Bateria 12 aquarios


Rio

Recommended Posts

Boas,

 

Venho pedir opinião aos mais entendidos, vou montar uma bateria para 12 aquários

A minha dúvida é que tipo de filtragem vou utilizar.

 

O meu projecto no inicio era ter aquários com filtros de decantação (já tenho 5 aquários assim) mas acumula muito lixo e para limpar é muito complicado.

 

Que tipo de filtragem usar para os restantes aquários

 

Filtro Externo

Filtro de Cascata

Filtro de esponja (aqueles ligado a uma bomba de ar)

Filtro de fundo

 

Medida dos meus aquários CxLxA:

3 Aquários 30x50x30

2 Aquários 50x50x30

 

Os 50cm de largura só 40cm é que é aquário os 10 são do filtro de decantação

 

Os restantes aquários vão ser 30x50x30

 

Todas as opiniões são bem-vindas…Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

eu tenho usado filtros de cascata e estou satisfeito com isso. São faceis de limpar e não ocupam grande espaço dentro do aquario.

Para mim só têm um inconveniente, é a tampa do aquario ter de ter um recorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim o melhor são mesmo os filtros externos. Inconvenientes: +energia +investimento+espaço utilizado

 

2 Filtros de mochila. inconvenientes: entopem facilmente perdendo caudal, levam pouca media

 

3 Filtros de esponja. inconvenientes: +regularidade de limpeza, só um tipo de media(esponja), pouco caudal

 

4 Filtro de fundo. Inconvenientes: +desgaste do substracto +acumulação de detritos debaixo do mesmo, manutenção elevada após os primeiros meses

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela vossa opinião mas vou optar pelos filtros de esponja são baratos e penso que vão fazer bem o trabalhos e se achar que esta a ser insuficiente meto filtro de cascata, como não tenho tampas no aquário é na boa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

Também eu tive essas dúvidas todas aquando a escolha da filtragem de 9 Aquas de Invertebrados, a minha opinião é:

 

-Filtro de cascata/mochila

Conveniente: barato, quase não ocupa espaço, muito prático na altura da limpeza e uma eficaz filtragem mecânica

 

Incoveniente: não faz correctamente a filtragem biológia, só por isto é logo eliminado

 

-Filtro de Esponja

Conveniente: barato, muito prático na altura da limpeza e uma eficaz filtragem biológica, como os detritos ficam dentro do Aqua os camarões passam a vida em cima das esponjas a aproveitar detritos/restos de comida

 

Incoveniente: demora bastante até estar devidamente colonizado pelas bactérias nitrificantes logo no inicio têm-se alguns problemas, a filtragem mecânica não é o seu forte, para esta opção deve-se ter no minimo dois a trabalhar para os ir alternando aquando a sua limpeza.

 

-Filtro externo

Conveniente: grande filtragem mecânica e biológica, permite maiores descuidos na sua limpeza (mas não esquecer que ao mesmo tempo pode ser uma bomba de detritos acumulados)

 

Incoveniente: ocupa espaço, é caro

 

-Filtro de fundo/placas

Conveniente: barato, muitissimo prático, grande filtragem biológica, limpeza muito mais espaçada

 

Incoveniente: não convém colocar plantas no areão pois estrangula muito a filtragem, mesmo permitindo uma limpeza espaçada temos de ter muito cuidado para não a descuidar e ai sim temos outra bomba em mãos, aquando a limpeza temos de ter mais um pouco de trabalho a aspirar o fundo pelo tubo de circulação o que não do mais prático

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Mauro.

 

Essa bateria como vai?

 

Epa 12 aquários é muita coisa, senão até dizia filtros externos, mas gastava uma nota.Que tal filtros de esponja dos grandes?Daqueles da Sera, os L300.

 

Viva Miguel, que tal partilhares o teu projecto com o pessoal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio

A minha intenção é mesmo partilhar com a malta o meu mini projecto, mas as coisas não têm corrido da melhor maneira, primeiro foi a filtragem que demorou bastante a ajudar a colonização das bactérias isto para não falar que a água da rede vem com vestigios de amónia, agora ando de volta dos acertos do pH, que vem da rede com 7.4 e passa para os 7.6 nos Aquários, já tenho a Osmose mas para piorar vinha sem a membrana e eu feito parvo não chegava lá, até que desmontei e verifiquei que não tinha, por acaso falei para a Seahorse que foi quem me a vendeu e não meteram qualquer tipo de obstáculo em me enviar uma, há que salientar a honestidade deles.

 

Assim que puder abro aqui um tópico

 

abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caramba Miguel,

 

Isso é mesmo só azares...

 

Como pensas em acertar o pH da água?

 

Boa sorte

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais quero pedir desculpa ao Rio pois estamos a usar o tópico dele para outras conversas, embora relacionadas mas não deixam de ser outras.

 

Boas Ricardo

 

Como eu costumo dizer, o azar não se tem, faz-se, isto para dizer que não tenho dado a devida atenção aos camarões, ando preocupado é em desocupar 2 aquas de 300L com Discos que tenho por cá e enquanto isso não tiver resolvido são os camarões que estão a "pagar", obviamente que tenho os minimos exigidos ;D

 

Para acertar o pH estou decidido a fazer uma mistura de água da Rede com água aproveitada da osmose a fim de obter um pH final de cerca de 6.8-7.0, os Sulawesi é que vou tentar acertar para 7.8-8.0 com uma mistura de água da rede com a água de desperdicio da osmose.

 

Com o pH actual de 7.6 noto que os camarões Red´s, White´s estão com outra coloração que não a óptima, tenho de emendar o mais breve possivel, talvez ainda o consiga este fim de semana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ja comecei a montagem dos aquarios mas so tenho 2 aquarios montados e ja encomendei mais 3 espero montar no proximo fim de semana.

 

A montagem dos aquarios foi feita a dia 31 de agosto, estou a usar filtros de esponja ate agora estou super satisfeito com os paramentros

 

Dia 14 de setembro entraram os primeiros habitantes (CRS grade A) com 3 femeas ovadas e ontem ja vi no vidro alguns crystalzitos de 1mm no vidro por isso é bom sinal pq se sentem bem na nova casa, se tudo correr bem esta semana tenho uns novos habitantes (Taiwan Bee).

 

Miguel estras a vontade em usar este topico é na boa...

 

eu vou dando noticias de como esta a correr o meu projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Rio.

 

Boa sorte, com o projecto. Coloca fotos do atual estado da bateria, para a malta ver. :tongue::dance:

 

Cumps.

 

Marco Alves

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Marco

 

O rack ainda esta muito pobre mas quando chegar a casa tiro umas fotos pq sei que o pessoal gosta é de ver fotografias :)

Editado por Rio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom Rio,

 

Está a tomar forma. Esses Pandas e KK estão com bom aspecto.

 

Os Sakura também me parecem bem.

 

Vai dando notícias

 

 

RF

 

PS - Quais os parametros da água desses aquas?

Os filtros de esponja dão conta do recado?

Editado por Ricardo.Fonseca
Completar post

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mauro

 

Finalmente vejo como isso está hehe

 

Ficou muito boa a bateria, agora faltam os outros aquários e meter isso a bombar :P

 

Já tens alguma ideia do que vais por nos outros??

 

Tenho de ir ai fazer uma visita para ver isso ao vivo hehe

 

Abraço

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parametros medidos hoje

 

Aquario 1:

Ada Amazonia Powder

Temp: 26º

Ph: 6.4

Gh: 9

Nh3: 0

NO3: 5

NO2: 0

 

Aquario 2:

Ada Malaya Powder

Temp: 26º

Ph: 6

Gh: 6

Nh3: 0

NO3: 5

NO2: 0

 

Os filtros têm estado a dar conta do recado, ainda nao os limpei (montagem dos aquarios a 31 de agosto)

 

Tenho é tido problemas em estabilizar o Ph do aquario com o substrato Amazonia, o Ph sobe...

 

Esta semana estou a espera de ir buscar mais 4 aquarios e de receber Rili Shrimp e mais Yellow (pq so tenho femeas) e Snowball

 

Miguel depois combinamos isso :)

Editado por Rio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou curioso com o evoluir desta bateria... quem me dera arranjar assim um cantinho aqui por casa para encaixar uma coisa dessas...

Vai postando foto, isso promete.

grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bons, parabéns pelas aquisições :) agora é deixar criar os taiwan,

 

Pelo que percebi tens os Taiwan junto dessa colonia de CRS, vais continuar com eles ai ou é só provisório?

 

Tens tido problemas a estabilizar como assim?Não é normal o ph subir, passa-se alguma coisa...

 

Mauro o que fizes-te ao outro aquário de CRS?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado...

 

Os Taiwan estão previsorios tal como os Sakuras

 

Não sei o que se passa mas o Ph do aquario teima eu subir mesmo com agua de garrafão com Ph +-5, eu li no Shrimpnow que houve alguns sacos da ADA Amazonia que deram problema não sei se apanhei um desses...nesse aquario so tenho um tronco e plantas

 

Ainda tenho esse aquario montado mas vai ser para desmontar, no total tenho 5 aquarios montados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho, mas o ph sobe para quanto?

 

Que tal umas fotos dos outros aquários? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Consigo baixar para 6,4 e vai progressivamente vai subindo ( ja chegou ate 7.2)

 

Ontem com quimicos baixei para 6.4 e hoje ja esta a 6.6 e o mais certo amanha estar a 6.8 :angry:

 

Como são aquarios para desactivar estão uma desgraça nem me atrevo a meter aqui fotos :)

Editado por Rio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

 

Venho fazer aqui uma actualização dos meus camarões

 

foto18-13fev.jpg

 

foto17-13fev.jpg

 

foto16-13fev.jpg

 

foto6-13fev.jpg

 

foto3-13fev.jpg

 

foto5-8fev12.jpg

 

foto4.jpg

 

foto13.jpg

 

foto5.jpg

 

foto1.jpg

 

foto5-13fev.jpg

 

foto12.jpg

 

foto11-13fev.jpg

 

foto4-13fev.jpg

 

foto2-13fev.jpg

 

foto1-13fev.jpg

 

 

fica aqui um cheirinho do meu novo projecto

 

foto6.jpg

 

foto9.jpg

Editado por Rio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais