Morte em massa dos peixes!! Socorro!!!!!!!!!!!!!!!1


Juliane23

Recommended Posts

Tenho aquario de 50L, pH 6,8 , temperatura 27°C, amonia 0ppm, e realizo tpa 40% a cada 15 dias e alimentação por 2 min 2 vezes ao dia.

Mas do nada os peixes começaram a morrer!! Tinha o aquario estável a 3 anos!! 3 Acaras bandeiras, 10 mato grossos, 5 dojos, 2 cruzeiros do sul.

Há uns 6 meses morreram quase todos...sobrarm 1 dojo e 4 mato-grossos!!!! Foi desesperador...todos morriam de um dia pro outro e em uns 15 dias perdi os peixes (só os dojos que incharam-acho que era bacteria interna, mas não tive tempo de salválos>> foi muito rápido),

Mas como os outros pararam de morrer, ha duas semanas resolvi tentar repopular meu aquario! Comprei 2 cascudos, 3 acaras bandeiras bem pequenos (os mais baratos), 3 betas femeas e 5 barbus gema. Fiz a adaptação de temperatura e ph e de nos trees primeiros dias morreram um por dia: 2 acaras e um gema.

Meu irmão... que não mora comigo veio me visitar e empolgado com aquario (que foi ele que montou) foi sabado agora dia 13 e comprou mais 2 dojos, 2 betas, 5 barbus gema, 4 acaras bandeiras não tão pequenos e 6 mato grosso.

Mas no domingo amanhaceram mortos os dois cascudos!!!! (que jah estavam no aquario há uma semana) E eu nunca tinha visto estes bichos morrerem tão fácil e os dois de uma vez!!

Aih resolvi fazer tpa para garantir.

Aih ontem morreram 2 betas, 2 mato grosso e 2 gemas e um dojo.

E hoje 1 beta, 2 mato grosso e 3 gemas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E a única coisa que eu percebi eh que os acaras bandeiras estão subindo a superfície para "respirar" mas se fosse excesso de nitrito nitrato a troca de agua jah não bastaria??

Eu coloco sempre o protect plus (alcom) para condicionar a àgua contra o cloro.... O filtro (interno) está com o carvão há 3 meses.. a manta eu troco regularmente...

O que será que estou fazendo de errado?????????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde consegues nos explicar o que tens no aqua desde tamanho, termo, ou seja mostra fotos e faz um setup do aqua, o andarem poderá ser falta de oxigénio detalha tudo o que està dentro do aqua e os testes efectuados

Cumprimentos

Paulo Conceição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu tens adicionado os peixes comprados aos que já estão no aquario?

 

Não devias, eu sei que as vezes é dificil ter um segundo aquario para quarentena mas corres sempre o risco de comprar algo com doenças e matares os que ja la estão.

 

eu trocava algumas coisas na tua rotina, em vez de trocar 40% de 15 em 15 trocava 20% de 7 em 7, ainda para mais tens pouca litragem no aquario.

Não lhes dava comida 2x por dia durante 2 min, deves dar comida sim 2x por dia mas vais colocando pouco de cada vez até perceberes que já não lhe pegam seja isso 20s, 40s, o importante é comerem bem e não despedicarem, desperdicio suja a agua.

 

Só tens teste de amonia? é que nitritos e nitratos tb podem matar os bichos dai as tps semanais e não quizenais para ajudar a controlar isso melhor.

 

minha sugestão é se ainda tens peixes vivos no aquario, não compres mais tenta estabilizar o problema que tens e depois logo compras mais.

 

quanto a flitragem eu não gosto de carvão só uso carvão em caso de tratamento com algum quimico para remover o excedente do aquario, devias usar lã, e materias porosas para o desenvolvimento de filtro biologico.

 

ja agora o post não esta na categoria errado nem nada?? :P

Editado por cesarrf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

A imformação que nós das é um pouco confusa e em falta de pormenores importantes, contudo assinalo do que nos disseste, alguns erros que me parecem poder ser motivo para tanto desastre.

Os tpas são semanais e rondam normalmente os 20%.

Trocares quinzenalmente 40% de água, faz com que durante 15 dias, as fezes, urina e bocados de comida que acabam por apodrecer, te contaminem a água.

Ao trocares 40% de água, estas a provocar possiveis desiquilibrios no teu aquario visto que se traduz em quase metade da água total.

Dizes que o teu aquário é de 50 litros, mas são 50 litros reais, ou são os 50 litros que calculando pelas medidas do aquario obtens?

É que se fizeres como a grande maioria, não descontas o areão, as rochas e troncos, mais material que esteja lá dentro e que muitas vezes retira espaço a uma quantidade significativa de litros podendo fazer com que neste caso, estejas na verdade a mudar mais de 50% do total de água.

Tudo isto pode piorar quando nos dizes que alimentas os teus amigos de barbatanas, durante 2 minutos seguidos o que é errado, deves sim, colocar pouco alimento de forma em que em menos de 1 minuto tudo desapareça.

Quanto ao carvão, o que tens dentro do teu filtro? Esponjas e carvão?

Se sim é um erro, retira o carvão e introduz material indicado para o alojamento das bacterias necessarias ao equilibrio de um aquário de água doce.

O carvão activo é usado para colocar a água mais cristalina, ou para absorção de substancias que foram libertadas na água ao fim de um tratamento.

Quanto ao que já te disseram, estas na secção de salgados e não na de água doce;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais