Ajuda com overflow D.I.Y.


Recommended Posts

Boas

Montei uma mini bateria de 2 aquarios e uma sump numa estante de 3 prateleiras. Para utilizar a sump para os 2 aquas , montei um sistema de overflow D.I.Y. e pus uma bomba SUNSUN de 1600 lt/h a dividir para os 2 aquas.

Agora o meu problema é o seguinte , o meu overflow foi feito com tubo de 32 mm e no formato da imagem em baixo , somente , como são 2 aquarios fiz 2 em serie , um para cada aqua , montei tudo e agora não sei como "sangrar" de modo a fazer o efeito cifão.

overflowc.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O problema é que já tenho tudo montado e colado e não tenho como fazer isso.

A minha ideia era tentar chupar pelo tubo de cima e tapar a parte da sump , para a a agua dos 2 aquas entrar nos respectivos overflow . Mas não tenho pulmões para isso....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar a dizer mal, mas se colocares uma saca de plástico grande dentro do aqua com um volume considerável de agua dentro, seguras a boca da saca na entrada do tubo de forma a que a agua não passe pelo lado e apertas a saca, obrigando a agua a entrar no tubo e empurrar o ar.

 

Assim de repente...! Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar a dizer mal, mas se colocares uma saca de plástico grande dentro do aqua com um volume considerável de agua dentro, seguras a boca da saca na entrada do tubo de forma a que a agua não passe pelo lado e apertas a saca, obrigando a agua a entrar no tubo e empurrar o ar.

 

Assim de repente...! Cumps

Boas

Consegui "ferrar" o overflow , mas agora o problema é que a bomba é demasiado potente para os overflow , e os aquas transbordam.

Tenho que arranjar uma menos potente, a actual faz 1600lt/h a dividir pelos 2 aquas e o overflow foi feito com tubo de 32 mm e não dá vazão á agua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Consegui "ferrar" o overflow , mas agora o problema é que a bomba é demasiado potente para os overflow , e os aquas transbordam.

Tenho que arranjar uma menos potente, a actual faz 1600lt/h a dividir pelos 2 aquas e o overflow foi feito com tubo de 32 mm e não dá vazão á agua...

 

 

nao é preciso comprar outra metes um tê no tubo de saida da bomba e um passador e abres e assim a agua fica de novo na sump e reduzes ao caudal para equilibrar a entrada e a saida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao é preciso comprar outra metes um tê no tubo de saida da bomba e um passador e abres e assim a agua fica de novo na sump e reduzes ao caudal para equilibrar a entrada e a saida

Boas

Como disse consegui ferrar o overflow , mas a descarga é demasiado lenta , muito lenta mesmo. Não sei o que fazer para remediar , será que o tubo de 32 mm é demasiado pequeno ?

Mesmo com a bomba a dividir metade para a sump e a outra metade para os 2 aquas só aguenta cerca de 5 minutos até começar a transbordar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

Boas tardes a todos,

Basicamente estou com o mesmo problema alguém tem ideias de como resolver?

Que parâmetros/medidas devo verificar no overflowinvertido?

Tenho a o tubo PPR de 25'' ( que julgo ser equivalente ao PVC 3/4 pois o diametro interno deve ser aproximadamente  20) dentro do aquário aproximadamente a uns 10cm da superfície, depois no final o T que faz o nível de descarga da água apontado para o centro da tubagem. Mesmo deixando encher um bom bocado acima do nível dos tubos a descarga é "estupidamente" lenta e não percebo porque....?

Já verifiquei se estava bem sem ar... E a bomba que deve estar com uns 650l/h mesmo assim está a ser demais.... Na net vejo tantos iguais com uma descarga (até exageradamente) enorme...

Agradeço toda a ajuda,

Duarte M B Franco

Editado por duarteacores
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...