Reprodução de Corydoras num comunitário


crush

Recommended Posts

Qual não foi a surpresa quando a luz do aquário se ligou durante a tarde (tenho dois períodos de luz) ao ver que no vidro estavam uns 20 ovos colados de (imagino) corydora. No aquário tenho 6 corys bronze e 1 verde (fazia parte de um cardume ao qual só resistiu uma :( ) e nem sequer sei distinguir os machos das fêmeas. No aquário estão também mollys, espadas, neons, dânios, bronze e um escalar infantil.

 

Imagino que num comunitário destes, a probabilidade de sobreviverem é de...0%. Alguma dica para tentar salvar algum?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a possiblidade de se safarem é 0% sim.

a solução é tirar os ovos, com uma lamina e colocares num aquário à parte.

contudo se já tiverem fungados, não vale a pena.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu já as consegui reproduzir e fiz o seguinte:

-tirei os ovos do aqua ( um cartão multibanco ajuda bastante a tira-los dos vidros, procura nas folhas das plantas também, normalmente estão em sítios de maior corrente)

- coloquei-os num pequeno tamparuere com agua do aqua e depois pus o tamaparuere a boiar no aqua para manter a temperatura...

-em seguida pus 2 gotas de azul metileno (qualquer medicamento para o ictio deve servir, eu usei o da jbl) para os ovos não fungarem (quando ficam fungados notas perfeitamente, os ovos ficam com uma espécie de bolor à volta)...

- fui fazendo pequenas tpas com agua do aqua todos os dias

-passados +/- 3 dias começam a nascer...

-enquanto tinham saco vitelino não os alimentei

-quando desapareceu o saco vitelino dos mais desenvolvidos comecei a dar pequenas quantidades de sera micron (penso que é este o nome)

-quando começaram a ficar mais robustos (quando começaram a mexer-se mais, pois ao principio eles ficam quietos no fundo) tirei-os do tamparuere e pu-los num aqua à parte para crescerem depois foi só ir alimentado (sempre em pequenas quantidades com alimento para alevins, artemia, etc..)

-é normal que morram alguns tens de os tirar do aqua para não contaminar a água...

 

espero ter ajudado

 

abraço

 

ps - não consigo encontrar, mas à aqui um tópico no fórum bastante bem documentado sobre o tema, foi o que eu segui e resultou bem (penso que foi com corydoras sterbai se não estou em erro)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao menos davam 0,01% de possibilidades!!!

 

É que eu já vi reprodução de Corys num comunitario...

Nem se deu pelos ovos, apenas alevins minusculos.

 

lolol 0% ou 0,01% :alberteinstein:

 

Depende dos peixes que tiveres, mas como te disse anteriormente os pequenitos quando eclodem por causa do saco vitelino nem se mexem... Ficam imóveis no fundo aqua e tornam-se petisco para qualquer peixe que não seja exclusivamente herbívoro...

 

Abraço e boa sorte com os alevins...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um comunitário com peixes mais amigáveis e poucas se safaram.

por isso com espadas, mollys e o escalar, nem digo o sucesso possivel ao fim de uma hora depois de nascerem, quanto mais safarem-se até adultas.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas o pormenor mais importante a seguir é se tem um bom plantado?

pois eu tinha musgo de java e o aquário já estava medianamente bem plantado, e safaram-se apenas algumas corys.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais