algas x fertilizaçao


tucamaia

Recommended Posts

depois de muito tempo com o aquario a ganhar algas castanhas tipo penugem nos troncos e nas folhas das plantas, fui aconselhado a comprar plantas de crescimento rapido, apos a colocaçao das mesmas, embora tenham crescido bem de inicio, agora estao a estagnar e a ganhar a penugem tambem.

 

ja tentei de tudo, limpar, apagar a luz, nao dar alimento aos peixes durante 3 dias, tive de me virar pra algicidas.

 

agora a minha questao é a seguinte:

estando a deitar o prodac alga control posso deitar na mesma o prodac nutron flora? ou devo deitar so o algicida?

 

aqua de 80litros reais

tronco

areia de silica

anubia (completamente tapada com a penugem)

limnophilia sessiflora 25% do aqua

Hygrophila polysperma 25% do aqua

sagitaria 25% do aqua

2x13W t5 6400k

filtro externo 250l/h

os testes nao posso colocar agora, mas estao todos ok.

 

7 escalares

2 Nariz de bebado

2 Panda tetra - Aphyocharax paraguayensis

 

 

 

agradeço desde ja avossa ajuda.

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pela demonstraçao que falaste parecem algas petecas, procura na net tratamento com agua oxigenada.

Ou mete caracois, podes achar que estou maluco mas foram uns caracoisinhos chamados planorbis que garantiram o meu 1º aquario nunca ter tido algas, e agora apareceram algas filamentosas em outro meu aquario e pus os caracois, e as algas em dois dias tinham desaparecido todas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço a respostas.

 

tenho anentomes helenas, o qual nao poderei colocar mais caracois.

 

em relaçao ao co2, tenho de botija. (trabalho no local onde se produz) :music_singguitar:

 

 

ja tive as luzes do aqua desligadas 4 dias seguidos, e nem assim.

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar CO2 o que quiseres.

O CO2 não faz mal mas tambem não te vai ajudar a resolver isso.

Aumenta a luz, um pouco mais de luz e isso deve passar.

Diactomaceas é sinal na maior parte dos casos de falta de luz ou de excesso de silica na agua no entanto eu uso areia de silica em aquarios e nunca tive esse problema a não ser quando as lampadas chegavam ao fim da vida.

Nota que aumentar ao tempo de luz não adianta, tens e de aumentar um pouco mais a potençia ou trocar as lampadas caso tenham mais de um ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem tenho areia de silica, e no aquarios dos camaroes nao aparecem algas.

 

as lampadas tem cerca de 1mes, sao novas.

antes usava apenas uma t8 18w 6400k e nunca tive problemas com algas.

 

 

agora andei a ver nos meus "desarrumados" apontamentos e verifiquei que isto começou a aparecer desde que coloquei o sera biostart.

 

 

tera alguma coisa a ver?

Editado por tucamaia

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

As plantas precisam de um balanço entre luz, co2 e nutrientes. No teu caso tens pouca luz e não tens CO2 pelo que o metabolismo é reduzido. No entanto, elas continuam a precisar de nutrientes.

 

Eu sei que vai parecer contraditório mas o meu conselho é:

1. Limpa o mais que puderes e faz uma TPA generosa.

2. A partir daqui, se tiveres um bom filtro, só fazes TPA's de 6 em 6 meses. Só repões para compensar a evaporação. Ao reduzires as TPA's diminuis as flutuações de CO2 e manténs o aqua mais estável.

3. Se tens substrato fértil, tens que ir adicionando micros. Caso contrário tens que fertilizar NPK mais micro 1 vez por semana.

 

Há no fórum do Tom Barr um artigo muito interessante sobre low-tech e que te aconselho vivamente a ler.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

As plantas precisam de um balanço entre luz, co2 e nutrientes. No teu caso tens pouca luz e não tens CO2 pelo que o metabolismo é reduzido. No entanto, elas continuam a precisar de nutrientes.

 

Eu sei que vai parecer contraditório mas o meu conselho é:

1. Limpa o mais que puderes e faz uma TPA generosa.

2. A partir daqui, se tiveres um bom filtro, só fazes TPA's de 6 em 6 meses. Só repões para compensar a evaporação. Ao reduzires as TPA's diminuis as flutuações de CO2 e manténs o aqua mais estável.

3. Se tens substrato fértil, tens que ir adicionando micros. Caso contrário tens que fertilizar NPK mais micro 1 vez por semana.

 

Há no fórum do Tom Barr um artigo muito interessante sobre low-tech e que te aconselho vivamente a ler.

 

Abraço,

 

GM

 

 

nao tenho co2?

 

algo na sua resposta esta "mal", em relaçao as algas, por mais que limpe, aparecem sempre, embora agora mt mais lentas.

 

abraços

zxdvfzxxvxcv

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

não tens CO2??? Tens, tens. Qual é o produto da respiração dos peixes? E da actividade microbiana do filtro e substrato? A própria água da torneira tem CO2. O que tu tens é pouco CO2. Como tens pouca luz, não há problema - é um low-tech.

 

Quanto às algas - estas não desaparecem de um dia para o outro. Tens que dar tempo ao tempo.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais