sem escumador


santos1

Recommended Posts

ola a todos ,tenho vindo a pesquizar muito sobre salgados e todos teem escumador ,ate ai tudo bem mas tem aqui na minha zona 1 colega que nao tem escumador ,apenas teem bombas de circulaçao.

o aquario é de 200 litros teem rocha viva e 2 palhaços mais 2 mandarins e 2 que nao conheço o nome.

ja os teem ha 1,6 meses e nao morrem ,sera possivel sem escumador ,ou é muita agua para poucos peixes e nao seja preciso escumador?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Santos. Sera possivel manter o aquario sem escumador? Sim, claro que sim. Mas nao sera recomendavel.

Ja tive um aquario 100x40x50 sem escumador durante um par de anos ou mais mas tinha apenas dois peixes palhaco, um gobi, um terco do aquario com caulerpa e muitos corais moles filtradores e consumidores de nutrientes como por exemplo xenias e sarcophytons. Nao era muito rigoroso com as mudas de agua.

 

Presentemente, tenho um aquario 100x40x50 sem escumador desde Janeiro porque o Red Sea Prizm Pro avariou e primeiro foi dificil encontrar a turbina (para sustituir a partida) e agora estou com uma fuga no escumador que por ser usado como "mochila" pendurado no exterior do aquario (nao furado) se torna grave. Uma vez que estou a pensar mandar fazer um novo de 95x50x50 ou 90x45x45 e por por de baixo do grande de dois metros (antes da caixa depuradora, vulgo "sump") e vou tambem instalar um que comprei recentemente com 90x45x45 o que esta sem escumador sera repartido por estes dois e por isso ja so me preocupo em o manter ate essa data de transferencia para os outros. Neste tem presentemente um cirurgiao pequeno, um folha (comedor de aiptasias), um gobi e um Cardinal de Bangai. Varios corais (rodactis, ricordeas, LPS e SPS menos exigentes) incluindo um Tubastrea amarelo e outro negro que precisam de ser alimentados (o que provoca algum acrescimo de carga organica no aquario). Por isso, tenho estado a fazer mudas de agua, pelo menos duas vezes por semana, e entre dez a quinze litros de cada vez. Ate ver nao me tenho dado mal.

 

Podemos assim concluir que, dependendo das rotinas de manutencao e da populacao do aquario, apesar de nao recomendavel, sera possivel manter o aquario em funcionamento e os seus habitantes saudaveis mesmo nao tendo escumador. Muitas mudas com sal de compra, ao fim de um ano podem ficar mais caras do que um bom escumador comprado em segunda-mao...

 

Quanto aos dois mandarins, estamos a falar de Synchiropus picturatus (http://www.aquahobby.com/marine/b_mandarin.php)ou synchiropus splendidus (http://www.liveaquaria.com/product/prod_display.cfm?c=15+1635+551&pcatid=551)?

 

No primeiro caso penso que seja mais facil. Mas se forem synchiropus splendidus espero que estejam habituados, e bem, a comer comida congelada. Conheci um que viveu varios anos e comia a comida congelada que era dada a outros peixes no aquario. Raro. Por norma sao peixes apanhados nos mares da Indonesia e muito baratos porque tem sido facil apanhar grandes quantidades, o que esta a mudar, mas o metabolismo do peixe obriga-o a comer varias vezes ao dia e por isso anda sempre aos "beijos" as rochas a ver se suga copepods ou amphipodes das rochas para se alimentar. Infelizmente, na maior parte dos casos so se alimentam de comida viva e morrem de fome nos aquarios. Sera rcomendavel ter um refugio e muita rocha viva para garantir sustentabilidade para os mandarins e chega-se mesmo a falar em minimos de duzentos litros de agua (e vinte a trinta quilos de rocha de boa qualidade) para cada mandarim.

 

Espero bem estar enganado mas se os peixes nao estiverem bem "treinados" para comer comida congelada e se o aquario do teu amigo nao estiver bem maturado e com muito alimento vivo, caso estejamos a falar de synchiropus splendidus entao podem estar condenados a morrer num curto prazo. Acabam sempre por encontrar qualquer coisita que comer mas nao chega e podem morrer em dois a tres meses...Mas como escrevi anteriormente espero bem estar enganado.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais