1º Aquário


Everlast

Recommended Posts

Antes de mais nada Saudações a todos pois sou mais um Newbie por aqui.

 

Efectivamente procedi aquisição de um aquário pequeno 30L todavia e após ter procedido a leitura de imensos post´s fiquei com agumas dúvidas.

 

Como tenciono após esta primeira experiencia passar para um aquário maior, comprei uma filtro-bomba para um aquario de 90L segundo a caixa, e um termometro para aquario dos 25L aos 100L. Comprei ainda solo de cor vermelho-laranja.

Bem como o conjunto de gotas para arrancar com o aquário.

Não me encontro perto dos frascos mas ao que tudo indica é para dar inicio ao ciclo. Todavia a senhora da loja informou-me que após 8 dias deveria levar a agua para análise a loja que por 1euro faziam lá e que se tiver tudo bem poderia comprar os primeiros peixes.

 

Agora aqui começam as contradições ao ler os posts antigos deparo que o ciclo demora 3-4 semanas, sendo que normalmente se inicia com deitar comida diariamente e deixar as bacterias assentar no filtro e tudo isto é feito sem peixes ou então pelo que li com uma especie resistente.

Na embalagem das gotas fala em 1 7 14 28 dia colocar 10ml por cada 38L e a senhora da loja disse me um dia que faça mudança de agua tenho de acrescentar gotas na proporção da agua mudada.

 

Neste momento tenho o aquario lavado com bomba filtro e termo a funcionar sem peixes a 24Horas. Mas as dúvidas residem como proceder agora vou dp dos 8 dias a loja, continuo a juntar as tampas do produto que stress qualquer coisa? ou simplesmente aguardo.

 

Pelo que li cometi outro erro ou seja comprei solo vermelho (SLB LOL) mas aquilo afecta os peixinhos.. é caso para dizer que vão ficar traumatizados com tantos campeonatos :)

 

Relativamente á flora não comprei nada apenas tenho um barco de plastico e umas pedras de plastico mas logo tiro uma foto e envio, todavia queria saber as vantagens de ter plantas quantos cm´s de solo é preciso e se estas pedrinhas vermelhas servem ou vou ter de trocar... e se para ter plantas no aquário tenho de adquirir mais algum componente

 

 

Tenho água a 26graus e axo que para já é tudo.

 

Cumprimentos

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais sê bem vindo

 

O Ciclo de Azoto é tramado, para quem não está familiarizado com a questão!

 

Vamos por partes.

 

Os peixes produzem excrementos, tóxicos, que se traduzem num aquário não ciclado em amónia que é toxica. As bactérias que tu estás a introduzir que se vão fixar no areão do aquário e no filtro, quando em grande número transformam a amónia em nitritos e depois em nitratos (nitritos e nitratos menos toxicos)

 

O teu aquário começa a ciclar quando começam a aparecer Nitratos, e a amónia e os nitritos começam a desaparecer, podes introduzir uma espécie de peixe resistente no aqua, de forma a que este produza amónia que alimente as bactérias nitrificantes e estas se reproduzam mais depressa, mas fazendo semanalmente TPA (trocas parciais de água)

 

Podes fazer o teste na loja ou comprar tu um, eu optaria por comprar um, porque em qualquer altura pode ser necessário.

 

Ainda em relação às bactérias nitrificantes, tens de ter atenção a uma coisa, o Cloro da água da torneira mata-as, por isso, água da torneira no filtro nem pensar, o filtro limpa-se com água no aquário e dverá conter pelo menos Lã de Vidro e Porcelanas, esquece o carvão activado se te quiserem impijir isso!

 

O Ciclo do azoto tb varia um pouco com a temperatura da água, há sempre oscilações, em todo o caso requer paciência e tempo de espera (mais uma vez aqui o kit de teste de água é precioso)

 

Areão vermelho (a meu ver um gosto duvidoso), pode ser potencialmente nocivo aos peixes e pode largar cor para a água, "nós" aquariofilistas tendemos a fornecer aos nossos queridos habitantes nadadores o ambiente mais proximo da realidade, e areão ao estilo SLB não me parece o mais indicado, outra coisa, o areão é um dos principais factores de alteração de pH da tua água, convém tb saberes que tipo de areão é, se for à base de cascalho calcário certamente a tua água irá ficar com um pH alto (alcalino), tenta comprar um que seja inerte, para isso umas gotas de vinagre sobre ele, se fizer espuma (coloca o ouvido perto) é pq reage e é calcario

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais muito obrg pela ajuda...

Todavia creio já ter feito algumas asneiras, relativamente ao solo e a minha bomba de ar filto dois em 1... leva uma especie de uma pastilha e uma esponja cm duas peças pretas que deve ser carvão? :(

 

Os produtos que meti foi o stress zyme e stress coat... o stress zyme forma a biologia no aquario e diz na embalagem colocar no 1º 7º 14º 28º dia.. faço isso sem introduzir qualquer peixe. E após isso vejo o estado das análises á água ? ou introduzo uma primeira especie após 8dias?

 

quantos cm´s de substrato devo ter no fundo? e plantas é necessário e qual a mais adequada ou seja a que se adapta mais facilmente a possíveis asneiras.. :)

 

O fundo a benfica tava tao engraçado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao Benfica, um poster ao lado do Aqua deve chegar.

 

Não sei que filtro tens mas pelo que me parece até deve ser um filtro interno (daqueles que se metem dentro do aqua), aproveita a esponja, retira a pastilha preta (sim deve ser carvão activado) coloca lã de vidro e coloca porcenalas que é aí que as bactérias se vão alojar, mas já que estás a pensar em fazer um upgrade de tamanho de aquário pensava rapidamente em adquirir um filtro externo do genero do Eheim 2211 (Segue o link Eheim 2211). O espaço para as matérias filtrantes é superior, ficas com a água mais limpida e terás menos manutenção e terás tb mais espaço para porcelanas, ou seja, terás mais bactérias que te fazem melhor o trabalho.

 

Tem atenção ao movimento da água dentro do filtro, a água deverá ser filtrada 1º pela esponja, depois pela lá de vidro e a seguir deverão estar as porcelanas, há quem defenda que as porcelanas devem estar logo no inicio antes da lã de vidro, mas a meu ver acabam por ficar demasiado sujas. (opções)

 

As bactérias podes ir introduzindo todos os dias e tens tb de introduzir comida de peixe que lhes serve de alimento, convém antes de introduzies peixes (1 ou 2, 3 max) que os niveis de amónia não estejam muito altos, a introdução de peixes vai acelerar o processo de ciclagem, mas corres o risco de poder intoxicar os peixes, por isso convém fazer TPA's com alguma regularidade (água com a mesma temperatura sensivelmente e devidamente tratada, sem cloro).

 

O areão deve ter uma altura de cerca de 5cm, de forma a conseguires enterrar algumas plantas e se conseguires mais alto de trás para a frente, dessa forma vai parecer que o aqua é maior do que na realidade, por isso, atrás com uns 15cm terminando à frente com 5cm

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu assim que chegar a casa meto o post com os dados do filtro mas aquilo tem uma pastilha superior e na parte de baixo tem uma especie de esponja e la no meio encaixei duas peças pretas.

Já agora lã de vidro e porcelanas isso vende-se?

 

Quando dizes pa ir introduzindo bacteria regularmente sigo o que diz no frasco do stress zyme? 1 7 14 28 dia

e so dps da analise meto peixes?

 

não tenho colocado comida no tanque.

 

e tava a pensar num tanque sem plantas? creio que dão mt trabalho para um newbie

 

Cmps

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer loja decente de aquariofilia vende porcelanas e lã de vidro própria para aquários, é barato.

 

Em relação à dosagem, não conheço esse produto mas pelo que consultei na dosagem diz

"On the 1st, 7th, and 14th days add 2 teaspoonfuls (10 ml) for every 10 US gallons (40 L) of aquarium water. Thereafter, each week add 1 teaspoonful (5 ml) for every 10 gallons (40 L) of aquarium water."

 

Segue a dosagem conforme indicado, compra o kit de testes da água, alimenta as bactérias com comida de peixe (sem exagero)

 

Plantas:

Não tenhas receio com plantas, existem vários tipos de aguentam bem 0,5Watts por Litro, de crescimento lento, sem grande manutenção, nem fertilização e que vão dar um ar mais natural ao teu aqua e vão consumir alguns dos produtos produzidos pelos teus peixes.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim que tiver em casa mostro-te o plano em 3D do meu filtro bomba e depois dizes me onde meto a porcelana e la de vidro. porque aquilo pareci-me ter dois filtros um dentro de uma pastilha (tipo) e outro com esponja cm umas coisas pretas que deve ser carvão mas depois confiro...

 

Quando diz para eu alimentar as bactérias com comida devo fazer isso durante quanto tempo?

 

Não será suficiente estas bacterias que estou a introduzir artificialmente?.

 

 

O stress coat é para eliminar o cloro e os metais pesados...

