Cultura Emersa (NOVAS FOTOS)


João Dias

Recommended Posts

Quem já não comprou aquela planta e ao fim de dias amarelou e acabou por morrer? Eu tenho uma solução.Uma tecnica que aprendi aqui no Brasil...Sabiam que quase todas as plantas podem ser reproduzidas em cultura emersa?Apenas con a raiz dentro de agua? eu tenho uma solução bem simples e pratica para fazer isso em casa.

 

gallery_34298_3075_45663.jpg

 

Com apenas umas embalagens de plastico,terra de vaso e manta do filtro do exaustor.Tem resultados extraordinários,tanto em qualidade como quantidade.Ideal para aquapaisagistas,o crescimento é surpreendente.Terei todo o prazer de ensinar a quem estiver interessado...

 

A quantidade de plantas que suportam emersão é enorme, vou citar algumas delas:

 

- Alternanthera reineckii

- Ammannia gracilis

- Anubias barteri var. nana

- Bacopa australis e Bacopa caroliniana

- Bolbitis heudelotii

- Callitriche terrestris

- Cryptocoryne (quase todas)

- Cyperus helferi

- Didiplis diandra

- Echinodorus (diversas)

- Eleocharis (diversas)

- Glossostigma elatinoides

- Heteranthera zosterifolia

- Hygrophila (diversas)

- Lobelia cardinalis

- Ludwigia (diversas)

- Micranthemum umbrosum

- Microsorum pteropus

- Monosolenium tenerum

- Myriophyllum (diversas)

- Pogostemon (diversas)

- Riccia fluitans

- Rotala (diversas)

- Staurogyne (diversas)

- Utricularia graminifolia

 

Além destas,todas as que não suportarem a emersão tambem é possivel proceder ao processo com algumas alterações.

Editado por João Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tou interessado em mais desenvolvimentos sobre essa técnica, do estilo "dry-start", explica como fazes, passo a passao ;)

abraços

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bem simples..é terra normal de vaso que se compra em saco,pode ser fertilizada.Depois é coberta por uma tela daquelas dos filtros dos exaustores de cozinha.Fazes um corte na tela e colocas a planta,depois a fase da agua...Colocar agua até ficar uma camada muito fina visivel ao olho,a manta deve ficar ensopada e serve para manter a terra sempre bem molhada e para mais facil controlo.Eu usei daquelas formas descartaveis para bolos,duas tampas.Cortei o rebordo de uma e encaixei.Deve ficar bem encaixado de modo a manter a humidade sempre constante.Para repôr a agua,é só normalmente borrifar um pouco uma ou duas vezes por semana.Mas o mais importante ,abrir o menos possivel e de preferencia apanhar sol umas horas por dia.As minhas estão em cima do frigorifico bem o lado de uma janela e levam com sol á tarde.Iniciei o processo ontem e vou colocando umas fotos da evolução,mas garanto...funciona

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bastante interessante...

Imagino que quero fazer isso com uma planta de tapete, tipo "cuba" já não dá para meter aquele filtro do exaustor. Haverá outra maneira? sem essa camada absorvente funciona na mesma?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que dá Captainstuck,basta cortar nó por nó e fazer o plantio

 

claro que dá,é só furar a tela primeiro...olha aí...

 

tn_gallery_34298_3075_525498.jpg

 

para verem o promenor da terra e da tela:

 

tn_gallery_34298_3075_114904.jpg

 

a tela bem molhada,com uma lamina de agua bem visivel:

 

tn_gallery_34298_3075_279262.jpg

 

e o efeito de estufa que proporciona a tampa fechada...

 

tn_gallery_34298_3075_220118.jpg

 

a manutanção é fácil como já disse uma ou duas vezes por semana repôr a agua,se fôr uma coisa minima até pode ser com um borrifador.Um conselho,juntar umas gotas de fertilizante liquido para aquario na agua do borrifador

 

Vai ter uns promenores na finalização do processo para a reintrodução da planta na agua mais mais tarde eu vou dizendo com fotos aconpanhando todo o processo aqui em casa

 

Eu vivo em apartamento,mas quem tiver espaço pode fazer muito mais com uns tabuleiros e pelicula aderente a cobrirfora de caa e ao ar livre

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que dá Captainstuck,basta cortar nó por nó e fazer o plantio

 

claro que dá,é só furar a tela primeiro...

 

 

abraço.

 

Mas assim as raizes vão se estender por baixo da tela, tal como os novos rebentos, não é?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe as Aponogeton tem varias variedades.Eu sei que a "Aponogeton crispus" dá,mas as "Aponogeton boivinianus" e as "Aponogeton madagascariensis" já não dá.Se verificares o que as ~diferenças delas está na folha,pois primeira tem uma folha mais carnuda(cheia) em compemsação das outras que chega a parecer rede.Por isso a que tu mencionou tem uma folha parecida com a "Aponogeton crispus",por isso se quiseres tentar...mas fica com uma sempre da reserva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

substitui a tela por areão.... colocas mais terra e uma camada de areão no acabamento,mas tens de ter mas atenção á humidade do solo porque vai perder mais agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bastante interessante...

Imagino que quero fazer isso com uma planta de tapete, tipo "cuba" já não dá para meter aquele filtro do exaustor. Haverá outra maneira? sem essa camada absorvente funciona na mesma?

abraços

substitui por areão e tem mais atenção ao nvel da agua porque irá ter mais perdas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante!

 

Diz-me uma coisa, coloca-se terra, a tal manta por cima, faz-se um buraco para puder enterrar a raiz na terra e está feito não é?

 

Já agora, caixas de tupperware também servem?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa ideia;)

Qd chegar a cuba, vou pegar num vaso e tentar fazer um tapete de maneira emersa;)

Abraços e obrigado por partilhares estas técnicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessante!

 

Diz-me uma coisa, coloca-se terra, a tal manta por cima, faz-se um buraco para puder enterrar a raiz na terra e está feito não é?

 

Já agora, caixas de tupperware também servem?

 

Cumprimentos

claro que dá,o meu problema é a falta de espaço... eu até imaginei uma prateleira com vários tabuleiros ,cada um com várias culturas...seria demais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa ideia;)

Qd chegar a cuba, vou pegar num vaso e tentar fazer um tapete de maneira emersa;)

Abraços e obrigado por partilhares estas técnicas!

porque não arranjas um tabuleiro bem largo ,50x30,por exemplo e fazes a tua cultura lá?arranjas um espaço bem iluminado,mesmo sem sol direto,mas com muita iluminação.Pegas no tabuleiro,fazes um furo,colocas uma porca vedante com uma ponta de tubo da altura que fica o areão molhado.Do tabuleiro para baixo uma mangeuria para um balde e um motor bem fraquinho a bombear a agua para cima de novo.Entendes-te?Agua sempre a circular,sem nunca perder o fluxo nem o nivekl de agua no tabuleiro.Aposto que até vai sobrar cuba,não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok, mas isso de ser opaco creio não ser problema, afinal de contas, as plantas têm que levar com luz, não com sol directo, portanto creio que seja indiferente.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok, mas isso de ser opaco creio não ser problema, afinal de contas, as plantas têm que levar com luz, não com sol directo, portanto creio que seja indiferente.

 

Cumps

tem pessoal que usa tabuleiros de plastico e tem de estar tapado para fazer a estufa e a condensação para a planta não secar.Porem tudo varia com as plantas e o clima. Vê isto...umas a sol aberto e outras em caixas de vidro.Repara no fluxo de agua entre os tabuleiros....

 

 

IMGP0436.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem pessoal que usa tabuleiros de plastico e tem de estar tapado para fazer a estufa e a condensação para a planta não secar.Porem tudo varia com as plantas e o clima. Vê isto...umas a sol aberto e outras em caixas de vidro.Repara no fluxo de agua entre os tabuleiros....

 

 

IMGP0436.jpg

È claro que para o caso que eu dei é algo bastante caseiro e pequeno,para ter dentro de casa e regar com um borrifador,agora se houver espaço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, o recipiente tem que estar completamente fechado do exterior? A planta não devia de trocar gases com a atmosfera?

 

Cumps

Mas Helder como estas plantas são plantas que vivem submersas a falta de arejamento não deve fazer caso,por isso elas não podem ficar com as folhas secas.Eu para a semana com 7 dias já vou tirar fotos de novo e coloco para vermos os resultados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ao fim de 9 dias abri as caixas e o resultado já é visivel,principalmente no enraizamento,que está super forte.Foi tudo fotografado e fechado novamente para ser aberto aos 18 dias e aí eu acredito que o resultado será bem gratificante pois estou surpreendido com as raizes...Até ao 18° dia...Abraço.

 

gallery_34298_3075_182637.jpg

 

gallery_34298_3075_348926.jpg

 

gallery_34298_3075_230652.jpg

 

gallery_34298_3075_442644.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...