Oxigenação


Recommended Posts

Boas,

 

Para a montagem do meu aquário, comprei um filtro interno, que vem com uma peça para a oxigenação da água.

No entanto, no meu aquário, eu possuo algumas plantas.

Acham necessário a utilização da oxigenação que vem com o filtro, mesmo tendo plantas no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se tiveres co2 não recomendo a peça para oxigenar a água, basta posicionares o filtro de maneira a que provoque uma ligeira agitação na superfície da água que as trocas gasosas efectuam-se na mesma.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mão sei qual a tua idade, falta esse elemento no te perfil, logo não sei se sabes o que é a fotossíntese. É uma das coisas que se dava no antigo Ciclo Preparatório.

De qualquer modo uma leitura atenta neste tópico, assim como a todos os outros dentro desse sub fórum, vai tirar-te muitas das dúvidas que nem sabes ainda que tens!

Uma pesquisa por dia, nem sabes o bem que te fazia.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 18 anos, sou aluno de ciencias e tecnologias, tive 3 anos de biologia.

Percebo o bastante de fotossintese.

So que aqui no forum, parece que quando falam de co2, se referem a aparelhos que fazem a permuta entre o co2 e o2 (foi o que eu consegui perdeber).

Só queria saber se era realmente isso

Grato pela compreensão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Basicamente, o co2 é um nutriente fundamental à realização da fotossíntese nas plantas, ele existe na água, pode é não ser em quantidades suficientes de modo a manter um nível que as plantas exigem, como sabes então, as plantas sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose e amido através de energia luminosa (foto...síntese), assim o co2 só é absorvido pelas plantas enquanto há luz...

Quando se fala em co2 para aquariofilia, fala-se num equipamento técnico que injecta co2 no aquário (por difusores ,reactores...), podendo ser este equipamento de botija(pressurizado) ou caseiro...

 

Por isso quando te falei no filtro, não recomendei que este esteja a oxigenar a água com "bolhinhas", pois dificulta a diluição do co2 quando está a ser injectado no aquário por meios externos.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.