Alimentador automático


lenac

Recommended Posts

Ora aqui vai o meu alimentador para desenrrascar enquanto o que encomendei não chega...

 

São necessários :

 

1 cesto de plantas redondo

003ey.jpg

 

1 temporizador (este é do ikea, vem aos pares e custa €4)

010sa.jpg

 

Tesoura e alicate para recortar melhor a fita cola

009qo.jpg

 

Fita cola de electricista

006ee.jpg

 

 

 

MODO DE EMPREGO

 

Recortar o cesto até este encaixar na roda do temporizador sem folgas para não cair.

002ckw.jpg

 

Colocar a fita cola dentro e fora do cesto, deixando os buracos necessários para a comida cair. Neste caso deixei 2, que fazem mais ou menos um intervalo de 4 a 5 horas.

004bp.jpg

005mt.jpg

 

 

Colocar papel aderente na roda do temporizador (para que a comida não entre nos encaixes) levantar todas as patilhas do temporizador e encaixar o cesto com a comida.

Ligar à tomada e já está.

011od.jpg

 

Depois é só arranjar um apoio para cada aqua, de forma a que a comida caia directamente para dentro deste.

 

Como tinha todos os materiais cá em casa, este projecto ficou a custo 0.

 

Agora vou começar os testes para ver se realmente resulta :P

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos testes vai funcionar na perfeição no 1º, 2º dia, com um pouco de sorte também funciona no 3º dia.

 

O problema desse alimentador DIY, é o facto de ficar muito tempo com a abertura virada para baixo, com a evaporação da agua, rapidamente se enche de humidade.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, boa ideia!

 

Já pensas-te em criar uma extensão do alimentador, por exemplo colocar um plástico com uns 30 cm que fosse desde a zona onde a comida cai do vaso até ao aquário? Assim conseguias manter o alimentador ligeiramente afastado do aquário evitando, talvez, o problema da humidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente pensei no problema da humidade... não me deve chatear muito porque este encontra-se só para "desenrrascar".

Ainda não pus outras possibilidades mas como de facto só necessito dele para 2 dias no máximo, acho que dá para cumprir o objectivo.

Vou ver na realidade quantos dias aguenta.

 

Outra coisa que deve leva-lo a aguentar mais tempo é o facto de colocar granulado... a ver vamos.

Editado por lenac

Cumps. e boa aquariofilia

 

lenac

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não vai ter problemas com a humidade pois assim que virar para baixo a primeira vez esvazia-se, com excepção do que ficar colado na fita.

 

bem visto...falta-lhe a curva que faz a dosagem que cai

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi que sabes o que tas a fazer ;) , continuação do bom trabalho.

 

Não sou eu que estou a fazer, é o lenac :) espero que ele tenha compreendido de que se trata

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais