Novo Amazônico!


junior@1999

Recommended Posts

Oii gente, sou novato aqui no aquariofilia.net

Bom, vim logo mostrar a minha última montagem que ainda está em andamento.Um aquário de 45 litros, no qual antigamente era populado por Poecílideos, remontei-o e agora passará a ser um amazônico, falta muito ainda, mais tudo poderá ser resolvido em minha ida as compras amanhã :transport027:

Eu fiz essa remontagem apenas conservando as bactérias, somente bactérias, por que o resto nem me fale :eusathink:

Bom, ele ainda está com a apopulação antiga, mais já pretendo muda-lá!

 

Vou mostrar o setup atual e o pretendido, vamos lá :thumbup3:

 

Setup (atual)

 

Aquário:

-50X30X30 (CXLXA) 45 Litros

 

Equipamentos:

-1 Filtro Azoo 240 (2 Esponjas/1Refil)

-1 Termostato 50W

-1 Luminária 15W

-1 Termômetro

 

Substrato

-5 Kg Areia

-300G Terra Vegetal (Processo de tratamento semelhante ao do Humús)

 

Flora

-1 Echinodorus amazonicus (Amazonense)

-6 Egérea densa (Élodea)

-1 Microsorum Pteropus (Samanbaia de Java)

 

Fauna

-4 Molinésias

-2 Guppys

-1 Acará Bandeira (Pequeno)

-2 Platys

 

Decorações

-1 Tronco

-3 Pedras Pequenas

 

Parâmetros

- pH: 7,0

- Temperatura: 25°C (Termostato Desligado)

- Amônia: 0,1 ppm

 

 

Setup (Pretendido)

 

Aquário:

-50X30X30 (CXLXA) 45 Litros

 

Equipamentos:

-1 Filtro Jebo 501

-1 Filtro Azoo 240

-1 Termostato 50W

-1 Luminária 9W

-1 Termômetro

 

Substrato

-5 Kg Areia

-300G Terra Vegetal (Processo de tratamento semelhante ao do Humús)

 

Flora

-3 Echinodorus amazonicus (Amazonense)

-10 Egérea densa (Élodea)

-1 Microsorum Pteropus (Samanbaia de Java)

-12 Cabomba Caroliniana (Cabomba Verde)

-1 Cardamine Lyrata (Trepadeira Chinesa)

-1 Ceratopteris thalictroides (Samambaia D'àgua)

 

Fauna

-6 Neons

-5 Rodóstomo

-1 Acará Bandeira (Pequeno)

-3 Mato-Grosso

 

Decorações

-2 Troncos

-3 Pedras Pequenas

 

Parâmetros

- pH: 6,6

- Temperatura: 28°C (Termostato Ligado)

- Amônia: ??

 

Agora eu pergunto, vocês acham que vai dar certo? A fauna está boa? A flora vai aguentar o substrato "meio" fértil?

 

Espero uma resposta bigsmile

Tô esperando :cinema:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oii gente, sou novato aqui no aquariofilia.net

Bom, vim logo mostrar a minha última montagem que ainda está em andamento.Um aquário de 45 litros, no qual antigamente era populado por Poecílideos, remontei-o e agora passará a ser um amazônico, falta muito ainda, mais tudo poderá ser resolvido em minha ida as compras amanhã :transport027:

Eu fiz essa remontagem apenas conservando as bactérias, somente bactérias, por que o resto nem me fale :eusathink:

Bom, ele ainda está com a apopulação antiga, mais já pretendo muda-lá!

 

Vou mostrar o setup atual e o pretendido, vamos lá :thumbup3:

 

Setup (atual)

 

Aquário:

-50X30X30 (CXLXA) 45 Litros

 

Equipamentos:

-1 Filtro Azoo 240 (2 Esponjas/1Refil)

-1 Termostato 50W

-1 Luminária 15W

-1 Termômetro

 

Substrato

-5 Kg Areia

-300G Terra Vegetal (Processo de tratamento semelhante ao do Humús)

 

Flora

-1 Echinodorus amazonicus (Amazonense)

-6 Egérea densa (Élodea)

-1 Microsorum Pteropus (Samanbaia de Java)

 

Fauna

-4 Molinésias

-2 Guppys

-1 Acará Bandeira (Pequeno)

-2 Platys

 

Decorações

-1 Tronco

-3 Pedras Pequenas

 

Parâmetros

- pH: 7,0

- Temperatura: 25°C (Termostato Desligado)

- Amônia: 0,1 ppm

 

 

Setup (Pretendido)

 

Aquário:

-50X30X30 (CXLXA) 45 Litros

 

Equipamentos:

-1 Filtro Jebo 501

-1 Filtro Azoo 240

-1 Termostato 50W

-1 Luminária 9W

-1 Termômetro

 

Substrato

-5 Kg Areia

-300G Terra Vegetal (Processo de tratamento semelhante ao do Humús)

 

Flora

-3 Echinodorus amazonicus (Amazonense)

-10 Egérea densa (Élodea)

-1 Microsorum Pteropus (Samanbaia de Java)

-12 Cabomba Caroliniana (Cabomba Verde)

-1 Cardamine Lyrata (Trepadeira Chinesa)

-1 Ceratopteris thalictroides (Samambaia D'àgua)

 

Fauna

-6 Neons

-5 Rodóstomo

-1 Acará Bandeira (Pequeno)

-3 Mato-Grosso

 

Decorações

-2 Troncos

-3 Pedras Pequenas

 

Parâmetros

- pH: 6,6

- Temperatura: 28°C (Termostato Ligado)

- Amônia: ??

