Novo aquario para invertebrados


ric17fcp

Recommended Posts

Boas

 

Depois de estar 2 anos parado devido a ter mudado de casa, venho aqui deixar a minha nova montagem, já tive um aquario de invertebrados na minha antiga casa e como gostei bastante vou montar um novo, agora com dimensões maiores.

Enquanto espero pelo aquario que vai ser montado por o meu amigo Alexandre, deixo aqui o setup e umas fotos de como vai ficar o layout.

 

 

-Setup-

 

Aquário: 80 * 30 * 30 (Largura * Fundo * Altura)

Iluminação: :2x 18W

Filtragem: Eheim 2010

Aquecedor: 150w

Substrato:

Decoração: Um tronco e umas pedras

Fertilização: Não

CO2: Não

 

Flora: A definir

 

Fauna: Caracois, camarões e caranguejos (Limnopilos naiyanetri)

 

Ficam aqui umas fotos com o esboço dede como vai ficar, desde já aceito e agradeço sugestões.

A: Areão preto, B: Areia branca, D: Areão castanho

C: Filtro, E: Aquecedor

a e b :Plantas

invert1.jpg

invert2.jpg

invert3.jpg

 

Comentem

Editado por ric17fcp

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite :D

 

Parece que vai sair dai algo interessante, um bom tronco e isso ficava demais, mete as pedras maiores atrás e as pequenas na frente, para dar maior profundidade ;)

 

Ja pensas-te na flora? E nas especies de camaroes? :)

 

Cumps

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, o tronco vai ser um que tenho noutro aquario que ocupa mais ou menos o espaço do desenho é pena é nao ser ramificado, mas mesmo assim acho que vai ficar bem, gostei da ideia das pedras, com o areão é mais facil colocar as pedras no sitio, em relação á flora, vai levar anubias, fetos, musgo (já cá tenho um bocado de rede para fazer uns tapetes) e umas de baixa manutenção na parte de trás do aqua, que ainda não decidi quais, camarões quero ver se consigo colocar varias especies que não tenham cruzamento entre elas (para começar vai se red cheries.

Cumps

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá

 

Não achas que 3 tipos (e de cores diferentes) de substrato não vai estragar a coisa?

 

"(...) mete as pedras maiores atrás e as pequenas na frente, para dar maior profundidade ;)

 

 

Não será totalmente verdade, existem diversas técnicas e essa será uma das possíveis, mas tb pode ser ao contrário ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Novas fotos, e começo da montagem

Editado por ric17fcp

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, como prometido aqui ficam as actualizações, o aquário passou de 80*30*30 para 80*40*40

 

Inicio da montagem

20092011528.jpg

 

Primeiro set up

20092011530.jpg

 

Pronto a encher

23092011539.jpg

 

As imagens não se ilucidam bem pois ainda não tem iluminação, infelizmente depois de o encher, tive de esvazia-lo pois os vidros (5mm) estavam a fazer uma barriga de +-4mm, como não quis arriscar, para a semana leva um travamento, mal haja novidades coloco fotos.

 

 

Comentem, eu agradeço, assim se decidir mudar algo é mais simples agora que está vazio

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como um azar nunca vem só, o filtro que ia colocar avariou e calha que tinha (DIY dos chineses) tambem esta avariada, já começa a ficar mais caro do que eu estava á espera ( a ideia do aquário era só gastar € no proprio aquário e nos vivos, o resto era para aproveitar o que tinha cá, dai a ideia das 3 corês de areão).

Os travamentos já estão a ser feitos, a ver se para a semana arranjo uma calha e um filtro baratos.

No set up esta um filtro interno, mas queria ver se arranjava um externo, o que avariou foi um extrerno ehiem 2011 que tinha cá por casa parado, o interno ainda funciona.

