filtro externo/oxigenaçao


Recommended Posts

boas amigos

 

eu ando nisto da aquariofilia ha alguns meses,mas so agora me decidi a trocar de filtro.

tenho 2 aquas com filtro de mochila/cascata e agora comprei um filtro externo ja usado e a minha duvida é a seguinte.

devo ou nao colocar um difusor para a oxigenaçao da agua?

faço esta pergunta porque ontem meti esse filtro a funcionar por um tempo e reparei que os peixes estavam,a maior parte do tempo a superficie,coisa que nao acontecia com o filtro de cascata.

o aqua é de mais ou menos 120 litros e o filtro exterior é de 1000 litros/hora.

eu nao percebo mesmo nada de filtros externos,por isso é que peço a vossa ajuda.

a que altura da agua deve ficar a saida de agua do filtro?

desculpem mas sou mesmo novato em relaçao aos filtros externos.

obrigado e cumprimentos a todos os aquariofilistas

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu também sou recem chegado, por isso não sei se estou correto, mas se o teu filtro de cascata tinha uma entrada de oxigénio para o aquário e este que tu compras-te não tem aconselho-te a colocares por exemplo um bomba de ar com uma pedra difusora na ponta.

 

Corrijam-me se estiver errado, estou só tentando ajuda

 

(maneira mais económica agarras num tubinho colocas uma parte dentro do aquário e sopras pela outra xD)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não necessitas colocar um difusor de ar as trocas gasosas efectuam-se maioritariamente há superfície, se tiveres uma flauta na saída sobes um bocado para provocares maior circulação de agua na superfície e o problema resolve-se. Agora acho que esse filtro é um pouco exagerado pro teu aquário, verifica se a corrente não é demasiado forte para os peixes pois tens quase 10X o volume do teu aquário em circulação por hora, é um ciclo completo em cada 6 min.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não necessitas colocar um difusor de ar as trocas gasosas efectuam-se maioritariamente há superfície, se tiveres uma flauta na saída sobes um bocado para provocares maior circulação de agua na superfície e o problema resolve-se. Agora acho que esse filtro é um pouco exagerado pro teu aquário, verifica se a corrente não é demasiado forte para os peixes pois tens quase 10X o volume do teu aquário em circulação por hora, é um ciclo completo em cada 6 min.

 

já agora existe numero máximo de ciclos? como se vê se são demais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu nao tenho flauta.

sera que preciso de meter uma?

tambem vi que existem uns difusores mesmo para filtros externos que se colocam na saida de agua.

por exemplo:difusor eheim 16mm.

quanto aos litros eu sei que é demasiado,mas por isso eu ja coloquei as torneiras e estao pouco abertas para que nao faça tantos litros por hora.

axo que estou a fazer bem.

agradeço as respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas a fazer mal muito mal, estas a criar muita pressão nas mangueiras que pode originar um desengate e quando dás por ela tens a casa inundada e peixes chapéu e ainda por cima estas a forçar o motor que pode queimar ou partir o veio de cerâmica.

Eu aconselho a arranjares uma flauta ou fazeres tu com um tubo de pvc que deixe entrar na mangueira fazendo uns furos com berbequim e fechando a outra extremidade.

Não te metas em aventuras que quase sempre terminam em tragédia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ops:P

eu a pensar que fechando as torneiras estava a reduzir alitrgem...

entao para que servem as torneiras?

é so para manutençao do filtro?

ainda bem que depois de ver os peixes a respirar a superficie fiz novamente a troca dos filtros.

metendo uma flauta resolve o problema?

entao e isso de estar com quase dez vezes mais de filtragem nao vai haver problemas?

desculpa as perguntas,mas nao percebo mesmo nada destes filtros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As torneiras do filtro só são para a manutenção (limpeza) do filtro nunca podem ser usadas como redutor de caudal, se comprares a flauta resolve um pouco a questão do caudal pois a saída de agua fica mais uniforme.

Não desligues o filtro externo, devias de inicio ter colocado todos os filtros a funcionar pois o filtro novo ainda não tem colónia de bactérias podendo provocar uma subida da amónia talvez por causa disso os peixes andem estranhos. Penso que agora deve ser tarde pois se os filtros de cascata passaram muito tempo fora de agua as bactéria morreram na sua maioria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma borrada que fiz,mas apenas desliguei o filtro de cascata,nao o tirei do sitio.

por isso esteve sempre com um pouco de agua.

entao ligo o filtro externo ja com flauta sem desligar o de cascata,certo?

em relaçao aos litros por hora axas que nao vai afetar em nada?

mesmo estando a faer ciclos em cada 6 minutos como disseste?

agradeço as tuas respostas geada.

estou a aprender mais qualquer coisa neste mundo aquatico.

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não o retiraste de agua ainda bem pois conteve sempre agua, agora deixas os dois a trabalhar durante umas 3 a 6 semanas e retiras o de cascata. Se te aborrecer esse tempo todo podes adquirir uma activador biológico para o filtro e podes tirar o de cascata em fim de uma semana.

Essa corrente toda só é prejudicial por causa do stress que pode provocar em alguns peixes que gostam de uma corrente mais parada e isso pode provocar a morte, aconselho que ponhas a saída do filtro apontada pro vidro frontal para minimizar a corrente enquanto não arranjares a flauta.

E arranjares uns testes de amónia, no2 e no3 também te aconselho a adquirir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok Geada

 

muito obrigado por me esclareceres as duvidas que tinha em relaçao ao filtro.

agora é colocar uma flauta e ver se corre tudo bem.

espero que sim

:)

cumprimentos mais uma vez obrigado por tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Geada já disse o essencial. Nao percebo porque mudaste para um filtro externo, o de cascata nao era suficiente? As mudanças de filtro requerem sempre a fase de adaptacao necessária, facto que o Geada referiu e muito bem. Venho so corrigir o Dimota que disse "corrijam-me se estiver errado". Eheheh.

Os filtros de cascata costumam ficar a 2 ou 3 cm da superficie, o que faz com que, quando a água que vem do filtro entra em contacto com a superficie da água do aquario, vês sempre umas bolhinhas de ar no aquário. Por isso tens a vantagem dos filtros de cascata oxigenarem sempre um pouco a água. A minha correcção vai no sentido da "entrada de oxigénio" que referiste como uma caracteristica dos filtros de cascata. Tal entrada, em principio, nao existe. Pelo menos eu nunca vi nenhum com isso.

Os que têm essa entrada, geralmente, são os filtros internos: um buraco para colocar uma flauta, que vai buscar ar fora de água e "mistura-o" com a água que sai do filtro.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

quanto a trocar o filtro de cascata pelo externo é so mesmo pela manutençao(limpeza)porque realmente estava satisfeito com o de cascata,mas no maximo de semana a semana tinha que tira-lo e lava-lo todo muito bem porque o caudal de agua reduzia bastante.

quanto a oxigenaçao,eu vi esse difusor para o meu filtro externo sacem marathon 1000 e foi por isso que fiquei com mais duvidas que as que ja tinha.

se nao me engano é no site da pet4you que esta designado todas as peças para esse filtro e apesar de eu ja ter colocado uma flauta que realmente resolveu a situaçao da oxigenaçao.

muito obrigado pelas dicas mais uma vez.

eu preferia(esteticamente) e axo que vou comprar esse tal difusor para esperimentar,visto que tambem nao é caro.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.