das algas verdes nos vidros, uns 5 ou 6.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o pior e encontrar otos.........ta sempre esgotado.

 

vou agora comprar um eheim 2217 e assim fico com o 2075 (mecanico e biologico) um rena xp3 so de esponjas e um 2217 so de esponjas achas que para o meu aquiro e a fauna que tenho ´´e suficiente???

 

ou mais vale vender o rena xp3 e ir para um 2080 ou 2260??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épá 10 discos é muito disco!! Têm que tamanho? Mesmo para 600L acho imensos!! É normal que tenhas os nitratos sempre lá em cima pq eles fartam-se de "cag**"

 

Mete plantas flutuantes, os discus curtem por fazerem sobra e eles ficam recolhidos, as raízes "aéreas" são óptimas da recolha de Nitratos, mas tens de ter Fosfatos e Potássio para que o mecanismo funcione, basta falhar um deles para que toda a mecânica pare.

 

E fertiliza com fertilizantes em separado em que TU controlas a dose que TU queres introduzir.

 

Eu tinha num aqua o mesmo problema que tu, mas os Nitratos estavam sempre nos 20, comecei a fertilizar à grande com fosfatos e potássio todos os dias, fiz uma tabela e apontava os valores. Cada dia que passava os Fosfatos e o Potássio eram totalmente consumidos e os Nitratos iam baixando, tinha o aqua carregado de vegetação, luz intensa (cerca de 76w para 60L), fazia as TPA's normais, mas coloquei como objectivo que iria baixar os Nitratos através da fertilização oposta e consegui.

 

600L, eu tenho 540 (60x60x150) e tenho 2 Eheim o 2180 (com aquecedor) e o 2078, na altura não via outra hipótese se não esta, é um bocado a mais, mas eu prefiro ter margem de manobra a depois chegar à conclusão que comprei a menos e depois sai-me mais caro, opções.

 

Para te poupar pesquisa o 2180 está dimensionado para aquários entre 400 e 1200L com um Output de 1700L/h e o 2078 tb está dimensionado para aquários entre os 400 e os 1200 com um output de 1850L/h, obviamente que estes valores são valores sem massas filtrantes e sem detritos em condições excelentes, sem torções nas mangueiras, blá,blá,blá. Se tiver metade em cada filtro dou-me por satisfeito.

 

Vantagem...o 2078 morreu, tive um azar e morreu (está em reparação) o 2180 mantém o aquário com os vivos sem problemas, se fosse ao contrário tb teria a certeza que não haveria problemas, desde que metesse o aquecedor para dentro do aqua...agitação a mais, não noto, tb se houver, muscular aquelas barbatanas faz bem :pompomgirl:

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem comprei um eheim 2217 e fiquei parvo..........que filtro brutal prefiro este ao 2075....as unicas vantagens e mesmo o 2075 fazer so 16W e ser mais pratico na sua manutençao mas em puder de filtragem ´´e brutal este 2217..........pus a mao ao pe do chupador de agua e nota-se que ´´e ligeiramente mais forte do que o 2075, estes classic da eheim sao do melhor que ha em limpeza

 

bem entretanto ando a fazer mediçoes de nitratos a ver de quantos em quantos dias preciso de mudar agua para os manter pelo menos a 0.10 e nao passarem disto, e ja comprei fosfatos da seachem para os fazer subir um pouco pois estavam sempre a 0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas so para desfazer o problema....ollololo eu tenho um aquatlantis 200x50x60 e se tiver uma semana sem fazer TPA cria-me muitas algas verdes nos vidros e entao so assim controlo os nitratos e por isso é que pergunto sobre filtragem pensei que se melhora-se a filtragem melhorava a situaçao dos nitratos.....eu tenho um eheim 2075 e um 2217 e em cima ja disse a minha fauna........10 discus 10 neons 6 rasboras 10 corydoras e 4 pes de valisnerias e 2 amazonenses e 1 anubia

 

nitratos 0.05/0.10

fosfatos 0

 

nitratos a 0.05|0.10, nao te enganaste??????

 

quanto a essas algas eu punha, umas caridinas japonicas, ou uns planorbis corneus

 

as algas devem ser da falta de fosfato

 

fala-nos do setup completo, a fauna, flora e a manutençao, tudo muito bem detalhado para poder-mos te ajudar, e ja agora os testes todos que tens

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.