Controlador de PH


Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

Estou a pensar adquirir um controlador de PH para o meu aquário (300l).

Gostaria que me ajudassem a perceber como se monta um controlador de PH no aquário. Quais as vantagens e desvantagens deste sistema e mais ou menos quantos euros se gasta a adquirir este equipamento.

 

Obrigado,

Sónia Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sónia

 

qual o intuito desse controlador? monotorizar em tempo real o PH ou associa-lo a um sistema de co2 para evitar descidas drasticas do PH por indução desse mesmo gas? não te vou poder ajudar pois a minha experiencia com eses equipamentos é nula mas compreendi que estavas a ser pouco especifica e seria dificil obteres ajuda

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOM dia olha em relação a tua questão do medidor de ph fuçiona da seguinte maneira normalmente as que compras por ai nas lojas tens de colocar a sonda dentro do aquario definitivamente a motorizar os valores, ou fazes o teste quando de apeteçer,quando o aparelho é extrior,eu por acasso vou montar um leitor no meu aquario mas é uma engenhoca minha porque era de uma pexina e tem um copo propio para ligaçoes extriores que vou ligar a saida do filtro...

Por o que vi por ai esses leitores mais baratos rondam os 150€, olha se nao tens co2 prosorissado não compessa tares a investir tantos € isso não passa de mais um açessorio de luxo, eu vou por porque veio a custo zero,e não comprava..

E tem um contra as sondas de leitura não duram sempre tem que subestituir de vez enquando....Se tems co2 compra um teste desse com riagente e coloca... como este...http://www.wate-r-evolution.com/shop/testes-a-agua/833-teste-de-co2-permanente.html Epero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O funcionamento de um controlador de pH é feito através de a inserção de dois valores de mínimo e máximo nesse mesmo aparelho. (em alguns aparelhos pode mesmo definir-se pela amplitude de pH q se deseja - que vai dar ao mesmo que a situação anterior)

 

O aparelho tem duas tomadas, uma para ligar a válvula selenóide que controla o CO2 e outra para um bomba de circulação ou bomba de ar. A injecção de CO2 faz baixar o pH e as bombas de circulação/ar fazem o mesmo evaporar-se da água subindo o pH.

 

Quando a leitura do pH é baixa este acciona a tomada da bomba de ar/circulação, quando esta leitura é alta este acciona a injecção do CO2 ligando a válvula selenóide.

 

Qualquer dúvida não hesites

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Desde já muito obrigado por todas as respostas.

Eu tenho um sistema de CO2, com válvula selenóide. Por aquilo que venho lendo, fiquei na ideia que esse aparelho, pode me ajudar a manter um ph por exemplo entre os 6.0 e 6.5. O ph no meu aquário anda quase sempre a volta dos 7.2, mesmo com que injecção de CO2.

 

A minha questão é mesmo esta: É possivel baixar o valor de PH e mantê-lo constantemente, através de um aparelho destes? E como é que funciona e como se monta juntamente ao sistema de co2?

 

Obrigado!

Sónia Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

O funcionamento de um controlador de pH é feito através de a inserção de dois valores de mínimo e máximo nesse mesmo aparelho. (em alguns aparelhos pode mesmo definir-se pela amplitude de pH q se deseja - que vai dar ao mesmo que a situação anterior)

 

O aparelho tem duas tomadas, uma para ligar a válvula selenóide que controla o CO2 e outra para um bomba de circulação ou bomba de ar. A injecção de CO2 faz baixar o pH e as bombas de circulação/ar fazem o mesmo evaporar-se da água subindo o pH.

 

Quando a leitura do pH é baixa este acciona a tomada da bomba de ar/circulação, quando esta leitura é alta este acciona a injecção do CO2 ligando a válvula selenóide.

 

 

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas olha em relaçao ao controlador de ph teras de adequirir um tipo estes que ta neste nesta pagina sao os mais simples e baratos...

Espero ter ajudado.

http://pt.made-in-china.com/co_nathanwho/product_PH-Controller-ORP-Controller-Conductivity-Controller_usiyynori.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

penso que um medidor de pH é um aparelho dispensável, pois até podes ter um pH de 6 e não ter CO2 suficiente. Há mais coisas que afectam a concentração de CO2 na água além do pH.

 

Aconselho-te a comprares um "drop-checker". Muito mais barato e tão ou mais eficiente.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comparar um dropchecker com um controlador de pH é no mínimo caricato. eusathink.gifUm controla o pH automaticamente através de tomadas e o outro apenas te dá uma leitura abrangente do pH do aqua.

 

No máximo poder-se-ia dizer que um dropchecker é equivalente a um medidor de pH - coisas completamente diferentes. O dropchecker é, sem dúvida, muito mais económico e o controlador de pH dispensável em muitos do casos... Tudo depende do investimento dentro do próprio aquário

 

Saudações cordiais

 

RF

 

 

 

 

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

deduzo que a razão principal para ter um controlador de pH é o de controlar o CO2 para as plantas. Se for por causa dos peixes é irrelevante pois o que interessa é a quantidade de sais dissolvidos na água. Ora exactamente como diz, um controla o pH o outro indica-nos o CO2 que é o que queremos saber. Senão for esta a razão para ter um controlador de pH então esqueçam o que escrevi.

 

No entanto, pela mesma razão que um drop-checker deve ser usado com água com um Kh4, o controlador de pH por si, ao medir directamente na água do aqua, não nos diz nada em relação à concentração de CO2 existente.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.