 

Ainda reparei que fala em mudar agua do aquario, mas a senhora disse me que que apos 8 dias devia levar la a agua para analise logo não faz sentido mudar creio...

 

eu tava a pensar em manter filtros bombas e comida no tanque assim como bacteria com o stress zyme durante 4 semanas e só apos disso analisar a agua e levar á loja que acha?

 

Finalmente a ultima questão que tipo de planta precisa de substrato pouco profundo e pobre.

 

 

Cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para substatos desse género, terás de escolher plantas de crescimento lento, ou até plantas que não necessitem de todo substrato, podes escolher anubias, musgo de java, é questão de tb pesquisares um pouco sobre esse tipo de plantas e a necessidade de luz de cada uma delas, geralmente quanto mais rapido o crescimento maior necessidade de luz e de fertização tem a planta, com algumas excepções.

 

Comida para as bactérias, deve ser dado todos os dias, como se houvessem peixes mas em menor quantidade, só colocar bactérias não é suficiente, pq elas precisam de se alimentar de alguma coisa, sem alimento acabam por morrer.

 

Crio que fazer testes à água passado 8 dias, cedo demais, só se vai concluir que o Ciclo do Azoto não está feito, pq no minimo demora 2 semanas

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brrr

Comprei um saco de substrato coloquei o mesmo e dps o areao por cima .... mas ficou o aqua todo sujo de terra em suspensao tendo inclusive entupido o filtro.

Ainda tentei plantar uma anubia mas era dificil prende-la ao solo brrrr

 

conclusao limpei o aqua todo e voltei a plantinhas de plastico ké pa aprender :S

 

O meu filtro é o rena superclean 90

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas colocaste o substrato no aquário já com água? É normal que se tenha sujado. No entanto, nada que o tempo, TPAs e o filtro não ajude...

 

Pois axo que o mal foi esse... sujei agua toda.... brrr mas agora voltei as flores de plastico para newbies.... o solo do aquario voltou a ser quartzo vermelho

 

carnelian-red-polished-chips-no-17--250x250.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enfim só desgraças mas tipo ficou a flutuar bocados de terra e coisas que o substrato tinha tipo umas bolinhas enfim... e o bordo da agua superior junto ao vidro todo sujo... Conclusão sem plantas para mim para já neste pequeno aquário de aprendizagem....

 

Assim que o tiver ciclado e a funcionar começo com os primeiros peixinhos pequenos, após 6 meses se aventura correr melhor passo para um aquário maior com substrato tudo direitinho... Todavia agora por curiosidade quantos cms de terra deve levar o aquario?

 

Tipo 2cm de terra 3 areao? a senhora da loja tinha la uns sacos de areia fina era o que dizia na caixa eu queria levar mas ela disse me que só dava para agua salgada brrrr... as que me disse serem para peixes agua doce era assim mt cascalho mt areao grosso.... brrrr mais feio... é possível num aquario agua doce ter aquela areia branca limpida da praia por cima de substrato?

 

Cmpts

JC

Ps: João Pedro podes me confirmar se o meu filtro bomba rena superclean 90 é com carvão ou não? é que na caixa nao fala em carvao...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é

 

Colocar terra depois de ter o aqua cheio é uma tarefa impossível,

 

Geralmente a altura do areão funciona do seguinte modo, atrás leva sempre mais que à frente, tens 2 vantagens à 1ª vista, a 1ª a sujidade tende a ir apenas para um sitio a 2º é que dá uma maior preservativa parecendo um aqua maior

 

Eu sugiro que à frente termines a altura do areão nos 5cm atrás comeces entre os 10 ou 15cm, se quiseres colocar 2 tipos de areão, um fértil e outro inerte o fértil deverá ficar por baixo e o inerte por cima e devem ter os 2 relativamente a mesma altura para perfazer a altura total de desejas.

 

Tem atenção ao tipo de areão que colocas, alguns tipos que tu até consideras bonitos alteram-te o pH da água e por conseguinte o tipo de peixes que depois podes colocar, se quiseres ter peixes que suportem pH altos deves colocar substratos à base de calcário (mais brancos) se queres andar com o pH controlado por volta dos 7 é mais fácil fazeres isso com outro tipo de substratos, que genericamente é por aí que anda a grande maioria dos peixes, dando-te uma hipótese de um leque mais variado

 

Em relação ao RENA® SuperClean 90 (segue link sff) pelo que li do manual não indica que seja carvão activo, mas tudo me leva a crer que seja, é um filtro interno com os problemas inerentes a esse tipo de filtros (pouco espaço para matérias filtrantes) e está cheio de coisas que não conseguimos identificar o que tem dentro. Na aquariofilia geralmente o que está dentro do filtro como matéria filtrante e que seja preto é identificativo que contém carvão activo.

 

Estive a olhar para o esquema do teu filtro, já entendi que a água é puxada de baixo para cima e que deve ter uma mini grelha por baixo, por onde a água entra, tentando aproveitar o espaço que tens e se o que eu estou a ver não está mal eu fazia o seguinte (conforme o link que indiquei)

 

Mantém a esponja "G" a peça "H" se der para retirar retira, a "I" saca-la e no espaço que ela deixa coloca lã de vidro, o "J" retiras e colocas porcelanas.

 

A ideia é a seguinte, a água passa pela esponja "G" de 30ppi e é filtrado mecanicamente de uma forma grossa, entra no filtro, passa pela lá de vidro e é filtrada mecânicamente de uma forma fina (e já de alguma forma filtrada de modo biológico pelas bactérias), chega às porcelanas toda filtrada e aí termina o processo, onde as bactérias decompõem a tua amónia em Nitratos.

 

Todas as outras peças guarda-as, não vais precisar delas, mas guarda-as

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda :) todavia se meter 10 cm de altura do solo na parte de tras.. fico muito limitado em termos de espaço no aqua... :S

 

vou para ja manter este aqua sem plantas quando conseguir ciclar e manter agua com tpas e reproduzir gupys ou neons avanço para um aquario maior co filtro externo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de cometer o primeiro Homicidio Involuntario..

 

 

Para acelerar a ciclagem no final da primeira semana adicionei o primeiro peixinho.... conclusão o guppy durou 2 dias.... RIP

 

Fizeram ontem 7 dias ke tenho os filtros a trabalhara adicionei no arranque como foi recomendado o stress coat para eliminar cloro metais.. e o zyme ke é bactéria..

 

Todos os dias inseri um floco sendo que nesta altura reparo que tenho o solo cm flocos que introduzi.... sujo portanto a aguá tem um ligeiro odor que não sei se é normal....

 

 

Ontem ao fim de 7 dias fiz a pimeira TPA 20% do aqua e pus mais stress e mays bacteria na proporção para a agua adicionada...

 

brrrr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal que tenhas comida no fundo, não existem peixes para a comerem.

 

Fizeste a TPA como? A minha pergunta é, como é que retiraste a água? Geralmente utiliza-se um sifão, genero de um "aspirador", aproveitas a saida de água para aspirar o fundo, inclusivé desses restos de comida todos.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tirei com um copo devidamente lavado cm agua bastante quente... para um Balde....

 

ainda não tenho o tal aspirador.... é normal a agua ter um odor meio eskisito?

 

e o meu peixinho n sobreviveu.... e n comeu nada no fundo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os aquas têm cheiro, geralmente parece que cheiram a rio...não cheiram a podre.

 

Vai a uma loja de aquariofilia ou mesmo a um supermercado na secção de animais, o sifão é um aparelho que de um dos lados temum tubo de plástico rigido e na outra ponta uma mangueira de borracha.

 

Terás de inserir a plástcio rigido no aquá e agitar para cima e para baixo até que a água começa a sair do outro lado da mangeira (que deverá estar a nivel inferior ao do aquário) ao mesmo tempo que a água sai, aspira o fundo e tira todo o lixo que aí estiver. Depois repões a água que retiraste devidamente tratada.

 

Procura na Pet4you.net um produto chamado "Prime" da Seachem, é optimo!! Carote à 1ª vista mas vais ver que compensa, e tem efeitos optimos na água, que nao conheço de mais nenhum produto

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enquanto um aquário é ciclado coloca-se comida todos os dias? e quando é que aspiro?

 

enquanto estamos a fazer ciclagem kuando deveria ser efectuada a primeira troca de água.? só após conclusao da ciclagem?

 

cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enquanto um aquário é ciclado coloca-se comida todos os dias? e quando é que aspiro?

 

enquanto estamos a fazer ciclagem kuando deveria ser efectuada a primeira troca de água.? só após conclusao da ciclagem?

 

cmps

 

Sim, enquanto o aquário está a ciclar, deve-se colocar uns flocos de comida todos os dias, durante um mínimo de 3 semanas (entretanto, deve-se ir medindo os níveis de nitritos e nitratos). Não se deve aspirar ou trocar água durante este processo. A primeira TPA deve ser feita apenas um ou dois dias antes de introduzires o primeiro peixinho. Atenção à forma como fazes a TPA. Podes ver algumas dicas na minha assinatura sobre esse assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.