 

Se tudo correr bem para a semana coloco novas fotos.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

 

Finalmente depois de varios contratempos o projecto começa a andar, já com os travamentos hoje foi dia de recomeçar a montagem, já cheio e com plantas, falta montar o filtro e a iluminação ainda é provisória, mas nada como umas imagens

 

01122011558.jpg01122011559.jpg01122011560.jpg

01122011554.jpg

 

01122011561.jpg

Editado por ric17fcp

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

<p>Um aquário repleto de plantas e esconderijos! Perfeito, como está a andar?</p>

<div id="myEventWatcherDiv" style="display:none;"> </div>

 

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Depois de vários contratempos em relação ao aqua e a nivel pessoal, estou de volta com a montagem, o filtro passou a ser um Eheim 2213 e a calha uma Boyu com 2x55w 7200k, embora esteja com algumas algas, ontem já entraram os primeiros habitantes, tirando as Physas e os Melanoides que estão lá clandestinamente, mas não deixam de ser invertebrados e vão servir de alimento para uns dos que quero lá pôr.

Ontem entraram 1 Anetome Helena, e 2 Neritina, para a semana devem chegar Reds e e Ampularias e mais alguma coisa que entretanto se arranje, os Crystal vão ficar para o fim.

Embora seja um aqua dedicado a invertebrados, já estão encomendados 20 Rasboras Mosquito, pois acho que so com inverts o aqua devido as dimensões ia ficar despido, e pelo que li são os menos provaveis de comer os camarões.

Ficam aqui umas fotos do aqua como está agora e dos novos habitantes.

Espero que gostem.

aquas.jpg

anetomehelena.jpg

neritina.jpg

Editado por ric17fcp

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem atenção que as helenas vão matar as neritinas e ampulárias...

 

É uma questão de tempo...

 

Boas sorte com isso

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem atenção que as helenas vão matar as neritinas e ampulárias...

 

É uma questão de tempo...

 

Boas sorte com isso

 

RF

 

Eu sei, mas como tenhos bastante melanoides noutro aqua acho que vai dar para controlar a coisa caso contrario marcham para o outro aquario.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

O projecto começa a ganhar forma com a introdução de mais uns habitantes.

De momento a fauna são:

2 - Anetome Helena

3 - Neritinas Natalensis sp

1 - Carambelus Montezumae

2 - Caridina Propinqua

 

Se tudo correr como previsto, para a semana entra uma colonia de Red´s e mais umas Neritinas

 

Mas como o pessoal gosta é de fotos, aqui vai:

 

Aquario actualmente

aquariogeral.jpg

Neritina Natalensis sp

neritinasnatalensissp.jpg

Carambelus Montezumae

carambelusmontezumae.jpg

Caridina Propinqua

caridinapropinqua.jpg

 

Espero que gostem, desculpem a qualidade das imagens, mas ja estou a ver que estou tramado para tirar fotos aos futuros camarões, embora o telele tenha uma boa camara (Nokia X6 - 5mp), para miniaturas não é grande coisa, mas para já vai ter de ser pois não há €€ para uma máquina em condiçoes.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho é que devias ter apostado com uma colonia de inicio um pouco maior, de resto continua a actualizar

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho é que devias ter apostado com uma colonia de inicio um pouco maior, de resto continua a actualizar

 

Boas

 

Sim eu sei, a ideia é mesmo essa, mas estes dois foram-me oferecidos, vou ver se consigo arranjar mais alguns desta especie.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Como prometido, fica aqui uma actualização, finalmente esta a ficar como quero, embora ainda falte algumas coisas

Entrada de novos habitantes, de momento a fauna é esta:

 

3 - Anetome Helena

3 - Neritinas Natalensis sp

1 - Carambelus Montezumae

2 - Caridina Propinqua

 

5 - Caridinas Japonica

6 - Crystal red grade B

50 - Red cheries

Ficam aqui algumas fotos

 

neritinas.jpg

japonica.jpg

crystalredz.jpg

redss.jpg

 

Espero que gostem

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem anda com grandes problemas com penicos de meio litro, tens um aquário impec bem grande, sem dúvida está bonito, na minha opinião, só tem um pequeno "defeito" (mas já entra na parte dos gostos) tens várias espécies no mesmo aqua:

 

3 - Anetome Helena

3 - Neritinas Natalensis sp

1 - Carambelus Montezumae

2 - Caridina Propinqua

 

5 - Caridinas Japonica

6 - Crystal red grade B

50 - Red cheries

 

Na minha opinião (e por estar a planear um aquário semelhante, mas bem mais pequeno) ficaria só com os Crystal Red e os Red Cherrie, isto a nível de camarões, e depois ficava com as helenas (porque adoro).

 

Depois quando ao layout, e novamente, uma questão de gosto (porque o que tu tens está bastante bonito), eu deixaria algo bem mais simples, para poderes apreciar a beleza dos camarões por si só, criares uma espécie de ilha com umas plantas low tech, e nada demais. Mas como te disso são gostos. Eu gosto do teu, mas mais para peixes, que se vêem, do que para camarões que assim vão ser mais as vezes que não os vês do que aquelas que os vês

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem anda com grandes problemas com penicos de meio litro, tens um aquário impec bem grande, sem dúvida está bonito, na minha opinião, só tem um pequeno "defeito" (mas já entra na parte dos gostos) tens várias espécies no mesmo aqua:

 

 

Na minha opinião (e por estar a planear um aquário semelhante, mas bem mais pequeno) ficaria só com os Crystal Red e os Red Cherrie, isto a nível de camarões, e depois ficava com as helenas (porque adoro).

 

Depois quando ao layout, e novamente, uma questão de gosto (porque o que tu tens está bastante bonito), eu deixaria algo bem mais simples, para poderes apreciar a beleza dos camarões por si só, criares uma espécie de ilha com umas plantas low tech, e nada demais. Mas como te disso são gostos. Eu gosto do teu, mas mais para peixes, que se vêem, do que para camarões que assim vão ser mais as vezes que não os vês do que aquelas que os vês

 

Quanto ás especies, a ideia é essa mesma, devido ás dimensões do aquario, quero manter o maximo de especies possiveis, desde que não haja cruzamento entre eles.

Quanto ao layout, se fosse mais simples, de certeza que conseguia ver mais os camarões, mas mesmo assim embora andem dispersos, sempre os consegues ver, mesmo porque a deixei a parte frontal do aquário vazia para isso mesmo, mas mesmo assim se tudo correr bem e começarem a reproduzir, daqui a uns tempos não te precisas de preocupar com isso, tambem pensei em peixes, mas como estava decidido a fazer um aquario para camarões, foi o que saiu.

Mesmo assim, tenho encomendado na Aquoporto 20 Rasboras mosquito, para encher a superficie.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu disse, são opiniões e gostos pessoais. Apesar de achar que o aqua em si está bastante bonito, não te esqueças disso :)

 

Já agora, quais as plantas que ai tens?

Isto é uma anúbia?

aquariogeral.jpg

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu disse, são opiniões e gostos pessoais. Apesar de achar que o aqua em si está bastante bonito, não te esqueças disso :)

 

 

 

Sim eu entendi, obrigado pelo elogio, dos aquarios que já montei, este para já é o que mais gosto e o que me saiu melhor.

Como eu disse, são opiniões e gostos pessoais. Apesar de achar que o aqua em si está bastante bonito, não te esqueças disso :)

 

Já agora, quais as plantas que ai tens?

Isto é uma anúbia?

aquariogeral.jpg

 

Sim é uma anubia, tenho anubias, anubias nana, valisnerias, uma echinodorus amazonica, e mais umas que não sei o nome (ainda)

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Como prometido, fica aqui uma actualização, finalmente esta a ficar como quero, embora ainda falte algumas coisas

Entrada de novos habitantes, de momento a fauna é esta:

 

3 - Anetome Helena

3 - Neritinas Natalensis sp

1 - Carambelus Montezumae

2 - Caridina Propinqua

 

5 - Caridinas Japonica

6 - Crystal red grade B

50 - Red cheries

 

 

Baixa na fauna (ou não), o lagostim que tinha no aquário simplesmente desapareceu, não o consigo encontrar nem vivo nem morto.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Depois de uns meses com a aquario a funcionar, decidi encerrar este projecto, de momento está a ser montado um nano para os camarões e esta aquario vai passar a comunitário.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais