Ajuda e conselhos.


maxus

Recommended Posts

Boa noite, queria a vossa ajuda. Só tive aquários de agua doce mas agora quero mudar para água salgada. O meu aquário tem as medidas de 1.50 cm de comprimento e 60 cm de altura e 50 cm de largura. Acham bom ou mau para começar? Queria a vossa opinião e ajuda para saber qual o material para necessário para efectuar essas alterações. Obrigada, aguardo as vossas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola maxus. Que tipo de aquario tens? Furado? Penso que ha pessoas com aquarios de Discus que tambem usam caixa depuradora por baixo tal como nos aquarios de recife. Se tiveres ja sera uma vantagem.

 

Quanto as medidas, era melhor 60cm de largura e 50cm de altura mas paciencia... Os 60cm de altura podem ser, dependendo dos corais que pretendas ter, demais e obrigar-te a ir para HQIs (se quiseres ter corais duros SPS). Se te ficares pelos corais moles (recomendado no inicio epara quem nao tem experiencia) e alguns duros LPS mais tarde julgo que consegues com T5s. Tambem dependendo dos corais que pretendas ira variar o tipo de lampadas e quantidade.

 

No que respeita a lampadas T5s, as mais usadas sao as de 24W com aproximadamente 55cm, as de 39W com aproximadamente 85cm, as de 54W com aproximadamente 115cm e as de 80W com aproximadamente 145cm. Se fores para HQIs penso que resolves bem com uma calha de 1,5m com 2 HQIs de 150W cada e poderas adicionar 2 T5s actinicas. Isto proque se fores para HQIs de 20000Kelvins (branco muito azulado) teras melhor cor mas menor crescimento dos corais e se fores para 10000K (branco) teras maior crescimento dos corais mas nao fica um efeito tao bonito, mas claro que dependo dos gostos. As actinicas em complemento as HQIs de 10000k ou 14000k ajudam a "puxar" pelas cores dos corais e em alguns casos a evidenciar a flurescencia deles.

 

Quanto ao aquario, de imediato ocorrem-me tres possibilidades no caso de nao ser furado:

1 - Mandar desmontar numa vidreira (ou por quem saiba), furar o vidro do fundo ou de lado e voltar a montar;

2 - utilizar uma caixa "overflow" para puxar a agua do aquario para a caixa depuradora (vulgo "sump");

3 - Utilizar um escumador de "mochila" ou recorrendo ao principio do "sexto vidro" (colar um vidro dentro e fazer uma divisao no proprio aquario para caixa depuradora do tipo da que existe por exemplo nos "Perculas" da Aquamedic

 

podes ver, por exemplo aqui, o caso do Percula 100 com T5s:

http://www.aqua-medic.de/manuals/Percula%20100%20T5%20D%20%20%20GB%20F_12982976372.pdf

(na foto 2, pagina 3 do manual, podes ver a parte de tras onde esta a caixa depuradora)

 

Se optares por furar, utilizar "overflow box" ou escumador pendurado no aquario podes usar as lampadas de 80W. Se optares por fazer uma caixa depuradora num dos lados teras que rever todas as medidas.

 

Pessoalmento penso que seria melhor, se fosse possivel, mandar furar. Caso contrario optaria pelo "overflow box" pois que, deste modo nem mexia no vidro do aquario e ficaria como esta para o casa de quereres voltar a agua doce.

 

Depois de teres o aquario, movel e caixa depuradora (ou escumador de mochila) decide quanto ao sistema de iluminacao e depois a compra do escumador e bomba de reposicao, bombas de circulacao e termostato. Se andares com tempo e atencao encontras bons produtos e a bom preco (as vezes) nos Classificados aqui do Forum.

 

Depois, alem da agua e do sal (convem teres uma aparelho de "reverse osmose" para filtar a agua) tens que pensar nos vivos que queres para decidir quanto ao tipo de areao (mais fino se quiseres peixes filtradores tipo "Valencianas" ou mais grosso de quiseres camaroes alpheu em simbiose com gobis), e juntar a rocha.

 

Quanto a rocha vai vendo varios aquarios e efeitos para decidir se gostas mais de blocos de rocha, "plates" (coral em "pratos" morto) ou "Branches" (bracos/ramos de coral morto) ou uma mistura de varios.

 

Se a memoria nao me falha, penso teres o essencial para comecar.

 

Depois de iniciares com este material (e outro de que me possa ter esquecido) vais aprendendo, testando e ganhando o gosto... Com o tempo e em funcao dos corais que pretendes vais lendo e pensando que sistema pretendes implementar podendo passar por adquirir um reactor de KalkWasser e eventualmente um de Calcio. Ou implementar o sistema Baling, Zeovit ou outro...

 

Depois, alem do essencial, vais "complicando" nomeadamente com um sistema de reposicao de agua doce que penso ser indispensavel e a aquisicao de alguns equipamentos electronicos para te facilitar o controlo e manutencao do aquario. Mas com o tempo iras te familiarizar melhor com estes conceitos.

 

Espero que a informacao te tenha sido util. No entanto, antes de decidires o que quer que seja, vamos aguardar por outras opinioes e depois veras o que se adequa melhor aos teus objectivos

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A caixa depuradora (“Sump”) serve para manter por debaixo do aquário algum do equipamento de manutenção como seja o escumador, termóstato e reactores. Deste modo o aquário terá um aspecto mais natural de recife sendo apenas visível, além da rocha, peixes, corais e outros invertebrados, as bombas de circulação. Neste sentido não há nenhuma medida específica para a caixa depuradora dependendo do espaço libré dentro do armário e do material que se pretende lá meter. E pode ser apenas mais um aquário ou com várias divisórias. Pode ter uma área para manter rocha viva e aumentar a filtração biologia, pode ter uma área para fazer um pequeno refugio (mais recomendável paralelo ao aquário ou superior para os invertebrados ai criados não chegarem em papa ao aquário, mortos pela bomba de reposição) ou para outras funções específicas. Na minha opinião, quanto maior melhor para aumentar a massa de agua da totalidade do sistema. Mas atenção que dentro do móvel também deves ter (porque não fica bonito à vista quando fora) o depósito de agua doce para reposição.

 

Podes ver aqui no Fórum muitos tipos de caixas depuradoras. Também podes encontrar noutros endereços como por exemplo aqui:

http://saltaquarium.about.com/od/sumpoflowsetup/Sump_Overflow_Box_Setups.htm

 

Se fores pelos endereços electrónicos (“sites”) americanos encontras caixas fantásticas em acrílico.

 

Imagina por exemplo uma destas em casa:

http://www.melevsreef.com/dfwmas/plin/115g_sump.html

 

Quanto aos “overflow box” também se encontram muitos exemplos na InterNet e até endereços a ensinar a faze-las. Com jeito para a “bricolage”, que não será o meu caso, também a consegues fazer.

 

Atenção que a bomba de reposição deverá ser escolhida em função do “overflow box” que conduz a agua para a caixa depuradora. De contrário, se a bomba for de caudal muito superior podes ter problemas de escoamento e até inundações.

 

Mas certamente que irás ter outras opiniões de outros membros e será mais fácil decidires com um maior leque de sugestões/opiniões.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais