Ajuda no aquário


Dimota

Recommended Posts

Desde já obrigado por estar a ler o meu post.

 

A situação é a seguinte, há dois anos no natal arranjei um aquário (sunsun) de:

 

 

- 220 Litros (Brutos, 100/40/55)

- Filtro interno (já vinha com o aquário) de decantação com bomba de 900 L/h

- Filtro de fundo (a água é filtrada pelo areão bomba de 990 L/h )

- Calha de iluminação já vinha com o aquário tem 2 lâmpadas T5, penso eu, de 39W cada.

- Termostato 300W.

- 1 Tronco

- Plantas (não sei o nome, erro de inexperiência)

 

Correu tudo bem, só que há cerca de 9 meses desleixei-me por completo, os meus peixes começaram a morrer de doenças, fiquei apenas com guppys.

Até que exactamente à um mês aconteceu um milagre e recomecei tudo de novo, para meu espanto ainda tinha uns 30 guppys, retirei a água toda do aquário, limpei o areão, o filtro, as rochas, tudinho de cima a baixo até levei o aquário para a rua para ser lavado, e coloquei água totalmente nova

 

Neste momento tenho 30/40 guppys e um par de corydoras (aqueles que sobreviveram). Já comprei algumas plantas, (que infelizmente não sei o nome, erro de principiante), comprei substrato e arranjei uma raíz para colocar no aquário.

 

Agora os problemas:

-Não consigo baixar o pH, continua muito alto (7.6, e já tenho vários troncos). Devo usar químicos?

-Não sei se já se fez o ciclo do Azoto (pois tenho o teste de nitratos mas não o da amónia, vai ser a minha nova aquisição, mas o problema é que com esta crise o cinto está cada vez mais apertado), existe alguma maneira de saber se o ciclo do Azoto já foi feito?

- Começaram-me a aparecer algas castanhas tanto no areão como nas folhas das plantas, não sei do que será.

- E a água que eu uso para as TPAs é a da torneira que fica uma semana em repouso, mas tem tambem um pH muito alto. Que devo fazer? Fazer TPAs com água de garrafões? ou colocar ácido na água?

 

Alguma opinião?

 

Desde já agradeço a vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas castanhas quer dizer que o filtro ainda se ta maturar elas geralmente desaparecem passado 15 dias,disse que ja tinha o aquário antes qual era o ph dele que tipo de rochas são essas que tem no aquario sao calcarias? compre os testes Amônia, Nitrito e Nitrato pois é através deles que podemos saber ciclo do azoto ta ready

 

Se agua da sua torneira já sai assim ao usas unidades de osmose inversa,outra opção é o uso de turfa. Se caso for realizar difusão de CO2 no aqua, este também baixa o pH naturalmente

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

-Não consigo baixar o pH, continua muito alto (7.6, e já tenho vários troncos). Devo usar químicos?

Não. Deves averiguar a causa dessa pH, primeiro testas a água que utilizas no aquário, retiras para um recipiente e passadas 24h testas e ficas a saber qual o pH da água quando esta entra no aquário. Se mantiver esse valor (7.6) optas pela fauna mais indicada para ele.

 

-Não sei se já se fez o ciclo do Azoto (pois tenho o teste de nitratos mas não o da amónia, vai ser a minha nova aquisição, mas o problema é que com esta crise o cinto está cada vez mais apertado), existe alguma maneira de saber se o ciclo do Azoto já foi feito?

 

Não precisas de testes, se tens fauna e se tens o aquário montado algum tempo basta testares os nitratos, e ires avaliando a fauna, sempre acompanhado de TPA's regulares pelo menos durante algum tempo.

 

- Começaram-me a aparecer algas castanhas tanto no areão como nas folhas das plantas, não sei do que será.

 

Já explicaram em cima, aquários recentes isso é normal, são aquários que ainda não se encontram maturados. Tem tendência a desaparecer.

 

- E a água que eu uso para as TPAs é a da torneira que fica uma semana em repouso, mas tem tambem um pH muito alto. Que devo fazer? Fazer TPAs com água de garrafões? ou colocar ácido na água?

 

Depende dos litros de TPA se for até 5 ou 10 l acho que garrafões safas-te mas se for muito mais não acho muito prático. Ácido não, ou colocas água de osmose, água em repouso com turfa mas tende a escurecer a água ou com co2 que tb baixa mas tens que ter cuidado com a fauna, fazer isso de forma segura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas castanhas quer dizer que o filtro ainda se ta maturar elas geralmente desaparecem passado 15 dias,disse que ja tinha o aquário antes qual era o ph dele que tipo de rochas são essas que tem no aquario sao calcarias? compre os testes Amônia, Nitrito e Nitrato pois é através deles que podemos saber ciclo do azoto ta ready

 

Se agua da sua torneira já sai assim ao usas unidades de osmose inversa,outra opção é o uso de turfa. Se caso for realizar difusão de CO2 no aqua, este também baixa o pH naturalmente

 

Muito obrigado pela resposta, o aquário já está a funcionar à um mês, mas vou esperar que as algas desapareçam.

O pH antigo era aproximadamente 6.8, as rochas penso que não sejam calcárias pois antes de as colocar fiz o teste, mas já vou deixar aqui umas fotos.

 

Quanto aos testes vou então comprá-los.

Já tinha pensado no CO2, mas já agora o que é a osmose inversa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. Deves averiguar a causa dessa pH, primeiro testas a água que utilizas no aquário, retiras para um recipiente e passadas 24h testas e ficas a saber qual o pH da água quando esta entra no aquário. Se mantiver esse valor (7.6) optas pela fauna mais indicada para ele.

 

 

 

Não precisas de testes, se tens fauna e se tens o aquário montado algum tempo basta testares os nitratos, e ires avaliando a fauna, sempre acompanhado de TPA's regulares pelo menos durante algum tempo.

 

 

 

Já explicaram em cima, aquários recentes isso é normal, são aquários que ainda não se encontram maturados. Tem tendência a desaparecer.

 

 

 

Depende dos litros de TPA se for até 5 ou 10 l acho que garrafões safas-te mas se for muito mais não acho muito prático. Ácido não, ou colocas água de osmose, água em repouso com turfa mas tende a escurecer a água ou com co2 que tb baixa mas tens que ter cuidado com a fauna, fazer isso de forma segura.

 

Eu normalmente faço TPAs semanais de 25% +-, sim já pensei no CO2 e secahar é isso que vou fazer, mas osmose não sei o que é.

 

Pode-se utilizar CO2 na áruga que vamos usar em TPAs? Para baixar o Ph?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as fotografias das pedras que tenho no meu aqua, só tenho 3 tipos.

 

img0459ip.jpg

 

img0117zt.jpg

 

A fotografia de baixo já é antiga

Editado por Dimota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não precisas de testes, se tens fauna e se tens o aquário montado algum tempo basta testares os nitratos, e ires avaliando a fauna, sempre acompanhado de TPA's regulares pelo menos durante algum tempo.

 

 

Então e se o ciclo do Azoto já terminou?

Tenho de comprar os outros dois teste par saber não é?

 

Ou será impossivel já ter terminado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de te pores a mexer no pH, deves perguntar:

Que fauna quero?

Se a resposta for guppies, eles gostam desse pH.

 

Escolhe a fauna em funcao do pH ou o pH em função da fauna que queres. Não te ponhas a mexer no pH sem saberes se realmente queres mexer no pH. :)

Além disso, é preferivel um pH estavel a um que ande sempre a oscilar.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gostaria de ter uns ramirezis, uns Apistogrammas Viejita e se desse uns escalares

 

Por isso e que gostaria da água um pouco mais ácida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois. Acham que no meu aquário (quando estiver estabelizado) posso colocar um casal de cada? (ramirezis, uns Apistogrammas Viejita e uns escalares)

Editado por Dimota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem-me dizer onde eu encontro algo sobre o que é a osmose? É impossivel o meu aquário já ter completado o ciclo do Azoto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HUm? é que pelo que li o ciclo costuma durar 1 mês e o meu aquario ja ta a um mes a funcionar, mas como tem muitos peixes será que ainda não acabou?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HUm? é que pelo que li o ciclo costuma durar 1 mês e o meu aquario ja ta a um mes a funcionar, mas como tem muitos peixes será que ainda não acabou?

 

olá, o ciclo costuma demorar 1 mês, mas o facto de teres o aquario a funcionar a um mês não quer dizer que logo no primeiro dia o ciclo tenha começado.

 

Como o hugo diz se controlares a fauna e os nitratos e umas tpas regulares, não deves ter problemas de maior, para o Ph eu uso co2 24h por dia, está sempre estavel num valor ligeiramente acido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz uma garrafa de CO2 caseira hoje, mas não sei se a quantidade chega para o meu aquário de 200 l. Fiz aquele DIY de CO2 logo o primeiro da lista, mas não está a deitar bolhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.