Dúvida Aquário 20 litros 4 Peixes água fria


Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Sou novo aqui no forum e tenho peixes de água fria que comprei recentemente e gostaria de pedir a vossa ajuda:

Material:

Aquário 20 litros

Filtro Trixie aqua pro M-200 (Tem carvão e uma esponja)

4 peixes.

Uma luz própria para aquário mais baratinhas que ligo das 14:00 as 23:00 horas.

As plantas são de plástico.

 

Não entendo quase nada de peixes pelo que peço a vossa ajuda.

Tenho isto há 1 semana. Coloquei a água e as gotas para o cloro conforme me foi explicado na loja.

Os peixes inicialmente ficaram muito parado tendo ficado mais activos passado uns dias.

 

Disseram para trocar a água de 30 em dia 30 dias apenas 40% do aquário.

Dou comida 2 vezes por dia. Demanda e há noite em poucas quantidades. Os 3 peixes comem logo o vermelho tb vem comer mas parece-me que é mais lento a vir cá a cima buscar a comida e muitas vezes tenho de por a comida a frente dele senão nem a vê...

 

Erros já cometidos pelo que já li aqui no forum:

cometi um erro é que comprei os peixes e o aquário e a areia.. lavei tudo enchi o aquário meti as gotas e coloque lá os peixes e não respeitei os tais dias... (na loja não me disseram nada disso). Os 3 peixes estão bons o vermelho anda mais parado n sei se por isto ou não) há solução para remendar este erro?

 

 

 

Agora o peixe vermelho parece-me pouco activo. Disseram-me para colocar um anti-bacteriano.O que deva fazer?

Caso eu esteja a fazer algo de mal ou que achem que fique melhor digam ideias para tentar a orientar bem os peixes :)

 

Um muito obrigado

UPDATE: Hoje de tarde o peixe vermelho parece-me mais activo mesmo assim na loja onde os comprei ele disse para colocar as gostas por causa das bactérias 5 gotas hoje 3 amanha e outras 3 dps de amanha e trocar a água.

Também tirei o carvão do filtro. O remédio chama-se: eSHA 2000.

Tive a observar e o peixe vermelho quando os outro vão "cheira-lo" ele foge quase para outro lado do aquário :)

 

Seguem umas fotos:

 

Aquário no geral:

 

338598_1864484744270_1605544845_31409123_5410090_o.jpg

 

O peixe vermelho:

 

2011-09-05 09.09.31.jpg

 

2011-09-05 09.09.50.jpg

 

O peixe vermelho no activo:

 

2011-09-05 09.11.44.jpg

 

2011-09-05 09.11.35.jpg

Editado por fear_angel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

trocas de agua de 30 em 30 dias não me parece correcto, pq 4 peixes de agua fria comem muito e fazem mt lixo, deverias de trocar semanalmente cerca de 5 litros de agua e aproveitar essa agua para limpar o filtro.

para poupares no anticloro, podes deixar a agua num garrafão sem tampa pelo menos 24h.

 

pelo que vi na foto, esse filtro é igual ao que tenho no meu aquario pequeno, isso deve ter um acessorio para oxigenar a agua, devias de usar-o.

 

e desculpa mas não confio mt no pessoal que trabalha nas lojas, muitos deles so querem é vender.

 

espaço pequeno e com peixes comiloes criam muito amonia, isso e veneno para os peixes, mas ja deves ter lido sobre o ciclo do azoto.

 

mas vamos la ver o que os outros tem para te dizer :) eu ainda sou mt verde nestas andanças

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Alfacinha obrigado pela dica. De facto existe um adaptador para colocar oxigénio na água e até tem uma válvula para aumentar ou diminuir a entrada de ar faz é um bocado mais de barulho mas meti com pouca entrada mas mesmo assim já é melhor.

 

Em relação à água também achei muito tempo 1 mês irei mudar a água brevemente ( estou a fazer o tratamento para as bactérias quando acabar mudo a água)

Em relação ao peixe vermelho este já anda a passear pelo aquário embora muito devagar...para lhe dar comida é preciso que ele venha ao cimo e meto a comida à frente dele mas ele tenta a puxar o floco mas não o come...( aconteceu hoje pela primeira vez).

Editado por fear_angel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e :sign_welcome: ,

Erros todos cometemos, por isso vou-te já dar a dica principal, e que deveria ter sido dada primeiramente: 4 Kinguios ( Carassius auratus ) num aquário de 20 litros não te vão durar muito tempo. São peixes que crescem MUITO e sujam muito, e obviamente que precisam de espaço.

Das duas, uma.. ou livras-te dos peixes e compras uns camarõezitos para por aí, ou compras um aquário maior, julgo que com um minímo de 120 litros já é aceitável.

 

Cumprimentos

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum lol isto ta cada vez pior. (no sentido de informações nas lojas de amimais) disseram me que podia por ate no máximo 6 peixes no aquário.

tao mas se fizer o TPA de semana a semana será que nao os consigo fazer viver uns tempos?

E que comprei este aquário a uma semana e nao posso gastar mais dinheiro num aquário nem tenho espaço... Vou tentar seguir as dicas pá ver se consigo que os peixes me durem...

Vou retirar a ponte e o barco para dar mais espaço aos peixes para ver se oriento isto,,,

Obrigado pela dica

Editado por fear_angel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

acho que semper que te surgiu um problema com um aquario deve te dirigir aqui ao forum antes de ires a uma loja pedir opiniao porque nas lojas o que querem na maior parte das vezes é vender e por isso vendem te anti-bacterianos, vitaminas, e uma serie de coisas que a maior parte das vezes nao sao percisas e podem mesmo fazer com que os parametros da tua agua mudem e os peixes possam morrer de um momento para o outro.

Muitas vezes os peixes andam mais parados porque se estão a habituar ao aquario e cada peixe leva o peixe a se habituar e deixar de se esconder.

Boa sorte isso ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum lol isto ta cada vez pior. (no sentido de informações nas lojas de amimais) disseram me que podia por ate no máximo 6 peixes no aquário.

E não te admires se algum dia te disserem que os peixes só crescem consoante o tamanho do aquário :discuss_gathering: lolo é pena, mas eles querem é vender, e nada mais...

tao mas se fizer o TPA de semana a semana será que nao os consigo fazer viver uns tempos?

E que comprei este aquário a uma semana e nao posso gastar mais dinheiro num aquário nem tenho espaço... Vou tentar seguir as dicas pá ver se consigo que os peixes me durem...

Vou retirar a ponte e o barco para dar mais espaço aos peixes para ver se oriento isto,,,

Obrigado pela dica

Isto, infelizmente, está dificil para todos, por isso é que também te dei a hipótese de te desfazeres dos peixes e pores uns camarões ou outra espécie de peixe que consiga (sobre)viver aí, sempre fica mais em conta do que estar a comprar um novo aquário :?

Entretanto, enquanto não os despachas, faz TPA's de 3 em 3, ou de 2 em 2 dias, para prevenir.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Infelizmente o peixe vermelho já morreu hoje de tarde.

Quando dei conta tava no fundo já meio para o lado mas ainda nadava...

Tirei 40% da água do aquário lavei o filtro com a água que tirei do aquário meti as gotas do cloro.. mas o peixe já não foi a tempo. :(

Penso que o peixe vermelho já não vinha nas melhores condições da loja.

 

Entretanto tirei umas fotos.

os dois peixes malhados andam a circular muito por cima do aquário não sei realmente se existe algum problema...

o peixe preto anda no fundo sempre a a brincar com a areia e os outros as vezes vêm cá cima... mas dei-lhe agora de comer e comeram como se não houvesse amanhã.

Tenho o filtro ligado a filtrar com o carvão e a esponja e tenho o tubo cá fora para por oxigénio dentro o aquário.

 

Ontem em vez de por o porcaria do anti-bacteriano se tivesse feito um TPA secalhar o vermelho não tinha morrido. mas hoje ele demanha já não comeu.

Enfim primeiro peixe que morre é sempre chato.

 

Entretanto, enquanto não os despachas, faz TPA's de 3 em 3, ou de 2 em 2 dias, para prevenir.

Ainda tou chocado como me dizem na loja para mudar a água de 30 em 30 dias ...

 

 

Seguem umas fotos:

Os peixes no geral

2011-09-06 19.27.26.jpg

 

Este peixe as vezes tem a barbatana de cima encolhida:

2011-09-06 19.27.31.jpg

 

 

Os peixes quando andam na parte de cima do aquário:

 

2011-09-06 19.27.57.jpg

 

E o peixe que morreu que não tem nada de estranho não entendo como ele foi morrer e derrepente..

2011-09-06 19.28.31.jpg

Editado por fear_angel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

a oxigenaçao nao esta ideal, sempre que eles estao com a boca na superficie é um indicador de problemas com a agua, algo de errado, pode ter valores de nitritos e nitratos, amonia, altissima, no tpa deixa 24h de repouso destapada e junta bacterias de peixes de agua fria na agua que vais por, como sao 5 litros apenas umas gotas dao e o frasco te dara para meses.

a alimentaçao que das é a correcta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquecime mesmo que seja de agua fria a agua nova aproxima da temperatura da do aqua, eles por vezes apanham um choque termico ao meter a agua fria, no inverno, tenho um amigo que fez isso e ele disse-me que os peixes andavam de lado e lentos por causa do choque termico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns cuidados:

 

- Os peixes de água fria crescem de facto muito. Chegam a atingir 30cm. Agora vê o teu aquário, pensa que tens 3 peixes desses e vais perceber facilmente que simplesmente não dá...Sim, eles sobrevivem algum tempo (repara no termo sobrevivem e não vivem) num aquário desses. Mas há que pensar no bem estar deles. É imaginarmos a nós próprios a vivermos dentro de um roupeiro...Até podemos conseguir, mas pensa quão atrofiados ficaríamos...

 

- As TPAs num aquário desses são extremamente importantes. Na minha assinatura podes ver algumas dicas valiosas sobre as TPAs. Estas devem ser bem feitas e não fazer à toa.

 

- Apesar de serem peixes de água fria, estamos no Verão e a água aquece. E durante a noite arrefece. Num aquário grande, não há grande problema, pois a água demora a arrefecer. Mas 30 litros arrefecem rapidamente. Isto provoca mau estar nos peixes.

 

- Atenção à quantidade de comida dada. A comida deve ser toda ingerida num espaço de 2 minutos (não só a que flutua, como também a que cai no fundo). Se demorar mais tempo, é porque dás comida a mais. Comida a mais significa poluição a mais. Num aquário de peixes de água fria, isso é extremamente problemático.

 

- É aconselhável comprares uns testes à água (pH, NO2 - nitritos - e NO3 - nitratos são os essenciais) e controlar estes parâmetros.

 

 

Como já te recomendaram, é preferível trocares os peixes. O teu aquário não é aconselhável para quem não percebe (ainda) de aquariofilia. E falo por experiência própria. É muito difícil estabilizar. A uma certa altura vais ver que até já consegues manter uns peixinhos felizes, mas precisas de ganhar bagagem. E mesmo assim, não serão com peixes de água fria certamente, mas sim de água quente, dos pequeninos. E até conseguirás fazer reprodução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tu, como muitos de nos foste enganado pelos gananciosos da loja. Reparas-te que so depois de comprares os peixes é que te falaram da gotas, so para ganhar dinheiro. olha, se tiveres um quintal faz um pequeno lago para ele viverem melhor. E percebo que nao queiras deitar o aqua fora. podes por um termostrato e meter camaroes e pexes pequenos para a limpeza, tambem podes por plantas, elas sao a maior alegria nos meus aquarios, nao sao os peixes. mas antes pesquisa muito pois quando mais sabes melhor tratas o aquario e podes evoluir para coisas mais complexas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

a oxigenaçao nao esta ideal, sempre que eles estao com a boca na superficie é um indicador de problemas com a agua, algo de errado, pode ter valores de nitritos e nitratos, amonia, altissima, no tpa deixa 24h de repouso destapada e junta bacterias de peixes de agua fria na agua que vais por, como sao 5 litros apenas umas gotas dao e o frasco te dara para meses.

a alimentaçao que das é a correcta?

Boas obrigado pela dica.

Eu hoje fiz um TPA e troquei 40% de água mas a água estava a mesma temperatura a água aqui na zona dizem que é boa para estes peixes..

Coloque as gotas do cloro mas os peixes antes disso já andavam muito por cima do aquário... eles vão ao fundo e andam por la mas dps voltam cá a cima.

Será que mesmo com o TPA de hoje esses valores estão altos?

O peixe preto é que anda na boa sem qualquer problema anda para trás e para a frente sem parar.

Mas amanhã vou comprar as gotas de bactérias e coloco na água!

Há alguma marca que deva comprar?

A alimentação tou a dar goldfish Aqua Pex.

Dou demanda uns flocos muito poucos em 10 segundos eles comem os 3 e dou a noite uns flocos. Mas é mesmo em poucas quantidades..

 

Liguei o tubo com entrada de oxigénio a dar bolhas para tentar ver se aguento os peixes esta noite a ver se o aquário vai ao sitio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

- As TPAs num aquário desses são extremamente importantes. Na minha assinatura podes ver algumas dicas valiosas sobre as TPAs. Estas devem ser bem feitas e não fazer à toa.

 

- É aconselhável comprares uns testes à água (pH, NO2 - nitritos - e NO3 - nitratos são os essenciais) e controlar estes parâmetros.

 

 

Como já te recomendaram, é preferível trocares os peixes. O teu aquário não é aconselhável para quem não percebe (ainda) de aquariofilia. E falo por experiência própria. É muito difícil estabilizar. A uma certa altura vais ver que até já consegues manter uns peixinhos felizes, mas precisas de ganhar bagagem. E mesmo assim, não serão com peixes de água fria certamente, mas sim de água quente, dos pequeninos. E até conseguirás fazer reprodução.

 

Pelo que li da explicação fiz mal no sentido em que troquei demasiada água e não pus as gotas....de resto fiz tudo igual e usei água da torneira ( em vez do garrafão) mas usei as gostas do cloro.

 

Então para tentar organizar isto:

 

Que gotas compro de bactérias

E que testes compro e em que lugares encontro melhores preços?

 

Já entendi que é difícil orientar este aquário mas há algo que eu possa fazer para indireitar isto nem que tenha de trocar a água de 2 em 2 dias não me importo..

 

Caso consiga aguentar os peixes 1 mês ainda penso em comprar um aquário maior.. nao estou para comprar 1 e eles continuarem a morrer..

 

Fiquei indignado com o que me disseram na loja e realmente este loja é muito conceituada na minha cidade nao vou dar o nome da loja porque não quero tar aqui a alimentar nada, mas o que me lá disseram é completamente ao contrário do que me estão a dizer...

 

Obrigado

Editado por fear_angel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu francamente não achei que esse peixe vermelho iria durar mt tempo, mas ve as coisas pelo lado positivo, vais aprendendo aos poucos, todos nos ja cometemos erros parecidos e outros se calhar ainda piores.

o importante é ires lendo e aprendendo, a aquariofilia é uma coisa pra ir vivendo com calma.

 

os testes podes ir vendo nas lojas online que estao aqui no forum, ate tem la o feedback de quem já comprou coisas nas lojas.

 

e lembra-te um aquario pequeno é sempre um bom apoio a um aquario maior, para aquario hospital ou mesmo um "infantario"

 

o que conta mesmo, como ja te disse é aprender com os erros, nao ter medo ou vergonha de ir perguntando a malta aqui ajuda sempre no que pode e sobretudo nao desmoralizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu francamente não achei que esse peixe vermelho iria durar mt tempo, mas ve as coisas pelo lado positivo, vais aprendendo aos poucos, todos nos ja cometemos erros parecidos e outros se calhar ainda piores.

o importante é ires lendo e aprendendo, a aquariofilia é uma coisa pra ir vivendo com calma.

 

os testes podes ir vendo nas lojas online que estao aqui no forum, ate tem la o feedback de quem já comprou coisas nas lojas.

 

e lembra-te um aquario pequeno é sempre um bom apoio a um aquario maior, para aquario hospital ou mesmo um "infantario"

 

o que conta mesmo, como ja te disse é aprender com os erros, nao ter medo ou vergonha de ir perguntando a malta aqui ajuda sempre no que pode e sobretudo nao desmoralizar.

 

Eu também nunca achei que o peixe vermelho fosse durar... mas pronto!

Claro já aprendi aqui muita coisa claro o que me custa é ver seres vivos a morrer e isso doi-me um bocado gosto é de os ver felizes num aquário.

 

Vou tentar amanha comprar os testes e as gostas das bactérias para ver se consigo salvar o meu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem para ajudar à festa os 2 peixes malhados estão a ganhar uns fungos na boca e decidi colocar o anti-bacteriano Esha 2000 na água conforme no folheto a ver se oriento isto. Tou a usar a doce emergência ou seja dobrar as gostas. Os peixes estao muito parados no fundo do aquário entem dificuldade em comer.

 

Alguma sugestão extra?

Será conveniente fazer um TPA de 25% colocar as gotas das bactérias ?

Editado por fear_angel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a perder o controle total do aquário não sei o que se passa eles tãoa ficar cheios de uma coisa branca que ataca a boca e os olhos:

Há 1 peixe que tá sem forças mas teve o dia inteiro a resistir e ainda tá vivo o outro tb tá mau mas ainda se deve aguentar.

Ajudem-me:

 

Este é o peixe pior tem a parte da cabeça muito estranha mas ele tá a resistir porque mexe-se pouco..

 

2011-09-07 20.32.34.jpg

 

A Boca deste:

 

2011-09-07 18.37.15.jpg

 

O preço já está a ficar com a mancha:

 

2011-09-07 20.32.41.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de gastares dinheiro em testes que nada te servem junta o dinheiro e compra um aquario de 200 Litros nem que seja em segunda mão.

Existem bons negocios no forum.

 

Para ja fazes o seguinte:

Retiras tudo do aquario e colocas agua nova com o condicionador.

Limpas o filtro e coloca a saida da flauta fora de agua para teres uma boa agitação.

Colocas duas colheres de sopa bem cheias de sal grosso de cozinha e diluis.

Colocas os peixes e esperas.

Nos proximos 5 dias não des comida.

Depois das comida dia sim dia não e todas as semanas trocas metade da agua do aquario.

O filtro lavas com agua que sai do aquario todas as semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok! a água já a troquei.. agora 2 colhes de sal em água doce? :| isso não vai acabar com os peixes?

 

Mas pronto já coloquei e limpei tudo.

 

Já agora continuo amanhã com a dose do Esha 2000 ?

Editado por fear_angel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...não sabia que estavas a fazer ESHA...desculpa.

Faz o sal um dia...depois trocas metade de de agua e passado um dia trocas mais metade de agua e depois se eles não melhorarem fazes o esha...mas mesmo com o esha tens de garantir a qualidade da agua, tens de fazer tpas de 50 % até irem ao sitio.

Depois se os safares "espero bem que sim" tens de pensar urgentemente num aquario indicado para eles.

 

Que tudo corra bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...não sabia que estavas a fazer ESHA...desculpa.

Faz o sal um dia...depois trocas metade de de agua e passado um dia trocas mais metade de agua e depois se eles não melhorarem fazes o esha...mas mesmo com o esha tens de garantir a qualidade da agua, tens de fazer tpas de 50 % até irem ao sitio.

Depois se os safares "espero bem que sim" tens de pensar urgentemente num aquario indicado para eles.

 

Que tudo corra bem

 

Pois a questão é que hoje de manhã usei o ESHA na dose já dupla como diz o folheto.. isto o peixe vermelho morreu e pegou a doença aos outros.

O peixe malhado está prestes a morrer o preto ainda tá com saúde embora está a começar a apresentar sinais.

Amanhã durante o dia vou tentar ir vendo.

Há problema misturar o ESHA com o sal?

No meio disto tudo pronto aprendi bastante com isto e uma coisa tirei disto "Não confiar em nada do que dizem nas lojas dos animais" tais como: troque a água mês a mês .. os peixes crescem independentemente do tamanho do aquário e afins...

 

Mas na prática ainda não entendi o que raio fiz de mal para não aguentar o aquário 1 semana :| conhece pessoas que nem fitros têm e usam globos e tem peixes há 5 anos.

 

Obrigado pela ajuda

Editado por fear_angel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te explicar uma coisa.

 

Não se pode colocar medicamentos na agua com a mesma contaminada.

Antes de qualquer tratamento deve-se fazer uma grande mudança de agua.

A maior parte das doenças deve-se a má qualidade da agua que coloca o peixe em stress.

 

Para com o ESHA, pela experiência que tenho não vai resolver o teu problema.

Mantém o sal e sempre que tirares 50 % da agua coloca o sal em concordância.

Não dês de comer a eles e aguarda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.. outro peixe também já morreu...

Só sobra o peixe preto.

 

Hoje demanda voltei a tirar 50 % da água e coloquei o sal e o acondicinador e não dei comida.

Lavei a esponja do filtro com a água que tirei do aquário.

O peixe preto não está tão doente como os outro estavam mas vamos ver se consigo safar pelo menos este.

Pelo que o meu irmão tem visto ele demanhã anda activo e ainda não parou

Editado por fear_angel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais