Iniciado - Salgado 400 litros


Recommended Posts

Boas pessoal,

Deixo-vos aqui algumas fotos tiradas a semana passada.

Peço desculpa pela qualidade duvidosa e desfocada de algumas mas ainda estou a tentar melhorar. Foram tiradas com uma lente normal 18-55mm

IMG_8991.JPG

 

IMG_8994.JPG

 

IMG_9029.JPG

 

IMG_9031.JPG

 

IMG_8995.JPG

 

IMG_9001.JPG

 

IMG_9005.JPG

 

IMG_9007.JPG

 

IMG_9008.JPG

 

IMG_9010.JPG

 

IMG_9011.JPG

 

IMG_9013.JPG

 

IMG_9016.JPG

 

IMG_9019.JPG

 

IMG_9020.JPG

 

IMG_9028.JPG

 

Sabem o que isto é? Parece uma alga Vermelha... será grave?

IMG_9026.JPG

 

 

Espero que gostem e podem comentar à vontade :)

Abraços,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo-vos agora umas fotos gerais que não coloquei ontem e algumas brincadeiras que tentei fazer ontem com as Royal Blue a bombar.

Mais uma vez peço desculpa pela qualidade duvidosa de algumas fotos... mas prometo melhorar.

Abraços,

IMG_9037.JPG

 

IMG_8972.JPG

 

IMG_9048.JPG

 

IMG_9049.JPG

 

IMG_9055.JPG

 

IMG_9056.JPG

 

IMG_9059.JPG

 

IMG_9062.JPG

 

IMG_9068.JPG

 

IMG_9057.JPG

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Após ter retirado o falso Gramma Loreto, e tal como referi introduzi 2 Amphirion Percula com 4 cm cada a pensar que estando livres do predador se iam dar finalmente bem.

Os peixes estavam a comer optimamente bem na loja e bem activos.

No aquário andaram a ambientar-se até que se colocaram no canto inferior esquerdo, perto da goniopora.

Pouca actividade, pouco movimento, até que passados 4 ou 5 dias um deles já estava agarrado ao overflow.

Coloquei-os numa rede, mas um deles já não recuperou e morreu. O outro lá está, mas não come nada. Nem flocos, granulado, artemia, misys, crill...

 

Alguém tem uma teoria para a morte dos Palhaços no meu aquário?

O único peixe que vi perto deles foi o Zebrassoma Veliferum, poderá estar a ataca-los? Ou será que os próprios palhaços se atacam um ao outro?

Algum parâmetro da água? Toda a gente diz que os palhaços são dos peixes mais resistentes...

 

Muito obrigado por toda a ajuda.

Abraços,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que poderá ter sido, e visto que estamos a falar de palhaços, foi stress por climatização inadequada... não tendo sido isso há um milhar de possibilidades...

 

Quanto ao sistema está a ficar engraçado... vai postando novidades.

 

Agora é que reparei que tens no aqua oceallaris também... pode ter sido a territorialidade deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que poderá ter sido, e visto que estamos a falar de palhaços, foi stress por climatização inadequada... não tendo sido isso há um milhar de possibilidades...

 

Quanto ao sistema está a ficar engraçado... vai postando novidades.

 

Agora é que reparei que tens no aqua oceallaris também... pode ter sido a territorialidade deles.

Olá Sérgio,

Entretanto ontem estive a aprofundar mais os problemas que diversas pessoas se deparam com mortes de Amphirion's.

Já percebi que a principal causa é o stress e o desenvolvimento de um parasita mortal aos peixes.

A melhor forma de prevenir isso é fazer o banho de água doce, seguido da quarentena em Hiposalinidade a 1010/1012.

É isso que vou fazer, só me falta ter as massas filtrantes para colonizar na sump e posteriormente utiliza-las num filtro externo no aquário de quarentena.

 

Em relação aos Oceallaris... :(

Infelizmente já tive 8 mortes de Oceallaris (4 laranja e 4 pretos) e agora um Percula...

 

Neste momento coloquei o sobrevivente na Sump para não ter "concorrência" dos restantes peixes, até montar a quarentena.

 

Abraço,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo-vos agora umas fotos gerais que não coloquei no post anterior e algumas brincadeiras que tentei fazer a semana passada com as Royal Blue a bombar.

Mais uma vez peço desculpa pela qualidade duvidosa de algumas fotos... mas prometo melhorar.

Abraços,

IMG_9037.JPG

 

IMG_8972.JPG

 

IMG_9048.JPG

 

IMG_9049.JPG

 

IMG_9055.JPG

 

IMG_9056.JPG

 

IMG_9059.JPG

 

IMG_9062.JPG

 

IMG_9068.JPG

 

IMG_9057.JPG

Editado por André Jorge Silva

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Parabéns!!!

 

Está a ficar muito fixe!

Já tiveste mais sorte com os palhaços?

E essa Goniopora como se está a aguentar? Parece estar com bom aspecto, ao contrário da minha que não desenvolve...

 

Põe umas fotos novas!

Abraço

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns!!!

 

Está a ficar muito fixe!

Já tiveste mais sorte com os palhaços?

E essa Goniopora como se está a aguentar? Parece estar com bom aspecto, ao contrário da minha que não desenvolve...

 

Põe umas fotos novas!

Abraço

Olá gonçalo,

Obrigado pelos elogios. Uma pessoa nunca está contente muito menos olhando para os aquários espectaculares de tantos membros do forum. De qualquer forma vamos andando devagarinho que chegaremos lá. :)

Cometi um erro enorme ao introduzir uma anémona sem os devidos cuidados e logo na primeira noite ela meteu-se na vortech. Escusado será dizer que de manhã o aquário estava todo turvo e com muito mau aspecto.

Fiz uma muda significativa de água, os corais aguentaram e os peixes também.

O ultimo palhaço sobrevivente que estava na sump, passei-o para cima quando fui de férias mas infelizmente não aguentou e morreu também. Agora só colocarei um palhaço quando tiver condições para fazer uma quarentena ou se de alguma forma tiver a certeza que as condições do aquário o permitem...

Comprei um filtro Uv que vou montar durante esta semana.

 

Em relação ao corais, a Goniopora e a Catalafylia nunca mais tiveram as mesmas aberturas de antes, apesar de estarem com boas cores.

As Euphylias estão sempre excelentes e agora os zoanthus tem-lhes dado para não abrir.

Mas como não faço TPA há umas semanas e comecei a adicionar Reef energy A e B da RED SEA Care Program, pode ser de algumas dessas coisas...

 

Prometo colocar fotos em brave.

Abraços

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de ver melhor essa área técnica, parece-me que tens aí umas coisas interessantes... podes pôr umas fotos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização:

- Instalei um filtro UV TMC 600 que irá funcionar 8 horas durante a noite.

- Comecei a adicionar Reef energy A e B da RED SEA Reef Care Program - 1ml por cada 100 litros diariamente.

- Fiz uma muda de água ontem e utilizei o sal da RED SEA Pro Salt.

- Mudei o carvão.

De resto continua tudo na mesma: Balling a fazer as dosagens necessárias, filtersock de 200microns e biopellets sempre em funcionamento.

 

Testes hoje:

KH - 9,3

CA - 404

MG - 1340

 

Tirei algumas fotos da parte técnica, finalmente arrumada, do aquário de de alguns corais com mau aspecto.

Por favor dêem opiniões, sugestões, criticas, etc etc etc...

Muito obrigado :)

 

Armário lateral ao aquário para controladores e material:

IMG_0330.JPG

 

Zona inferior do armário com água de reposição, sal e balling Light:

IMG_0331.JPG

 

Sump:

IMG_0333.JPG

 

IMG_0334.JPG

 

UV:

IMG_0335.JPG

 

Alimentação e produtos de adição diária:

IMG_0336.JPG

 

Testes:

IMG_0337.JPG

 

Arrumação:

IMG_0338.JPG

 

Aquário:

Lado Esquerdo:

IMG_0344.JPG

Centro:

IMG_0345.JPG

Direita:

IMG_0346.JPG

 

IMG_0347.JPG

 

IMG_0348.JPG

 

Zoanthus fechados... :(

IMG_0349.JPG

 

Chatalafylia e Euphylia: A Catalaphylia já esteve mais aberta.

IMG_0350.JPG

 

Goniopora pouco abre agora:

IMG_0351.JPG

 

SPS (nome???) que se tem dado muito bem:

IMG_0352.JPG

 

Pocylopora com branqueamentos (estará a morrer?):

IMG_0353.JPG

 

Geral:

IMG_0361.JPG

 

IMG_0358.JPG

 

Abraços!

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

relativamente aos corais... é uma seriatopora caliendrum e o que está a acontecer ao outro é STN (Slow tissue necrosis).

 

Atenção à utilização de UV (e ozono) com sistemas como biopellets, nopox, zeovit, etc.... a UV mata tudo o que é bactérias que o sistema produz para exportar nutrientes.

 

Estás a utilizar água de osmose?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

relativamente aos corais... é uma seriatopora caliendrum e o que está a acontecer ao outro é STN (Slow tissue necrosis).

 

Atenção à utilização de UV (e ozono) com sistemas como biopellets, nopox, zeovit, etc.... a UV mata tudo o que é bactérias que o sistema produz para exportar nutrientes.

 

Estás a utilizar água de osmose?

Sim, a água e de osmose, pq?

Abraço.

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque parecem diatomáceas no areão... problema comum em agua del cano

Uma altura começaram a aparecer-me esta "algas" castanhas. Mas agora estão a desaparecer.

Ontem quando fiz a TPA não tive tempo para aspirar, mas na próxima já aspiro.

relativamente aos corais... é uma seriatopora caliendrum e o que está a acontecer ao outro é STN (Slow tissue necrosis).

Costuma ser provocado pelo quê e de que forma podemos solucionar o problema?

 

Obrigado e abraço,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O STN pode ser provocado por uma serie de razões

 

- Alterações demasiado bruscas na química da água

- Redução drástica de PO4, com resinas por exemplo

- Valores de salinidade, Ca e KH longe dos parâmetros normais

- Carvão activado demasiado agressivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O STN pode ser provocado por uma serie de razões

 

- Alterações demasiado bruscas na química da água

Penso que não tenha tido nada de relevante, até porque já me aconteceu o mesmo a dois frags iguais de há 2 meses para cá. :(

- Redução drástica de PO4, com resinas por exemplo

já tive resina a funcionar na altura que tinha muitas algas, mas já as retirei há cerca de 3 meses.

- Valores de salinidade, Ca e KH longe dos parâmetros normais

Salinidade nunca foge dos 1024 / 1026.

CA esteve a 490 e tenho vindo a baixar com os consumos.

KH andou em baixo, 5/6. Tenho vindo a subir, estando no 9 agora estabilizado.

- Carvão activado demasiado agressivo

Utlizo o carvão num filtro fluidizado da TMC. Meio Kg de cada vez. Quando rebentou a Anemona (há 2 meses), coloquei 1 kg para ajudar a limpar as toxinas. Neste momento voltei a meio kg.

 

Portanto penso que tenho alguns factores que podem estar na base deste STN certo?

Já estou há dois meses a tentar estabilizar de vez mas parece que as coisas demoram...

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão da anemona poderá ter ajudado a destabilizar muito o aqua... o carvão ativado parece-me ser em demasia para o aqua, principalmente estando a utilizar num filtro com corrente forçada. Que tipo de carvão utilizas?

 

Sent from my HTC Desire using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão da anemona poderá ter ajudado a destabilizar muito o aqua... o carvão ativado parece-me ser em demasia para o aqua, principalmente estando a utilizar num filtro com corrente forçada. Que tipo de carvão utilizas?

 

Sent from my HTC Desire using Tapatalk

Olá

Estou a usar carvão da Fauna Marin em pellets.

0,5kg/l achas demasiado?

:gameboy:

Ups...

Abraço

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse Ca neste momento já está bastante baixo...

Quanto ao carvão é de boa qualidade mas 500ml em corrente activa é mto, principalmente com esses valores de nutrientes baixos. Normalmente qdo se coloca em rector deves utilizar cerca de metade da dose.

 

Sent from my HTC Desire using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CA caiu nestes últimos 2/3 dias. Já estou a adicionar o Cloreto de Cálcio para repor os niveis a 420. :)

Em relação ao carvão vou retirar então metade e deixar apenas 250ml.

 

Obrigado pela ajuda.

Abraço,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes a todos,

Hoje trago alguns videos que fiz ontem:

 

Geral do aquário, com algumas coisas boas e outras nem por isso:

http://www.youtube.com/watch?v=vw8rhJwXgaw

 

O funcionamento dos Filtros de Leito Fluidizado. A Grande curiosidade aqui é que ambos os filtros estão ligados a uma bomba de 3000l/h. A derivação é feita em tudo rígido igual para os dois filtros. A única diferença é que um filtro é médio e outro é grande. No filtro médio a movimentação das Biopellets é enorme. No filtro grande, com 250ml de carvão, quase não mexem... Estranho como mais 15 cm de filtro altera tanto a potência da água:

http://www.youtube.com/watch?v=DbkXNBXr5Yo

 

A Sump - Escumador e circulação da água:

http://www.youtube.com/watch?v=Tzc8-Q8Kv2E

 

Pequeno video da Salária que à primeira vista me assustou por causa da total descoloração. Provavelmente por ter estado muito tempo num buraco só com a cabeça de fora. Não sabia que "perdiam" a cor:

http://www.youtube.com/watch?v=F9BIV9s45wM

 

Espero que gostem, comentem, critiquem e ajudem na melhoria!

Abraços,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias,

Sábado foi dia de obras no Reef.

Na altura da montagem, com as pressas e a ignorância de um principiante, tinha colado os tubos de descarga dentro da coluna seca. O que acontece é que o durso tinha ficado muito baixo e a queda de água fazia muito barulho. Como os tubos abaixo da coluna seca também estavam colados, não conseguia desapertar os passa muros para resolver a questão.

Depois de muita analise, decidi cortar o tubo abaixo do passa muros, para assim conseguir desaperta-lo, retirar a parte que está dentro da coluna seca, corta-la também e colocar um acrescento (desta vez sem colar) smile.png

Na parte de baixo voltei a colocar uma peça de passagem, para "colar" de novo.

Correu tudo bem e agora o ruido diminiui significativamente.

 

Uma vez que andava a mexer nas tubagens tive mais duas ideias:

1 - Coloquei a saída do retorno do lado direito do aquário (estava na zona de saída o que me pareceu que implicava com o pente de saída de água). ficou optimo!

2 - Tinha um furo na coluna seca para Ladrão, mas nem sequer tinha as ligações de baixo feitas, por isso se tivesse algum azar havia inundação na mesma. frown.png Resolvi utiliza-lo também para descarga e direccionei essa descarga para os filtros fluidizadores. Ainda não fiz a ligação mas irei utiliza-la para um dos filtros (provavelmente o que carvão).

 

Já que era dia de obras resolvi dar uma nova "casa" aos meus discus. Também são peixes e merecem o melhor.

 

Amanhã coloco videos.

 

Abraços,

AJS

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.