 

Agora eu pergunto, vocês acham que vai dar certo? A fauna está boa? A flora vai aguentar o substrato "meio" fértil?

 

Espero uma resposta bigsmile

Tô esperando :cinema:

Interessante o que pretendes junior...mas não terás de adicionar co2 ao que novo?Eu apostaria mais em um solo mais completo,uma boa camada de terra vegetal(nada de humus de minhoca pois já tive resultados desastrosos por causa disso)bem isolada com cascalho.conselho meu capricha mais nesse solo e adiciona co2,nem que seja caseiro.outra coisa que não deves esquecer ,o acara bandeira vai crescer tendo em conta o tamanho do aquario e um peixe desses sozinho é pena e desperdicio,porque não arriscas um casal de ramirazis?Tambem tenho um aquario assim que estou a montar e vou para os ramirezis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E só agora reparei.... a iluminaria com essas plantas vai ser insuficiente.calcula os litros e não esqueças que algumas plantas tem necessidade de 0,5W/Litro e outras chegam a 1W/Litro.Estuda bem as fichas tecnicas das plantas para calculares o que vais precisar,é que queres aumentar o numero de plantas e diminuir a iluminação ,para mim a solução de iluminação seria 2 lampadas T5 de 24W,são um pouco mais caras mas duram mais e os beneficios superam qualquer outra equivalente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, obrigado por responder :thumbup3:

Bom, primeiramente acho que não será preciso uma melhor camada fértil, pois as plantas são do conhecido estilo "Low-Tech" e exigem menos, quanto a iluminção pretendo deixar 15W mesmo, poi o aquário leva um pouco de radiação solar indireta. Quanto As lâmpadas, infelismente minha luminária quebrou :gameboy:

Estou com uma improvisada, vou ver se consigo uma nova amanhã. Irei trocar os peixes, inclusive o àcara por plantas, assim o orçamento fica mais barato :mrgreen:

 

Tenho uma noticia ruim, eu sou assasino de peixes :shock4:

Hehe, deixa eu explicar, um dos platys a 2/3 semanas vinha ficando magro, magro mesmo, começou a ficar no fundo e não se alimentar, então que pensei:

"-Só pode ser Tuberculose"

Aí, adivinhe o que eu fiz? Me perdoe jesus :priere: , eu matei o platy :shock4: , deixei ele em um vasinho com água ácida (pH: 6,5) e com cloro, coitado do bichinho, mais foi o que pude fazer para evitar uma epidemia, quem sabe ele não vira um Ácara Disco e vive em belos áquarios? :dance:

 

Bom, outra noticia, fiz uma TPA hoje, com água mineral (o que pretendia) abaixei o nivel de pH de 7,0 pra 6,6 :blink:

Não aconteceu nada com os peixes graças a deus.

 

Espero uma resposta bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão..desculpa. Comecei logo a ler a confissão do assassinato que nem acabei de ler o primeiro parágrafo... :wink:

Quanto à fauna que pretendes, partindo do principio que ainda não compraste, acho que ficava mais bonito se comprasses só neons ou só rodóstomos (acho estes últimos mais interessantes), pois ficavas só com um cardume e maior. Mas isto é uma opinião pessoal, tu é que sabes o que gostas mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No estado selvagem a própria naturaza faz a sua seleção,na aquariofilia infelizmente por vezes temos que ser nós.... quanto á iluminação depois se vires alteração nas plantas sempre podes adaptar mais uma lampada...Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado gente!

CSLC,

Isso que estava pensando, em só manter os neons e rodóstomos :)

Quanto a confissão, foi bem doloroso pra mim.

 

João Dias,

Por enquanto não houve alteração nas plantas que atalmente tenho em mãos, mas espero já providenciar um luminária.

 

Quanto a fauna, gente pode ser assim:

 

-8 Neons

-8 Rodóstomos

 

Acho que sim :)

 

Espero uma breve resposta biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te posso dizer que sim nem que não, e isto porque?

 

Tudo vai do sentido de responsabilidade de cada um, se não vejamos, a famosa regra de meter um centímetro de peixe por litro de agua, diz-nos que não, mas é sempre possível meter mais alguns, desde que os peixes tenham preferências diferentes, isto é uns andam pelo fundo, outros pelo meio e ainda os que andam mais à superfície.

Mas atenção um aquário pode estar superlotado, porem os cuidados a ter terão que ser redobrados e não é aconselhado a principiantes, pois é muito mais difícil manter o aquário estabilizado.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vitorfranco,

Obrigado!

Decidido! Serão:

- 8 Neon

- 8 Rodóstomo

- 2 Ramirezi

 

 

Claro que vou ter que fazer TPA's mais frequentes, irei fazer com água mineral + água de torneira.

Cumps

Editado por junior@1999
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A Echinodorus Amazonicus é tudo menos low tech a nível de fertilização. Até pode ser considerada simples em relação a luz e co2, embora beneficie destes últimos, mas sem um solo fertil e, quando o solo se esgotar, fertilização liquida, as belas folhas vão começar a mostrar care

Link to comment
Partilhar nas redes sociais