Os peixes vem respirar a superficie!!!


Diogo607

Recommended Posts

Boas,

Tal como o titulo indica, os meus peixes vem todos respirar a superficie... ate mesmo corydoras...

Alguem sabe do que se possa tratar? tou a ficar preocupado...

O aqua tem 150 litros (plantado) e tem 7 nariz bebados, cerca de 30 guppys (±70% alevins), 1 ancistru, 3 corydoras, 1 tartaruga e um lagostim, (procambarur sp)

Aguardo respostas, cups

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tal como o titulo indica, os meus peixes vem todos respirar a superficie... ate mesmo corydoras...

Alguem sabe do que se possa tratar? tou a ficar preocupado...

O aqua tem 150 litros (plantado) e tem 7 nariz bebados, cerca de 30 guppys (±70% alevins), 1 ancistru, 3 corydoras, 1 tartaruga e um lagostim, (procambarur sp)

Aguardo respostas, cups

 

 

Boas,

 

Certamente tem falta de oxigénio na água

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Como está o aqua a nível de filtragem? tem caudal suficiente? Está a fazer movimento de água à superfície? É que as minhas corys fazem isso mas os tetras não.

Tenta dar mais alguns detalhes a nível do setup do aqua para que possamos ajudar de forma mais eficiente.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Como está o aqua a nível de filtragem? tem caudal suficiente? Está a fazer movimento de água à superfície? É que as minhas corys fazem isso mas os tetras não.

Tenta dar mais alguns detalhes a nível do setup do aqua para que possamos ajudar de forma mais eficiente.

Cumps

 

 

Boas,

Eu penso que a filtragem nao seja a melhor... mas nao tenho dinheiro para comprar outro filtro, mas talvez esteja na altura de investir...

tenho um ehein classic 2213...

 

 

como resolvo se for falta de O2? meto aquelas bolhas de ar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu penso que a filtragem nao seja a melhor... mas nao tenho dinheiro para comprar outro filtro, mas talvez esteja na altura de investir...

tenho um ehein classic 2213...

 

 

como resolvo se for falta de O2? meto aquelas bolhas de ar?

Boas é assim as corydoras é normal virem respirar a superficie, os guppies também gostam de estar á superficie,

o filtro que tens chega perfeitamente para os teus 150L, agora para teres O2 no aqua precisas ter algum movimento na superficie da água,

é o fluxo da água que sai do filtro que produz o2 verifica se a saida da água do filtro bem colocado,não metas as bolhas de ar porque isso

não produz o2 mas sim o contrario um ligeiro movimento á tona de água é suficiente para produzir o2.

Mede os niveis de ph, nitratos, nitritos e amonia pode vir dai o problema.

Abraço

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas é assim as corydoras é normal virem respirar a superficie, os guppies também gostam de estar á superficie,

o filtro que tens chega perfeitamente para os teus 150L, agora para teres O2 no aqua precisas ter algum movimento na superficie da água,

é o fluxo da água que sai do filtro que produz o2 verifica se a saida da água do filtro bem colocado,não metas as bolhas de ar porque isso

não produz o2 mas sim o contrario um ligeiro movimento á tona de água é suficiente para produzir o2.

Mede os niveis de ph, nitratos, nitritos e amonia pode vir dai o problema.

Abraço

 

as minhas corys nao faziam isso... os guppys nem estava preocupado... mas o que me preocupou seriamente foram os tetras :s

 

Eu tinha a saida de agua do filtro dentro de agua, ontem tirei agua de maneira a que a saida de agua ficasse mais alta e ja notei que eles nao vem ca assima tanto :)

 

Eu so tenho teste de PH, GH e CO2... o ph ta por volta dos 7,3 os outros testes nao os sei usar (tenho porque mos deram recentemente), mas vou descobrir e ja digo qualquer coisa.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é suficiente, eu no meu 120lt tenho um 2215 mas só porque achei que com mais caudal conseguiria agitar a agua em todo o comprimento do aqua. De momento faz os testes que tiveres, se achares conveniente faz uma tpa (pode não ser a solução mas pode ajudar), e certifica-te que o filtro agita a água à superfície. Depois aguarda um pouco a ver se está a ir ao sítio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, podes estar com um pico de nitritos, causado por excesso de matéria orgânica no aquário, ou apenas com falta de oxigénio na água. No Verão, como a temperatura da água sobe, é mais frequente acontecerem essas chatices. Eu faria uma tpa valente (de uns 50% da água) e aumentaria a oxigenação, com uma bomba de ar ligada a um ou dois difusores. Geralmente dá conta do recado.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Primeiro que tudo queria agradecer-vos por me estarem a ajudar

 

ok, farei a tal tpa

 

Os tetras voltaram a ir la acima respirar...

 

Agora fiquei baralhado em relaçao à bomba de ar... isso resolve a situaçao ou nao? XD o membro PST diz que sim e o membro Tkdrangon diz que nao lol

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, só posso falar pela minha experiência. A bomba de ar não resolve o problema, mas ajuda a atenuar as suas causas, ao promover mais trocas gasosas à superfície. Nota-se a diferença no comportamento dos peixes. É óbvio que o essencial é fazer as tpa e monitorizar os parâmetros e o comportamento da fauna...

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não metas as bolhas de ar porque isso

não produz o2 mas sim o contrario

 

????

 

As bombas de ar não "produzem" nada. Como o nome indica, "bombeiam" para o aquário o mesmo ar que respiramos, cuja composição é de aproximadamente 78% de nitrogénio, 21% de oxigénio e 1% de uma série de outros químicos.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

????

 

As bombas de ar não "produzem" nada. Como o nome indica, "bombeiam" para o aquário o mesmo ar que respiramos, cuja composição é de aproximadamente 78% de nitrogénio, 21% de oxigénio e 1% de uma série de outros químicos.

 

Bom, isso era tudo o que eu precisava de saber xD

ok vou comprar isso ainda esta semana, dois difusores certo? como e que ligo os dois a mesma bomba? xD peço desculpa e que nunca tive isso :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há bombas com duas saídas. Também podes ligar uma saída a um pequeno bocado de tubo e este a uma peça de plástico que divide o ar para duas ou mais saídas (não me lembro do nome da peça).

Tem em conta que, como disse, isto ajuda apenas a atenuar a situação. O ar que é bombeado para o aquário regressa à superfície. Mas ao fazê-lo promove as tais trocas gasosas...

 

Não te esqueças das TPA (trocas parciais de água), de preferência tratando a água nova para esta não vir com cloro. Depois da maior, podes criar a rotina de fazer uma TPA de 20% do volume do aquário por semana.

 

Cumps

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há bombas com duas saídas. Também podes ligar uma saída a um pequeno bocado de tubo e este a uma peça de plástico que divide o ar para duas ou mais saídas (não me lembro do nome da peça).

Tem em conta que, como disse, isto ajuda apenas a atenuar a situação. O ar que é bombeado para o aquário regressa à superfície. Mas ao fazê-lo promove as tais trocas gasosas...

 

Não te esqueças das TPA (trocas parciais de água), de preferência tratando a água nova para esta não vir com cloro. Depois da maior, podes criar a rotina de fazer uma TPA de 20% do volume do aquário por semana.

 

Cumps

 

 

Boas, eu faço semanalmente tpas de 20%.

Por vezes ate faço mais que uma vez por semana! quando acho que esta a precisar!, esta semana fiz 2, e estou a meio da tal que me recomendaste de 50%.

Trato sempre a agua com sera aquatan.

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

????

 

As bombas de ar não "produzem" nada. Como o nome indica, "bombeiam" para o aquário o mesmo ar que respiramos, cuja composição é de aproximadamente 78% de nitrogénio, 21% de oxigénio e 1% de uma série de outros químicos.

É assim ao contrario do que se pensa, a corrente de bolhas de ar produzida por um difusor pouco aumenta a quantidade de oxigenio dissolvido na agua

porque as bolhas alcançam a superficie demasiado depressa para que o oxigenio tenha tempo de difundir-se o que não que dizer que as bombas não tenham funções importantes

no aquario visto estas serem essenciais para accionarem alguns sistemas de filtragem,mas tambem com a corrente que estes produzem melhora a circulação

da agua em torno do termostato evitando os pontos quentes da agua e garante que a agua a superficie rica em oxigenio circule por todo o aquario ( isto sim é o que faz

não produz propriamente oxigenio). O que eu quis alertar no Diogo foi o facto de ele ao meter a bomba de ar poderá não resolver o problema dele visto os peixes

não nadarem a superficie só por falta de o2 mas tambem quando o niveis de nitritos ou amonia estão altos e visto ele ter o filtro a tona de agua certamente o movimento

que este produz na agua ser o suficiente para a produção de o2 no aqua.Mas claro Diogo se queres colocar a bomba mal não faz até pelo contrario como referi em cima

tem bastantes beneficios no aquario.

Abraço

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bombas de ar

Uma bomba de ar bombeia o ar que borbulha dentro do seu aquário. Uma bomba de ar serve dois propósitos. Primeiro, assegura que o seu aquário mantém uma adequada concentração de oxigénio. Uma bomba de ar NÃO é necessária para este objectivo, desde que o aquário mantenha um movimento de água adequado juntamente com alguma agitação da superfície. Este é geralmente o caso quando se usa um filtro externo. Em segundo lugar, as bombas de ar podem ser utilizadas para forçar a água a circular através de um filtro. Se for usado um filtro de fundo, por exemplo, uma bomba de ar produz bolhas que forçam a água a subir no tubo do filtro, forçando a água a circular pelo filtro. Em grandes aquários, cabeças motorizadas efectuam a mesma função. Assim uma bomba de ar não é necessária, desde que o aquário possua uma boa circulação de água.

Retirei isto onde podes ler a função especifica de cada equipamento.

 

Equipamentos àgua doce

Editado por Tkdragon
Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

O problema que nos transmites a meu ver passa por excesso de carga orgânica conforme te foi indicado e por um provável pico de amónia.

Não é normal ao contrário do que foi dito, que as corydoras venham a superfície, as mesmas só tem esse comportamento quando a água incorpora pouco oxigénio.

Um peixe de fundo é de fundo, não vem respirar a superfície.

Teres essa quantidade de peixes todos, faz com que tenhas que fazer TPAs certinhos pois tantos animais a libertar dejectos, como deves compreender só te irão poluir a água.

Pior, é que tens uma tartaruga junta no teu comunitário, e isso sim é muito grave.

Primeiro porque te suja água rapidamente, segundo porque necessitam de espaços "secos" que provavelmente não tem, terceiro gostam de águas paradas e pouco profundas e quarto, metade dos teus alevins servem lhe de alimento, já para não falar que vai crescer e vais ter sérios problemas.

Tartarugas não são animais para se ter em aquários de peixes e provavelmente esse excesso de amónia, é derivado em grande parte por ela.

Meteres pedras difusoras a meu ver não te vai adiantar de nada, por mais que te introduza oxigénio na água, se ela está poluída, a solução é purificar a mesma e isso só com TPAs, limpeza do areão com um aspirador (fazes isso regularmente?) e retirar a tartaruga desse aquário.

Para além do mais, com tantas pedras difusoras que te estão a aconselhar, daqui a uns tempos vais ter é um aquário que mais irá parecer umas selva de algas, já para não falar que as mesmas, fazem com que os detritos subam para a superfície.

 

TPA de 50% o mas rápido possivel, e dá a tartaruga a quem tenha realmente condições para ela porque não é o teu caso por mais que te custe ler isto.

Faz testes a tua água e mete aqui os valores sff.

Já agora a quem temperatura tens o aquário?

 

 

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Diogo mais uma coisa, para além da tartaruga, tu tens guppies que gostam de águas alcalinas, com bêbados que gostam de águas ácidas?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tanto os guppys como a tartaruga estao la temporariamente, nao sao meus mas precisavam de ficar nalgum sitio durante algum tempo... a tpa de 50% ja esta feita e ja noto diferença, realmente ja nao vem tanto ca acima mas ainda vem...

Qto aos testes, ponho o resultado assim que os realizar, obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais