Problema de algas


Serge

Recommended Posts

Boas, enchi ontem o meu aquario, e hoje vou a ver a minha agua esta a ficar esverdeada.

 

Litros- 80L

Periodo de iluminção- 10H 35Wx2 1 Lampada 6500K outra 10000k

 

Fiz o teste dos nitratos mas axo estranho que me deu 0

Ph- entre 7 e 7.5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho estranho em apenas um dia de montagem já estar a começar a criar algas... Se a água estivesse turva mas com cor acastanhada ou amarelada podiam ser poeiras do areão ou do substrato que subiram durante o processo de enchimento. Nesse caso eu colocava o filtro a bombar por 24 ou 48 horas apenas com filtragem mecânica para limpar a água e depois logo o montava de forma a iniciar o ciclo.

Mas, pensando bem, dado que tens uma boa iluminação e certamente existirá neste momento um excesso de nutrientes na coluna de água, até podem muito bem ser algas. Reduz o período de iluminação e tenta colocar plantas de crescimento rápido ou flutuantes para consumirem os nutrientes em escesso. Além disso, não é nada que não se resolva com TPA's valentes. E aliás, ainda bem que isso te está a acontecer agora pois se já tivesse o ciclo feito ou peixes a habitar o aquário, era preciso ter mais cuidado com as TPA's rigorosas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho estranho em apenas um dia de montagem já estar a começar a criar algas... Se a água estivesse turva mas com cor acastanhada ou amarelada podiam ser poeiras do areão ou do substrato que subiram durante o processo de enchimento. Nesse caso eu colocava o filtro a bombar por 24 ou 48 horas apenas com filtragem mecânica para limpar a água e depois logo o montava de forma a iniciar o ciclo.

Mas, pensando bem, dado que tens uma boa iluminação e certamente existirá neste momento um excesso de nutrientes na coluna de água, até podem muito bem ser algas. Reduz o período de iluminação e tenta colocar plantas de crescimento rápido ou flutuantes para consumirem os nutrientes em escesso. Além disso, não é nada que não se resolva com TPA's valentes. E aliás, ainda bem que isso te está a acontecer agora pois se já tivesse o ciclo feito ou peixes a habitar o aquário, era preciso ter mais cuidado com as TPA's rigorosas.

 

Quanto a filtragem mecanica estas a referir-te apenas com as esponjas?, ek o meu filtro e um eheim 2213 classic bio plus que vem com esponjas e materias filtrantes ja tudo posto, metio ontem a funcionar, hoje ja adicionei mais algumas plantas ao aqua :D.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, estou a referir-me exactamente ao que fiz quando montei o meu. Apesar de ter peneirado bem, a akadama largou muito pó, o que deixou a água toda suja. Meti o filtro só com lã filtrante (que até sai mais barato do que as esponjas e é para deitar fora depois), deixei a trabalhar por umas 8 horas, troquei depois a lã suja (estava totalmente castanha e já não conseguia absorver mais porcaria) por lã nova, outras 8 horas, e no fim a água já estava limpa. Se for para limpar sujidade em suspensão na água este método é excelente.

Se for algas, o que é normal nas novas montagens, só mesmo reduzindo a luz nesta fase e atacar o excesso de nutrientes com TPA's ou plantas de crescimento rápido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais