Iniciado - Salgado 400 litros


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Olá.

 

Acho que não deves ter circulação na sump.

Se formos a ver, a sump é também um filtro mecânico do nosso aquário. Toda a sujidade que se vai acumulando lá, deve ficar lá, e ser aspirada/retirada com a devida frequência.

Teres uma circulação muito grande na sump só vai fazer com que percas rendimento na escumação, e eventualmente devolvas alguma dessa sujidade ao aquário através da bomba de retorno.

 

Por isso, se tens a sump suja... limpa-a :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

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Boa noite André,

 

Tenho estado a ler o teu tópico e sinceramente partilho a tua tristeza porque também já passei por isso. É horrível ver os corais a definharem e não sabermos o que fazer.

Pese embora a tristeza, julgo que devemos tirar conclusões e tentar perceber o que correu mal.

 

Das várias opiniões que foram dadas, concordo com algumas e discordo de outras, no entanto vou-te deixar algumas considerações que aprendi com algo semelhante que aconteceu no meu aqua.

 

CYANOS

1. Já tive várias vezes cyanos e reparai que elas não matam corais. Apenas cobrem zonas mortas que se aumentarem dão a sensação de estarem a matar o coral.

 

2. A ORIGEM DAS CYANOS: Excesso de PO4. Da minha experiência, apesar de ter PO4= 0.04 (bastante baixo), as cyanos apareciam na mesma.

Apercebi-me que surgem sempre em zonas de acumulação de detritos, pelo que, apesar de na coluna de água os valores de PO4 estarem baixos nessas zonas de acumulação de detritos os valores de PO4 são altos o que vão alimentando a proliferação das cyanos.

 

3.Tratamento: Aspiração das zonas de detritos e as próprias Cyanos. Método ZEOVIT durante vinte dias (dia sim dia não ZEOBAK, ZEOFOOD e ZEOSTART nas quantidades para aquários com excesso de nutrientes), resultou sempre.

 

O QUE PROVOCOU A MORTE DOS CORAIS

 

1. Percebi que os teus níveis de NO3 estavam a zero. Corrige-me se estiver errado.

Quando tive pellets passado 1 ano de sucesso, comecei com os corais a branquear nas bases e a proliferar. Ao medir o NO3 estava a zero (todos os meus testes são da deltec de grande precisão e fiabilidade). Passado duas semanas de parar com as pellets, aumentar os regimes de alimentação e diminuindo as TPA's os NO3 passaram para 0,25 ppm e na mesma altura os corais começaram a recuperar as cores e o tecido vivo voltou a cobrir as zonas mortas.

 

2. Sempre que fazias TPA's com água do mar isenta de nutrientes NO3=0, estavas a diminuir cada vez mais os nutrientes (NO3), aumentando a velocidade de perda do tecido vivo, aumentando assim as zonas cobertas de cyanos.

 

Interpreta o acima exposto como uma partilha da minha experiencia e observação continua de variações, crashes e recuperações no meu aqua.

De momento tenho dificuldade em manter níveis de nitratos superiores a zero, sempre que baixam dos 0,25 ppm noto de imediato o que descrevi acima.

 

Espero ter ajudado.

 

Um grande abraço e boa recuperação.

Editado por Mega
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Boa noite André,

 

Tenho estado a ler o teu tópico e sinceramente partilho a tua tristeza porque também já passei por isso. É horrível ver os corais a definharem e não sabermos o que fazer.

Pese embora a tristeza, julgo que devemos tirar conclusões e tentar perceber o que correu mal.

 

Das várias opiniões que foram dadas, concordo com algumas e discordo de outras, no entanto vou-te deixar algumas considerações que aprendi com algo semelhante que aconteceu no meu aqua.

 

CYANOS

1. Já tive várias vezes cyanos e reparai que elas não matam corais. Apenas cobrem zonas mortas que se aumentarem dão a sensação de estarem a matar o coral.

 

2. A ORIGEM DAS CYANOS: Excesso de PO4. Da minha experiência, apesar de ter PO4= 0.04 (bastante baixo), as cyanos apareciam na mesma.

Apercebi-me que surgem sempre em zonas de acumulação de detritos, pelo que, apesar de na coluna de água os valores de PO4 estarem baixos nessas zonas de acumulação de detritos os valores de PO4 são altos o que vão alimentando a proliferação das cyanos.

 

3.Tratamento: Aspiração das zonas de detritos e as próprias Cyanos. Método ZEOVIT durante vinte dias (dia sim dia não ZEOBAK, ZEOFOOD e ZEOSTART nas quantidades para aquários com excesso de nutrientes), resultou sempre.

 

O QUE PROVOCOU A MORTE DOS CORAIS

 

1. Percebi que os teus níveis de NO3 estavam a zero. Corrige-me se estiver errado.

Quando tive pellets passado 1 ano de sucesso, comecei com os corais a branquear nas bases e a proliferar. Ao medir o NO3 estava a zero (todos os meus testes são da deltec de grande precisão e fiabilidade). Passado duas semanas de parar com as pellets, aumentar os regimes de alimentação e diminuindo as TPA's os NO3 passaram para 0,25 ppm e na mesma altura os corais começaram a recuperar as cores e o tecido vivo voltou a cobrir as zonas mortas.

 

2. Sempre que fazias TPA's com água do mar isenta de nutrientes NO3=0, estavas a diminuir cada vez mais os nutrientes (NO3), aumentando a velocidade de perda do tecido vivo, aumentando assim as zonas cobertas de cyanos.

 

Interpreta o acima exposto como uma partilha da minha experiencia e observação continua de variações, crashes e recuperações no meu aqua.

De momento tenho dificuldade em manter níveis de nitratos superiores a zero, sempre que baixam dos 0,25 ppm noto de imediato o que descrevi acima.

 

Espero ter ajudado.

 

Um grande abraço e boa recuperação.

Olá Mega,

Muito obrigado pelos comentários e ajudas.

Ainda sou muito novo e inexperiente nisto dos salgados por isso todas as ajudas e criticas são muito bem vindas.

 

Em relação aos Cianos,a conclusão a que cheguei (posso estar errado) foi que tinha má circulação. As minhas ilhas de rochas são bastante grandes e tinhas as duas vortech's do mesmo lado. Aspirei várias vezes as cianos e alterei o posicionamento dos bombas assim como meti mais uma WP-40. O problema aparentemente resolveu-se.

 

Mas eu parvo passado umas semanas fui fazer um tratamento para as ditas cianos, a dose parece-me ter sido exagerada o que provocou o crash do sistema e a morte de muitos corais. O Oxigénio deve ter sido insuficiente para os SPS's sobreviverem.

 

Em relação aos Nitratos, sim penso que estão sempre muito próximo de zero e neste momento tenho PO4 a 0,03.

Não sei se estou errado mas acho que quem usa UNLS tem que compensar com aditivos, zeovits e afins.

 

Neste momento o aquário parece-me estar estável de novo. Estou apenas a acertar devagarinho o KH (10), CA (330) e MG (1300), para depois começar a introduzir frags novos para ver a reacção.

 

Peixes apenas vou introduzir mais para a frente porque tenho tido muito azar com os mesmos. Quando decidir na introdução de novos terei que fazer quarentena.

 

Abraços.

André Jorge silva

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  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
Boas,

Continuação das obras com o projecto já montado:

Venham de lá essa criticas ferozes :ymapplause:

IMG_2173.JPG


IMG_2175.JPG


IMG_2179.JPG


IMG_2180.JPG


E já recebi o novo depósito para a água de reposição (150 litros), para ficar mais arrumadinho e para ter menos problemas na férias.

E os novos depósitos para o Balling (mais de 10 litros)

Por mais este excelente trabalho o meu muito obrigado ao Rui melo. És grande! :ymapplause:

IMG_2182.JPG


Abraço.

André Jorge silva

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  • 2 semanas depois...

Olá André,

 

O aquário parece estar a recuperar a bom passo...

 

Tempo e estabilidade acabam por dar frutos.

 

Se bem percebi, esse gingarelho de tubagens vai servir para alimentar os reactores, certo? Já está montado? Tem bom aspecto. :)

 

 

Abraço

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  • 2 semanas depois...

Olá André,

 

O aquário parece estar a recuperar a bom passo...

 

Tempo e estabilidade acabam por dar frutos.

 

Se bem percebi, esse gingarelho de tubagens vai servir para alimentar os reactores, certo? Já está montado? Tem bom aspecto. :)

 

 

Abraço

Boas André,

Obrigado pelo feedback.

É verdade, aparentemente o aquário está a recuperar devagar e agora já parece estabilizado.

Estou com os nutrientes demasiado baixos e a cor dos corais está um pouco pálida. Vou optar por começar a dosear KZ Coral Vitalizer e KZ Amino Acid Concentrate para ver como reagem.

A Acropora SP verde (parecida com uma Stagorn) está a branquear na base. Não sei o que se passará.

Mas como tive 3 semanas fora pode ter sido disso. Vou fazer TPA esta semana para ver como regaem.

 

O Gingarelho das tubagens é exactamente para alimentar todos os reactores e o retorno. Já está montado e em funcionamento.

Tudo alimentado por uma Bomba DC 10.000litros.

Está neste momento apenas a alimentar o reactor de zeolitos, carvão e retorno. Fica com três torneiras livres para outro reactor, UV e TPA's.

 

Vou tirar fotos e postarei.

Abraço.

André Jorge silva

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Boas,

Testes após 3 semanas sem mexer no aquário:

KH: 7,0

CA: 485

MG: 1305

K: 290

NO3: 0,00

PO4: 0,02

 

Nada mau. Os corais apresentam-se de boa saúde talvez a sofrer um pouco dos nutrientes baixos demais e sem alimento.

A aeroporto sp verde parece-me estar a branquear na base...

 

Vou tirar fotos para colocar.

Abraço.

 

 

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André Jorge silva

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André isso dá a impressão de ser um rtn.. que valor esta o kh?

 

De resto a coralada esta com boa cor alguns com boa formação de base o que não faz sentindo com os carbonatos muito baixos

Boas Hugo, muito obrigado pela ajuda.

O KH está a 7,0 medidos Terça feira com salifert. Tenho estado estável há bastante tempo.

Nunca entendi bem mas os meus corais sempre cresceram apenas na base. Mas como nao sou grande entendido...

Apenas estou a tentar manter estabilidade e seguir algumas ideias que vou lendo por aqui :)

Vou investigar o rtn...

 

 

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André Jorge silva

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Uma correcção no teu caso é mais um stn

Boas,

Muito obrigado pela ajuda.

Achas que devo fragar o coral para tentar salva-lo?

Ou retira-lo do aquário e dar-lhe uma banho de alguma coisa (o que)?

 

Abraço.

André Jorge silva

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  • 1 mês depois...

Ola.

 

André se o sistema fosse meu desligava o escumador uns 4 dias por semana.. e deixava de adicionar qualquer tipo de produto bem como o reactor também o desligava.

 

Não quer dizer que o sistema esta feio mas tens uma falta de nutrientes acentuada e os sps da-me a sensação de estarem pálidos(fome) eles também querem alguns nutrientes, pouco mas não pode ser 0, tens cianos com toda certeza..

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Ola.

 

André se o sistema fosse meu  desligava o escumador uns 4 dias por semana.. e deixava de adicionar qualquer tipo de produto bem como o reactor também o desligava. 

 

Não quer dizer que o sistema esta feio mas tens uma falta de nutrientes acentuada e os sps da-me a sensação de estarem pálidos(fome) eles também querem alguns nutrientes, pouco mas não pode ser 0, tens cianos com toda certeza..

Olá Hugo, antes de mais obrigado pelos conselhos.

Eu nao tenho mesmo olho para perceber quando os corais estão pálidos e com falta de nutrientes :(

Para ajudar a perceber os problemas, deixo o estado actual do aquario:

Escumador Vertex Alpha cone 250

Reactor de zeolitos com 1kg de pedras KZ

Reactor com meio litro de carvão activo

Adiciono 0, 4ml de zeostart de manha e à noite e abano as pedras,

Zeobak 4 gotas ao domingo e quarta

Coral Vitalizer 4 gotas terca e sábado

Aminoacid 4 gotas segunda e quinta

 

Há duas semanas estava a adicionar o coral vitalizer e aminoacid diariamente mas apareceram as cianos e oensei que estava relacionado por isso diminui.

 

Achas que devo para mesmo o escumador assim tantos dias? Não é prejudicial?

 

Em relacao as dosagens, algum comentario? Mais? Menos? Outros?

 

Obrigadao pelos conselhos!

Abraço

 

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André Jorge silva

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Há duas semanas estava a adicionar o coral vitalizer e aminoacid diariamente mas apareceram as cianos e oensei que estava relacionado por isso diminui.

 

Achas que devo para mesmo o escumador assim tantos dias? Não é prejudicial?

 

Em relacao as dosagens, algum comentario? Mais? Menos? Outros?

 

Obrigadao pelos conselhos!

Abraço

 

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André vou tentar dar uma ajuda para tirares conclusões e comparares com a tua experiência que ja foste adquirindo,

 

Um aquário de recife para sps tem de manter um equilíbrio em alguns parâmetros que juntos em blocos fazem toda a diferença.

 

Um bloco que te esta a fazer quase perder a cabeça esta nos nitratos e fosfatos, este dois fazem parte do recife o fosfato é um elemento mineral de grande importância para o funcionamento de grande parte dos organismo entre os quais as algas, algas essas que no nosso caso são as zooxantelas que vivem num esqueleto de carbonato de cálcio ( ja se fala nele mais ha frente) e que são elas que dão a cor que nos vemos, ora se temos um ambiente sem fosfato não podes ter essa alga a proliferar e acaba mesmo morrer normalmente fica muito clara, se tiveres um valor alto a alga prolifera e acaba por ficar castanha acabando mesmo assim por morrer por excesso. Em jeito mais de aquariofilista o ideal para o nosso olho será valores na casa entre 00.2 a 00.8 de fosfato em que em alguns corais podem ter mais contrate de cor mesmo com 0.12.

Nitrato, é um excelente adubo para qualquer ser vivo que faça fotossíntese, atenção que não podem ser valores muito alto porque tudo o que é bom e demais mata.. aqui sera sempre um ponto de debate mas nos anos que ando na aquariofilia os melhores sps em cores são com no3 acima de 2.5 e num max de 10 faz sentido?

 

 

No teu caso andré tens um escumador que para o teu sistema é uma brutalidade isso rapa tudo não sobra nada, podes e deves não desligar mas regula mal o bicho para não tirar grande coisa, os produtos que esta a meter não fazem sentido porque se tens baixos nutrientes quase todos são para baixar mais o reactor e mais um para desnitrificar logo menos no3. tens de fazer os valores subir e depois controlar e ires acertando com o que tens para não subirem demais.

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André vou tentar dar uma ajuda para tirares conclusões e comparares com a tua experiência que ja foste adquirindo,

 

Um aquário de recife para sps tem de manter um equilíbrio em alguns parâmetros que juntos em blocos fazem toda a diferença.

 

Um bloco que te esta a fazer quase perder a cabeça esta nos nitratos e fosfatos, este dois fazem parte do recife o fosfato é um elemento mineral de grande importância para o funcionamento de grande parte dos organismo entre os quais as algas, algas essas que no nosso caso são as zooxantelas que vivem num esqueleto de carbonato de cálcio ( ja se fala nele mais ha frente) e que são elas que dão a cor que nos vemos, ora se temos um ambiente sem fosfato não podes ter essa alga a proliferar e acaba mesmo morrer normalmente fica muito clara, se tiveres um valor alto a alga prolifera e acaba por ficar castanha acabando mesmo assim por morrer por excesso. Em jeito mais de aquariofilista o ideal para o nosso olho será valores na casa entre 00.2 a 00.8 de fosfato em que em alguns corais podem ter mais contrate de cor mesmo com 0.12.

Nitrato, é um excelente adubo para qualquer ser vivo que faça fotossíntese, atenção que não podem ser valores muito alto porque tudo o que é bom e demais mata.. aqui sera sempre um ponto de debate mas nos anos que ando na aquariofilia os melhores sps em cores são com no3 acima de 2.5 e num max de 10 faz sentido? 

 

 

No teu caso andré tens um escumador que para o teu sistema é uma brutalidade isso rapa tudo não sobra nada, podes e deves não desligar  mas regula mal o bicho para não tirar grande coisa, os produtos que esta a meter não fazem sentido porque se tens baixos nutrientes quase todos são para baixar mais o reactor e mais um para desnitrificar logo menos no3. tens de fazer os valores subir e depois controlar e ires acertando com o que tens para não subirem demais.

Boas Hugo,

Entendi tudo. Por acaso nao tinha noção que o coral Vitalizer e o aminoacid serviam para baixar nutrientes...

Nos ultimos meses tenho tido apenas a preocupação de estabilizar parametros, sem grandes choques e com o minimode mexidas.

Penso que isso esta a ser conseguido. Agora só falta ajustar o mais dificil, como dizes po4 e no3.

Vou seguir os teus conselhos e vamos ver no que dá!

;)

Obrigado!

 

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André Jorge silva

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Entendi tudo. Por acaso nao tinha noção que o coral Vitalizer e o aminoacid serviam para baixar nutrientes...

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Olá André,

Agora aqui...

O Coral Vitalizer e os AAs, não servem para baixar os nutrientes, antes pelo contrário...

O que serve para baixar os nutrientes, são os zeolitos, o Zeostart 3 e o escumador; diminui transitóriamente o Start para metade, para fazeres subir o PO4 e sobretudo o NO3.

Abraço

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  • 2 semanas depois...

Boas,

Parece que o transformador de uma vortech decidiu pifar.

Aconselham a comprar um transformador da marca (sao made in china e parecem bem manhosos), ou qualquer um serve desde wue tenha a mesmas características?

Obrigado desde ja pela ajuda.

Abraço

 

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André Jorge silva

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um q tenha as mesmas caracteristicas serve, penso ser 24v 3amperes.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

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De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

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