[Urgente] Escalar Comportamentos Estranhos


Orien

Recommended Posts

Boas pessoal.. a uns dias aconteceu-me isto ( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=182949 ) e pensava que estava tudo resolvido .. hoje ainda tinha o tubo da pedra difusora no aquario e vi um escalar a tentar coçar-se nesse tubo com a cabeça .. eu retirei o tubo e ele começou entao a coçar-se no termostato e no aspirador do filtro... e as vezes abana a cabeça assim muito depressa...

 

Acham que são parasitas?

 

Devo fazer um tratamento com Flagyl?

 

Se sim digam-me se tou correcto... o meu aquário tem 100 litros de agua.

 

Dia 0 (Hoje as 20h): TPA 30%

Dia 1 8h: 2 Comprimidos de Flagyl dissolvidos na agua -> Alimentar peixes

Dia 1 20h: TPA 30% -> 2 Comprimidos de Flagyl

Dia 2 8h: 2 Comprimidos de Flagyl -> Alimentar Peixes

Dia 2 20h: TPA 30% -> 2 Comprimidos de Flagyl

até ao dia 6 sempre a mesma rotina e no dia 7 fazer uma TPA de 50%

 

Acham que devo fazer isso?

 

Os nitratos da minha agua estão sempre nos 100 ... nem sobem nem descem com TPAs...

O resto esta tudo normal amonia, nitritos, ph etc...

 

Ajudem-me por favor

Obrigado

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parasitas externos não era suposto ver-se alguma coisa?

 

A escalar hoje estava assim com as fezes esbranquiçadas.. assim como o outro Escalar também estavam mais brancas que o normal..

 

Eu tenho o Esha 2000 aqui... mas tenho medo que não esteja bom ... as ultimas vezes que usei em Guppys eles parece que pioraram e morreram ... O Esha 2000 Estraga-se?

 

Outra coisa e que tenho de fazer o tratamento no comunitario .. nao tenho nenhum aquario hospital..

 

PS: A alguma razao os escalares andarem a atacar-se ultimamente... depois de dar comida parece que andam sempre a lutar .. e sempre que ligo a luz acontece a mesma coisa... mais lutas

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fezes esbranquiçadas pode ser parasitas internos,usas um destes dois então,

Com o Flagyl

-TPA de 40 %

-1 comprimido por cada 40 litros

-Tpa 40% passado 8 ou 12 horas(é preferivel 8 horas)

-deves repetir o tratamento por 5 dias seguidos.

 

Tratamento com fluvermal.

 

-TPA de 40 %

-1 comprimido por cada 50 litros

-Aumenta a oxigenação

-Passados 3 dias TPA de 40%

-Passados oito dias nova administração do medicamento

-Repetes duas vezes a administração do medicame

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou entao fazer o tratamento com Flagyl é o melhor..

 

Quanto a isto?

 

Eu tenho o Esha 2000 aqui... mas tenho medo que não esteja bom ... as ultimas vezes que usei em Guppys eles parece que pioraram e morreram ... O Esha 2000 Estraga-se?

 

Outra coisa e que tenho de fazer o tratamento no comunitario .. nao tenho nenhum aquario hospital..

 

PS: A alguma razao os escalares andarem a atacar-se ultimamente... depois de dar comida parece que andam sempre a lutar .. e sempre que ligo a luz acontece a mesma coisa... mais lutas

 

Mesmo que não sejam parasitas administrar o flagyl não a problema certo?

 

Tenho de retirar o carvão do filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Orien diz tamanho do teu aquário fauna e filtragem que mandas

 

o Aquario tem 100 litros

 

Tenho um Eheim 2213 com as torneiras todas abertas mas na saída de agua não tem tampa e faz com que a movimentação seja menor (pois o filtro e para aquarios acima de 200litros) so tirei a tampa para ele fazer a movimentação para os 100 pois os peixes estavam sempre encostados aos vidros antes e agora já nadam bem..

 

Fauna: 2 Escalares (Macho e Femea), 6 Santa Filomena, 1 Ancistru, 2 Barbos Cereja)

 

Flora: Tenho só um tronco com uma planta que foi ate hoje a unica que sobreviveu ... nao sei o nome mas e algo com "var. nana" de facil manutençao..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acho que devias fazer o tratamento aos escalares com Nematol, já tive algo semelhante e foi bastante eficaz... tenta fazer num aquário à parte, nem que tenhas que arranjar uma caixa plástica dos chineses... Mas é sempre mais aconselhável...

Também devias baixar esses nitratos, tão mto altos, faz tpas dia sim dia não... (apesar de achar estranho n baixarem com tpas, o teste estará bom?)

Abraços e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. NEMATOL - desparasitante da SERA, SERA Nematol, para parasitas internos, nomeadamente oxiuros e outros parasitas do intestino.

2. Lutas de escalares - se os escalares tiverem 1 ano ou pouco mais estão a atingir a maturidade sexual e estão a marca território e/ou a acasalar.

3. Para parasitas externos, eu se calhar apostava mais em SERA Tremazol, para parasitas das gelras e pele. Ou então aposta no Flagyl, embora tbm seja mais indicado para parasitas internos, mas é usado na maior parte dos parasitas com algum sucesso.

 

PauloA :character0050:

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Tenho de começar hoje um tratamento.. a Escalar esta parada no fundo do aquário e não sei qual o tratamento a fazer... se com Flagyl, Nematol e Tremazol..

 

Recapitulando os Sintomas: Ontem andava a coçar-se nos objectos do aquario... a uns dias atraz uma das guelras nao abria mas 2 dias depois voltou a ficar bem fezes costumam ser brancas transparentes fininhas..

 

Qual e o medicamento que devo apostar?

 

Penso que ja nao tenho muito tempo...

 

Edit: Afinal ja nao esta parada no mesmo sitio se calhar quando entrei na sala o Grande deve ter andado atraz dela e ela ficou ali assustada. E as fezes dela eram mais castanhas um bocado... Quando e parasitas as fezes sao 100% sempre brancas?

 

 

2. Lutas de escalares - se os escalares tiverem 1 ano ou pouco mais estão a atingir a maturidade sexual e estão a marca território e/ou a acasalar.

 

Eu já tenho este aquário a mais de um ano e tal.. e estes 2 escalares sao macho e femea e ja tiveram muitas posturas etc.. de a 2 meses para ca ou mais eles deixaram de fazer posturas e de manha depois da comida lutam.. e sempre que ligo a luz e a mesma coisa lutam tambem..

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Orien com esses nitratos a situação fica complicada.

Eles não baixam com TPAs????

Alguma coisa não está bem, e acho que não é o teste que esta estragado.

Responde me a isto sff:

- A quanto tempo tens o aquário?

- Sempre fizeste TPAs? De quantos litros e de quanto em quanto tempo?

- Aspiraste sempre o fundo?

 

Já tive um caso assim de um vizinho, e eu bem que lhe fazia TPAs e nada, por mais que eu me esforça-se não lhe resolvia o problema, mas como sou teimoso sentei me em frente do aquário e pensei até que se fez luz.

Ele tinha uns 10 cm de areão grosso no fundo do aquário e NUNCA o tinha aspirado, isso fez com que durante aquele tempo todo, detritos, e carga orgânica se depositassem e acumulassem por baixo daquele areão todo.

Por mais que se mudasse a água com TPAs a propagação por baixo do tapete criado pelo areão era tanta que não adiantava nada.

Mudei lhe o areão todo, fiz lhe um TPA de 50% e apesar de algumas baixas (que eu já estava a contar), a água voltou ao normal.

Claro que usei a adicção de bacterias para ajudar o repovoamento perdido com a retirada do areão.

Não será este o teu caso também?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Orien com esses nitratos a situação fica complicada.

Eles não baixam com TPAs????

Alguma coisa não está bem, e acho que não é o teste que esta estragado.

Responde me a isto sff:

- A quanto tempo tens o aquário?

- Sempre fizeste TPAs? De quantos litros e de quanto em quanto tempo?

- Aspiraste sempre o fundo?

 

Já tive um caso assim de um vizinho, e eu bem que lhe fazia TPAs e nada, por mais que eu me esforça-se não lhe resolvia o problema, mas como sou teimoso sentei me em frente do aquário e pensei até que se fez luz.

Ele tinha uns 10 cm de areão grosso no fundo do aquário e NUNCA o tinha aspirado, isso fez com que durante aquele tempo todo, detritos, e carga orgânica se depositassem e acumulassem por baixo daquele areão todo.

Por mais que se mudasse a água com TPAs a propagação por baixo do tapete criado pelo areão era tanta que não adiantava nada.

Mudei lhe o areão todo, fiz lhe um TPA de 50% e apesar de algumas baixas (que eu já estava a contar), a água voltou ao normal.

Claro que usei a adicção de bacterias para ajudar o repovoamento perdido com a retirada do areão.

Não será este o teu caso também?

 

 

- O aquário tenho a quase a um ano..

- No inicio fazia de 20 litros de duas em duas semanas.. secalhar tinha meses em que nao fazia .. como nunca baixavam os nitratos.. ultimamente 10 litros todas as semanas a sifonar o fundo sempre e sai sempre bastante porcaria do fundo.

- Faço isso nas TPA's mas as vezes faço isso com um aspirador que comprei tambem..

 

Ja cheguei a fazer TPA's de 30% 40% limpeza de filtro e os nitratos sempre a 100... por isso ou os testes tao mal.. ou nao sei entao.. os nitratos estão a 100 desde do 3o mes do aquario para ai...

 

PS: o meu areao é metade areia (daquela branca)e outra metade Ellos Terr M e nem pensar tem 10 cm de altura.. no maximo tem 2 ou 3cm..

PS2: Outro motivo que nao consigo fazer mais TPA's é por causa de ter agua preparada .. sempre que faço uma TPA e agua directamente da torneira e cilindro .. tiro a agua da torneira a 28ºC e adiciono anti-cloro Seachem Prime... Tenho medo de fazer as TPA's grandes e matar os peixes com o Cloro que vai na mesma para o aquario..

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enche um garrafão de água da torneira, deixa ficar umas 12horas a repousar e faz lhe o teste de todos os parâmetros.

Se esses valores são a partir do 3ªmês, não pode ser do areão.

Não andas a meter nenhum produto químico na água tal como fertilizantes por exemplo, ou qualquer outro?

Alguma coisa está a provocar isso, não é normal o que estas a descrever.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E os nitratos da água da torneira como estão? Dificilmente estão a 100, mas nunca se sabe... até é uma maneira de veres se o teste está bom ou não...

Quanto ao escalar, devias fazer o tratamento o mais rápido possível, ou com nematol ou com flagyl.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enche um garrafão de água da torneira, deixa ficar umas 12horas a repousar e faz lhe o teste de todos os parâmetros.

Se esses valores são a partir do 3ªmês, não pode ser do areão.

Não andas a meter nenhum produto químico na água tal como fertilizantes por exemplo, ou qualquer outro?

Alguma coisa está a provocar isso, não é normal o que estas a descrever.

 

Eu fiz testes a agua .. gastei imensas tiras de testes nisso mesmo ate .. por o PH da agua ao inicio desceu e eu pensava que era da agua.. mas a Agua que sai da minha torneira e "perfeita" para o meu aquario

 

ph 7

kh 3

gh nao sei o numero mas sei que e baixo logo mole boa para escalares certo?

Amo 0

Nitritos 0

Nitratos 0

 

A única coisa que eu vejo e o meu pai deitar comida se calhar a mais aos peixes logo de manha mas não e que a comida fique no fundo parada os escalares depois de terminarem a parte de cima bom buscar a parte debaixo.. por outras palavras so ves comida no aquário de manha durante 5 minutos.. depois fica limpinho..

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E os nitratos da água da torneira como estão? Dificilmente estão a 100, mas nunca se sabe... até é uma maneira de veres se o teste está bom ou não...

Quanto ao escalar, devias fazer o tratamento o mais rápido possível, ou com nematol ou com flagyl.

Abraços

 

A Minha mae ja vai trazer flagyl agora ao meio dia.. e vou fazer o tratamento logo a tarde as 20 horas ... assim faço de 12 em 12 horas sempre.. uma coisa que ainda nao entendi no tratamento com flagyl..

 

Eu posso por exemplo hoje as 20 meter o flagyl no aquário não é... amanha as 8 voltar a meter sem fazer a TPA e depois as 20h fazer a TPA de 30 ou 40% e depois da TPA colocar remedio? Neste caso seria TPA de 24 em 24 horas e nao de 12 em 12 .. e que eu de manha não tenho tempo para fazer a TPA ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A única coisa que eu vejo e o meu pai deitar comida se calhar a mais aos peixes logo de manha mas não e que a comida fique no fundo parada os escalares depois de terminarem a parte de cima bom buscar a parte debaixo.. por outras palavras so ves comida no aquário de manha durante 5 minutos.. depois fica limpinho..

 

 

Experimenta dares apenas tu comida aos peixes, nem que seja só ao final do dia.

Passado uns 15 dias e a fazeres TPAS de 40% por semana, diz nos alguma coisa.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta dares apenas tu comida aos peixes, nem que seja só ao final do dia.

Passado uns 15 dias e a fazeres TPAS de 40% por semana, diz nos alguma coisa.

 

Devo na mesma fazer o tratamento com flagyl?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decidi começar o tratamento amanha as 8 da manha ... assim ainda vou fazer uma TPA grande ainda hoje..

 

Mesmo que não sejam parasitas o uso de flagyl não e perigoso certo?

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal ... Olhem o escalar que eu penso que esta com parasitas esta sempre a levar porrada do grande e a unica coisa que faz e fugir... O que devo fazer quanto a isto?

 

Outra coisa que reparei ontem e que o grande eatava a limpar a zona onde eles poem os ovos..

 

Outra e que a pequena as fezes sairam castanhas (ainda nao usei o flagyl)..

 

Sera que fiz mal o diagnostico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais