Ciclo Azoto Ajuda


Recommended Posts

Boas Pessoal

 

Sou novo no forum e neste mundo da aquariofilia.

Possuo um aquario de 30l (50x25x25) montado recentemente com areão e substrato fértil. Tenho um filtro interno de 5W, um termostato de 75W, uma bomba de ar e uma lãmpada gro-lux de 15W.

Depois de 3 dias a funcionar apenas com o solo, coloquei 3 danio-zebra para iniciar o ciclo. Já os tenho no aquário faz hoje 3 dias.

 

Os parâmetros da água do aquário neste momento são:

 

NO3 - 50

NO2 - 5

GH - 4ºd

KH - 3ºd

Ph - 6.8

Cl2 - 0.8

 

Nota: Falta-me o teste de amónia.

 

Na vossa opinião o ciclo está a ir bem, preciso de fazer alguma TPA, digam-me a vossa opinião acerca destes parâmetros.

 

Futuramente vou introduzir as seguintes plantas:

 

Elocharis mínima

Feto de Jawa

Musgo de Jawa

 

Nota: uso água do meu poço no aquário

 

Agradecido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tenho a informar que os nitritos caíram para 0 e os peixes mantêm-se de boa saúde como sempre. Esta queda de nitritos tem algum significado? Agradecia explicações.

Quantos horas diárias devo ter a luz do aquário ligada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Quando os nitritos passam a ser significa que existem bactérias suficientes para os transformar em nitratos, ou seja, será o "final do ciclo".

 

Nesta altura os nitratos estão mais altos o que não é grave para a fauna.

 

As horas de iluminação dependem se o aquário tem plantas, se tiver devem estar ligadas entre 8 a 10 horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Quando os nitritos passam a ser significa que existem bactérias suficientes para os transformar em nitratos, ou seja, será o "final do ciclo".

 

Nesta altura os nitratos estão mais altos o que não é grave para a fauna.

 

As horas de iluminação dependem se o aquário tem plantas, se tiver devem estar ligadas entre 8 a 10 horas.

 

Exactamente os nitratos estão mais elevados, mas penso ue não será problema pois coloquei 2 fetos-de-java de grandes dimensões que dezem utilizar esse nitrato.

A partir de agora devo fazer TPA's de 15 em 15 dias não é?

E quanto ás plantas tenho de fazer injeções de CO2? Eu apenas tenho areão e substrato fértil.

Quanto ao teste da amónia será que deva comprar ou as TPA's tratam do assunto?

 

Muitíssimo agradecido pelas respostas esclarecedoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

Só tenho dois reparos a fazer, as tpas deves fazer na minha opinião semanalmente entre 20 a 30% de agua (7 a 8 litros) deixa a agua para as tpas a repousar em garrafões abertos durante a semana para retirar o cloro, outro reparo é que não devias de utilizar agua vinda de um posso a da rede é mais segura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água do poço é potável, cá em casa consumi-mos dessa água. Mesmo assim pode não ser segura?

E quanto ás plantas? A minha elocharis plantada recentemente tá a ficar amarelada, mas penso qye seja devido ás vagas de calor dos últimos dias. O aqua chegou aos 30ºC. As injeções são mesmo necessárias e o teste da amónia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

Só tenho dois reparos a fazer, as tpas deves fazer na minha opinião semanalmente entre 20 a 30% de agua (7 a 8 litros) deixa a agua para as tpas a repousar em garrafões abertos durante a semana para retirar o cloro, outro reparo é que não devias de utilizar agua vinda de um posso a da rede é mais segura.

 

Acabei de fazer uma TPA porque os nitratos estavam muito altos >50. Não utilizei água do poço porque tinha os nitratos elevados, não utilizei água da rede porque tinha o pH muito alto, utilizei sim água do Luso pois não continha nitratos e o pH era ideal. Na vossa opinião devo realizar este processo todas as semanas e quando limpar o filtro (interno)? Não limpei hoje porque ainda não estava muito sujo e tinha medo de destruir a colónia de bacterias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

para limpar o filtro, normalmente usa-se a agua da propria tpa pq não tem cloro, o cloro é que mata a clonia de bacterias.

 

em relação ao pH não te posso ajudar, eu proprio ando a tentar combater essa coisa do pH elevado, alguem com mais experiencia vai dar uma opinião concerteza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

para limpar o filtro, normalmente usa-se a agua da propria tpa pq não tem cloro, o cloro é que mata a clonia de bacterias.

 

em relação ao pH não te posso ajudar, eu proprio ando a tentar combater essa coisa do pH elevado, alguem com mais experiencia vai dar uma opinião concerteza.

 

Mete turfa.... certefica-te que nao tens nada calcario, mete troncos e CO2 caseiro xD.

Alfacinha já fizeste o CO2 com mais açucar? se sim no ke deu?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete turfa.... certefica-te que nao tens nada calcario, mete troncos e CO2 caseiro xD.

Alfacinha já fizeste o CO2 com mais açucar? se sim no ke deu?

uiii fui apanhado :oops:

 

Vou fazer amanha, aproveitar pq é dia de fazer testes e mt provavel de tpa e limpezas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a fazer TPA's semanais de 20 % no entanto os valores dos nitratos rndam os 50 e eu gostava de os baixar. Estava a pensar em colocar uma Cabomba-verde de modo a estabilizar um pouco os nitratos. Penso que a razão de os nitratos estarem um pouco altos( <50 mas perto) se deve á Elocharis que tá com algumas folhas secas devido a uma onda de calor. Acham que deva retirar essas folhas mortas? E também vou parar de alimentar os peixes por uns dias (quantos) para os nitratos não subirem mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a fazer TPA's semanais de 20 % no entanto os valores dos nitratos rndam os 50 e eu gostava de os baixar. Estava a pensar em colocar uma Cabomba-verde de modo a estabilizar um pouco os nitratos. Penso que a razão de os nitratos estarem um pouco altos( <50 mas perto) se deve á Elocharis que tá com algumas folhas secas devido a uma onda de calor. Acham que deva retirar essas folhas mortas? E também vou parar de alimentar os peixes por uns dias (quantos) para os nitratos não subirem mais.

Sim mal viras folhas mortas retira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a fazer TPA's de 20% de 2 em 2 dias e além disso vou adicionar uma Ceratophyllum demersum e algumas salvínias pois li que eram eficazes no controlo dos nitratos.

 

 

Ontem fiz uma TPA com água do Luso (nitratos 0) e hoje medi os nitratos e estavam abaixo de 50 mas acima de 25. Acham que deva continuar com a mesma rotina de TPA's? Qual água utilizar, da rede com nitratos a 50 ou do Luso com nitratos a 0?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim deves continuar com a mesma rotina de tpa's, mas a colocares água do luso, a brincadeira fica-te cara!!!

não tens fontes potáveis ai perto de ti, basta fazeres o teste aos nitratos e depois logo vês se dá para o aquário.

até já.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim deves continuar com a mesma rotina de tpa's, mas a colocares água do luso, a brincadeira fica-te cara!!!

não tens fontes potáveis ai perto de ti, basta fazeres o teste aos nitratos e depois logo vês se dá para o aquário.

até já.

 

Eu vou buscar garrafões á fonte do Luso não compro.

Sim tenho mais fontes de água o poço e a água da rede.

Mas a água do poço tem os nitratos muito altos e a da rede tem os nitratos mais ou menos mas não a zero.

Amanhã vou fazer uma TPA de 1/3 com metade do Luso e metade da rede o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema da água do luso pode ser, de ser tão pura, que não tenha outros nutrientes para as plantas e assim ficam amarelas.

é preferivel controlares os nitratos, de modo a safares os peixes e depois colocar fertilização no aquário sem nitratos, para as plantas.

continua com o que estás a fazer e se puderes faz as fertilizações para as plantas.

as plantas de crescimento rápido consomem os nitratos se tambem tiverem os restantes nutrientes.

como os nitratos da rede são mais ou menos, coloca como dizes e controla a comida que dás aos peixes(pois dai vem uma parte dos nitratos).

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema da água do luso pode ser, de ser tão pura, que não tenha outros nutrientes para as plantas e assim ficam amarelas.

é preferivel controlares os nitratos, de modo a safares os peixes e depois colocar fertilização no aquário sem nitratos, para as plantas.

continua com o que estás a fazer e se puderes faz as fertilizações para as plantas.

as plantas de crescimento rápido consomem os nitratos se tambem tiverem os restantes nutrientes.

como os nitratos da rede são mais ou menos, coloca como dizes e controla a comida que dás aos peixes(pois dai vem uma parte dos nitratos).

 

Mas eu gostava de ter padrões quanto ás TPA's para não ter de mudar de 2 em 2 dias. Como achas isso possível? Descer muito os nitratos e depois monotorizar até eles estarem ao nível que não quero e aí fazer a TPA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o procedimento é esse, analisar os parametros da água e quando necessário fazer a tpa.

se mantiveres as tpa's com água do luso, daqui a 1 semana, pelo que dizes, já deve estar estabilizado e depois fazes tpa's mais afastadas, de semana a semana, se não deres muita comida.

vais analisando e vais aprendendo o afastamento entre tpa's.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para informar que os niveis de nitratos estabilizaram e faço agora TPA's de rotina semanais de 20%.

 

Agradeço muito a ajuda de todos os membros que acompanharam o meu caso e estou muito feliz por ver os meus peixes saudáveis e de até ao momento não me ter morrido nenhum :dance:

 

Agora já estou a pensar no futuro pois pretendo instalar um aquário de 300 litros para o ano.

Editado por Ricardo Bastos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.