duvidas Plantas


LuisBarroso

Recommended Posts

Boas Pessoal sou novo no que diz respeito a isto tudo, estou a montar um aquário de 50Lt 60x30x30..

já tenho tudo para o por a trabalhar no ciclo só me faltam as plantas...

uma das duvidas é comprei substrato sera 2,4kg chega para estas dimensões?

qual a ordem do aterro? tipo 3cm da areia, substrato, 1cm de areia?

 

outro coisa que me esta a fazer pensar é o CO2 li que nem todas a plantas necessitam de CO2 adicional (já li como fazer um caseiro) mas será que não consigo ter um aquario sem C02 adicional Plantado?(escolhendo só aquela plantas que não necessitam tanto de CO2)

 

poderiam-me indicar algumas plantas?

 

sei que a frente tem que ser plantas baixas, no meio já podem ser maiores um bocado e a traz podem ser grandes para servir se fundo..

 

se for possivel dar algumas ideias ficava grato pois não queria estar a fazer asneira!

 

Cumps! Luis Barroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro colega vou-te dar umas dicas que apesar de eu ser pouco entendido,penso que te vão ajudar pois me ajudaram imenso á uns meses atrás quando tinha a mesma duvida que tu....

Primeiro : pega-se no substrato e coloca-se uma camada no fundo do aquário. Eu utilizo uns 2 cms, mais ou menos.

 

Segundo : De seguida , temos este passo que pode ou não ser importante. Entre o substrato e a camada de areão que ficará no topo do aquário pode-se colocar um cm de areia fina de rio, que ajuda a evitar a passagem de nutrientes para a coluna de água. Eu no meu tenho areia a fazer a divisão.

 

Terceiro : Colocar uma camada generosa de areão por cima. Eu ponho para uns 3 cms no minimo, mas depende da quantidade de substrato. Se pusermos uns 2 cms de substrato colocaria uns 3 cms de areâo por cima.

 

Quarto : Muito importante Aqui é que está o segredo. Nunca se deve encher o aquário no dia em que se monta o seu fundo. Deve.se encharcar o substrato durante uns dias, e só depois encher. Eu passei uma semana de estar encharcado, adicionei uns litros de água e retirei-os para levar com esses litros logo a maior parte do excesso inicial de nutrientes. De seguida encho na totalidade.

 

Quinto : ARRANCAR SEMRPE O AQUÁRIO COM PLANTAS EM BOA QUATIDADE! dê preferência a plantas de crescimento rápido, para auxiliar no combate aos booms de nutrientes e algas iniciais. Sugestão de plantas iniciais : sessiflora , lemna minor,cabomba,Echinodorus, Cardamine lyrata (que filtra um pouco a luz e consome nutrientes directamente da coluna de água.

 

Em relação ao CO2,eu acho que deves colocar .É sempre bom ,pelo menos de vez em quando com o sistema caseiro,porque se colocares bastante plantas o ciclo do proprio aquario não vai ser suficiente para elas

 

Abraço caro amigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dá uma olhada e leitura nisto aqui...é do Takashi Amano(um pró dos prós)é super completo ,didatico e decerto que te tirará todas as duvidas

My link

 

Qualquer coisa mais põe e dispõe....Outra coisa além de todo o substrato ainda coloco húmmus de minhoca tratado junto com o substrato,se quiseres uma explicação avisa.Como estou na fase de montagem do meu plantado podemos ser uma ajuda mútua.

Editado por João Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luis,caso o primeiro link não te dê acesso tenta com este:

My link

 

já li tudo...muito bem explicado.

o que ele fala aquilo é um "dom" e muita pratica..

 

quando escolher plantas vou tentar olhar as dicas dele mas não vai ser fácil...;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais