duvida iluminação


Recommended Posts

Boas

 

Eu aprendi neste forum,e sempre foi a ideia que quando se trata de iluminação para um plantado devemos andar entre 0,5 a 1 watt por litro de agua.Isto claro dependendo do tipo de plantas que quisermos meter no aquario e da quantidade.

 

A minha duvida e esta:

 

A pouco num forum inglês muito semelhente ao nosso um moderador disse-me que esta regra é muito old school.E os aquascapers já não a usam porque só dá sopa de algas.

 

A minha pergunta é:

 

Fui eu que entendi a regra mal?Somos nós que estamos errados?Ou o raio dos ingleses?

 

Alguém mais experiente que me tire a duvida. Se possivel.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Essa regra apenas serve de referência. Não quer dizer que a tenhas de seguir.

 

A quantidade de watts por litro é muito relativa. Podes ter 200 litros de água, com uma altura de 50cm, assim como podes ter os mesmo duzentos litros com uma altura de 30cm! Os litros são os mesmos, mas garanto-te que para 30cm de altura de água precisas de muito menos watts que nos 50cm.

 

Claro está que a quantidade de plantas, assim como as espécies das mesmas também vai influenciar. A qualidade da água também influencia, assim como a cor do fundo no aquário! Se for claro, precisas de menos luz.

 

Como podes ver, há vários factores que têm um peso determinante aquando da escolha da iluminação.

 

Melhor método: ir testando!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem duvida mas esse foi o metodo que me ensinaram aqui.

Mas aqui por estes lados porque vivo em terras de sua majestade eles são mais inflexiveis com as regras deles parece.

Dizerem-me que conseguem manter um aqua de 300 lts densamente plantado com 70 watts de luz.

Acredito que o consigam agora depende do tipo de plantas.Eles quase que metem a iluminação em segundo plano num aqua plantado.

E sempre ensinaram que é Iluminação/Co2/nutrientes são o mais importante num plantado.Lá dizem que uma boa fertilização e co2 anulam a necessidade de uma boa luz,e que isto são os aquascapers que o dizem.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não querendo ofender ninguém. eu cá não confiava em "gajos" que circulam pela esquerda, tê os volantes à direita. e enchem os depósitos com galões medieval_mace.gif.

 

 

Continuo a dizer, ou melhor escrever, que cada caso é um caso, e temos que nos ir adaptando ao nosso. Em aquariofilia não devemos teimar em ter o aquário como queremos! Conforme os nossos conhecimentos/experiência temos que nos adaptar ao que o aquário nos oferece. Conhecimentos vão-se adquirindo com a experiência, além de uma boa pesquisa.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Claro está que a quantidade de plantas, assim como as espécies das mesmas também vai influenciar. A qualidade da água também influencia, assim como a cor do fundo no aquário! Se for claro, precisas de menos luz.

 

 

Peço desculpa por me estar a meter, mas David, a que é que te referes quanto ao fundo? O substrato ou a parte traseira do aquário?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não querendo ofender ninguém. eu cá não confiava em "gajos" que circulam pela esquerda, tê os volantes à direita. e enchem os depósitos com galões medieval_mace.gif.

 

 

Continuo a dizer, ou melhor escrever, que cada caso é um caso, e temos que nos ir adaptando ao nosso. Em aquariofilia não devemos teimar em ter o aquário como queremos! Conforme os nossos conhecimentos/experiência temos que nos adaptar ao que o aquário nos oferece. Conhecimentos vão-se adquirindo com a experiência, além de uma boa pesquisa.

 

 

 

 

Cumps.

 

Obrigado pela a ajuda e já me fizeste rir um pouco.

Infelizmente estando aqui a conviver com eles tenho que tentar conviver com os dois mundos.Até é bom pensando bem sendo uma maneira diferente de estar no hobby e se resultar sempre posso aprender uma abordagem diferente. Eles decididamente previligiam os setups LOW-TECH.Verdadeiros plantados como alguns que vemos aqui no nosso forum é raro de se ver.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Helder, quando escrevi fundo, deveria ter escrito substrato, ( se bem que o fundo, ou traseira do aquário também poderá influenciar). Se o substrcto for de cor clara tens mais luz dentro da coluna de água, se assim se pode dizer. Se for de cor escura, muito escura, o reflexo é mínimo, logo parece ter menos luz.

 

Basta fazer a experiência: aponta uma lanterna para um móvel escuro, numa divisão com as luzes apagadas. Depois aponta-a para o tecto e vê se não tens a divisão mais iluminada! Isto é claro se for um tecto branco ou de cor mais clara que o móvel.

 

Dentro do aquário passa-se o mesmo. Cores mais clara reflectem a luz, Cores mais escuras absorvem-na!

 

 

Nada melhor que ir experimentando.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

aquariomanioco, estamos aqui porque há algo que temos em comum: aquariofilia! Se nos pudermos divertir, tanto melhor. Apenas temos de respeitar as opiniões dos outros.

 

O que para mim funciona, para outro membro pode não funcionar. Por isso escrevi há pouco que: "Conforme os nossos conhecimentos/experiência temos que nos adaptar ao que o aquário nos oferece". É fácil responder a "x" ou a "y" para fazer da forma "a" ou "b", mas o que para uns funciona, para outros nem por isso. Claro está que não é assim tão radical.

Devemos ter a noção que dois aquários do mesmo tamanho, com setup's, fauna e flora iguais, enfim uma cópia um do outro, desde o primeiro dia são diferentes, e bem diferentes, mesmo que tratados pela mesma pessoa!

Há certas regras que devemos ter como certas, mas são muito poucas.

Resumindo: devemos dar ao aquário aquilo que ele precisa, não aquilo que esperamos dele. Entenda-se aquário por fauna e flora dentro do mesmo.

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não querendo ofender ninguém. eu cá não confiava em "gajos" que circulam pela esquerda, tê os volantes à direita. e enchem os depósitos com galões medieval_mace.gif.

 

 

Continuo a dizer, ou melhor escrever, que cada caso é um caso, e temos que nos ir adaptando ao nosso. Em aquariofilia não devemos teimar em ter o aquário como queremos! Conforme os nossos conhecimentos/experiência temos que nos adaptar ao que o aquário nos oferece. Conhecimentos vão-se adquirindo com a experiência, além de uma boa pesquisa.

 

 

 

 

Cumps.

 

david boa observaçao concordo plenamente contigo nao e de confiar em gente dessa.lol

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.