Qual Akadama escolher?


Ricardo Moreira

Recommended Posts

Boas.

 

Estou indeciso com a escolha da Akadama, entre as conhecidas:

- Akadama Shohin (grão 2-3mm)

- Akadama Hard Quality (grão até 4mm)

 

Segundo o que ouvi dizer, por quem já experimentou a Akadama Hard Quality, é uma boa Akadama e mais barata, mas que larga bastante pó e acumula no filtro.

 

Relativamente à Akadama Shohin, nunca ouvi opiniões. Alguém já experimentou?

 

Qual destas será a melhor para manter o pH estável (neutro), mais duradoura e melhor para o crescimento das plantas tendo em conta a granulometria e quantidade de micros e macros?

Editado por Ricardo Moreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas.

 

Estou indeciso com a escolha da Akadama, entre as conhecidas:

- Akadama Shohin (grão 2-3mm)

- Akadama Hard Quality (grão até 4mm)

 

Segundo o que ouvi dizer, por quem já experimentou a Akadama Hard Quality, é uma boa Akadama e mais barata, mas que larga bastante pó e acumula no filtro.

 

Relativamente à Akadama Shohin, nunca ouvi opiniões. Alguém já experimentou?

 

Qual destas será a melhor para manter o pH estável (neutro), mais duradoura e melhor para o crescimento das plantas tendo em conta a granulometria e quantidade de micros e macros?

Quanto a uma largar o pó e a outra não... é tanga. Qualquer akadama se desfaz facilmente, principalmente quando está seca. Dentro do aquário, só se andares à cacetada com ela... e mesmo assim é difícil.

Relativamente ao "pó" acumular no filtro... outra tanga. Quando enchemos o aquário com água, vai haver sempre partículas mais finas que ficam à superfície, ou que andam a passear pela coluna de água. Isso acontece porque as mesmas ainda não estão molhadas (devido à tensão superficial) e ainda não foram para o fundo. Basta esperar uns 2~3 dias, que a água fica cristalina, somente usando um filtro para movimentar a água.

 

Uma ser melhor que a outra, isso depende de ti e das plantas que queiras usar. Para plantas pequenas, é melhor usares a shohin porque é mais fácil para plantares... mas mesmo a grande também consegues, tens é de ter mais paciência.

Elas são iguais... vão te manter o pH no mesmo sítio, sendo uma ou outra (inicialmente um pouco ácido que depois se torna neutro, ou ligeiramente ácido). Em termos de duração, duram as duas o mesmo... a vida inteira, a menos que as andes a amassar com a mão (estou farto de dizer aqui no Fórum, as Akadamas não se dissolvem nem se desintegram... o que se vê é a acumulação de detritos nas primeiras camadas da argila, e não os grânulos a desfazerem-se). Granulometria já respondi em cima. Quanto a macros e micros, tira o cavalinho da chuva. A akadama não os tem. Podes admitir que a mesma é um substrato inerte para aquariofilia. É verdade que a argila contém micro-elementos, mas os mesmos não estão num forma disponível para as plantas subaquáticas. Pelo menos, num escala temporal muito curta.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vai para a que tem o grão mais fino. É excelente para as plantas... sempre usei akadama e sinceramente, ainda está para vir o solo que me vai fazer mudar... não é necessário solos férteis para se ter resultados, ajuda, mas não é tudo.

 

Tive 6 montagens com akadama normal, quase 3 anos de uso e, como nova! Ainda foi para um amigo e ainda está em uso... mitos e contos...

 

 

Tudo o resto o Luís já te disse ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês têm de me dizer onde é que compram essa akadama, pq de todas as que usei, o mais pequeno manuseamento dentro do aqua é suficiente para deixar a água numa lástima.

 

Quando a "poeira assenta", literalmente, nota-se bem a quantidade de partículas em suspensão que se acumulam na superfície das folhas. Podem argumentar que o que ocorre é acumulação de detritos mas eu tb já usei muito substrato para saber distinguir isso de desintegração. Ou seja, só com akadama é que existe acumulação de detritos ao ponto de deixar a água num estado miserável de cada vez que se mexe no aqua?? ADA Amazonia desintegra-se a olhos vistos, os grânulos desfazem-se; akadama tb se desintegra, mas aqui o termo mais adequado a empregar será "dissolução" lenta dos próprios grânulos.

 

Desculpem a insistência mas é que eu não gosto muito de ideias feitas, do estilo "é sempre assim".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem sou sincero, nunca andei a mexer em um aquário com ele cheio!... pelo menos de forma considerável... o máximo que já fiz foi plantar, retirar, replantar... tudo sem sujidade nenhuma.

 

Também nunca vi nada em suspensão, nem sujidade ou grãos em cima das folhas. E no ultimo tinha um belo cardume de corys panda.

 

São experiências :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu neste momento tou a usar akadama, e sim noto o efeito que

Vocês têm de me dizer onde é que compram essa akadama, pq de todas as que usei, o mais pequeno manuseamento dentro do aqua é suficiente para deixar a água numa lástima.

 

Quando a "poeira assenta", literalmente, nota-se bem a quantidade de partículas em suspensão que se acumulam na superfície das folhas. Podem argumentar que o que ocorre é acumulação de detritos mas eu tb já usei muito substrato para saber distinguir isso de desintegração. Ou seja, só com akadama é que existe acumulação de detritos ao ponto de deixar a água num estado miserável de cada vez que se mexe no aqua?? ADA Amazonia desintegra-se a olhos vistos, os grânulos desfazem-se; akadama tb se desintegra, mas aqui o termo mais adequado a empregar será "dissolução" lenta dos próprios grânulos.

 

Desculpem a insistência mas é que eu não gosto muito de ideias feitas, do estilo "é sempre assim".

 

 

Eu tou a usar akadama e tambem ando a notar este efeito. Talvez nao tao drastico,mas a verdade e que se nota.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

preciso de alguma ajuda para encontrar Akadama na zona de Lisboa.

 

Encontrei esta loja online

http://www.luso-bonsai.com/produto.php?id=827

Que penso ser a que dizem de grão maior

 

a Shohin nem sei onde vendem, havia um membro do forum ciclideos mas já não há, e nas lojas de bonsai que visitei em Lisboa nickles :)

 

Obrigado por sugestões.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Podes encontrar akadama facilmente na loja de bonsais de Campolide (Grupo Horto do Campo Grande).

Bom atendimento, loja e estufa bonitas e parque de estacionamento.

 

Tens as 2 granulometrias de que o Ricardo Moreira fala.

 

Cumps.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais