De 96 W para 144 W


majo

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Há coisa de um mês e tal, a iluminação do meu aquário avariou, sem possibilidade de recuperação e tive que optar por outro sistema.

Porque a nova calha vinha com 4 lâmpadas de 36W, deixei estar, achei piada ao facto de estar a ver pela primeira vez os peixes que já tenho há meses.

Vi as cores dos Rami como nunca tinha visto.

Estava com medo do aparecimento de algas, mas nada se passou.

Também mudei a cobertura, mandei fazer uma em acrílico, ficou bastante bem, melhor do que a que estava e que tinha vindo com o aquário.

Pois agora não sou mais um low-tech no que diz respeito à luz... :)

Deixo aqui uma fotografia.

http://www.flickr.com/photos/majoojam/?saved=1

Cumprimentos e boas férias. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá majo...como lhe disse, o aquário está muito fixe :D

 

Não sabia disso da tampa em acrílico. Tem em conta que ao longo do tempo, o acrílico vai-se tornando baço, reduzindo assim a penetração da luz.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helder, agradeço o elogio.

Pelos vistos és a única pessoa que gostas!!! :D

Tens de vir cá vê-lo ao vivo e a cores.

Fico à espera.

Esta semana é uma boa altura.

Se vieres, não te esqueças dos Guppys.

Só machos (4) e bonitos, rabudos.

Cumprimentos. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpe estar a pergunta majo, mas a câmara é a mesma? É que nem parece :P

 

Estive a ver outra vez o seu aquario, e o que achava de colocar umas plantas "altas" (ambulias, rotalas, etc (novamente)), nas extremidades do aquário, e deixar esse meio baixo para criar uma certa irregularidade no layout?

 

Assim até enchia mais os cantos ;)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helder.

 

As tuas sugestões são fantásticas, aceito-as de bom grado, mas com uma condição....

Vens cá fazer isso!!!!!

Estou a brincar....

 

Já sabes que há plantas que embirram comigo, ou embirram com os peixes,ou os peixes embirram com elas.....

Não consegui manter a rotala, mesmo com esta luz (também ainda não vai há muito tempo).

Estas plantas dão-se bem e para mim têm uma vantagem.

Apenas as Criptocorines e as Hygrophilas e que estão enterradas e todas as outras estão apenas amarradas a troncos e/ou pedras.

Na hora de fazer uma grande limpeza é só tirar tudo para fora, podar, limpar, aspirar o fundo e colocar de novo.

Posso alterar o layout quando me dá na bolha.

Eu gostava de ter tufos de rotalas, gostava de ter «renques» de ambúlias, mas não consigo ter.

Não desesperei, tenho outras, o aquário está lindo e luxuriante, um regalo para os olhos de quem vê e, espero, para os peixes também.

Também ainda estou na fase de observação. Noto mais algas nos vidros e nas tampas, preciso de limpar o vidro mais vezes.

Indo e vendo.

Não te esqueças que não tenho CO2.

Abraço. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for preciso ir ai dar uma mãozinha, conte comigo :D

 

Disse aquilo porque de 96W, para 144W é um pulinho aceitável, e penso que as plantas que embirram consigo, não o devem voltar a fazer. Sei que não tem CO2, não se esqueça que o CO2 é mais visto como um estimulante para lhes acelerar o metabolismo para que cresçam mais depressa, não é necessariamente a "chave" das plantas. Creio que, dos quatro factores (substrato, fertilização, CO2 e iluminação), a iluminação é a que tem um papel mais crucial no desenvolvimento das plantas.

 

Eu quando for ai levo-lhe um pé desta:

 

http://www.aquahobby.com/garden/e_cerato.php

 

Vai ver o que é crescer, até se vai fartar dela :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helder,

 

Essa plantinha que me vais trazer é uma das tais que embirram comigo.... :D

Já a tive por diversas vezes, mas nunca cresceu.

Por falta de luz, ou por causa dos peixes, que a desenterravam, nunca tive sorte com ela.

Quem sabe agora.....

Como sabes, estou sempre de olho no aquário, e noto perfeitamente as mudanças por causa do aumento da luz.

Por acaso gosto de um aquário com muitas plantas, adoraria ter umas avermelhadas e assim, mas para já quero ver o que isto vai dar e depois arrisco.

Uma coisa de cada vez, que Roma e Pavia não se fizeram num dia.

Abraço. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helder,

 

Essa plantinha que me vais trazer é uma das tais que embirram comigo.... :D

Já a tive por diversas vezes, mas nunca cresceu.

Por falta de luz, ou por causa dos peixes, que a desenterravam, nunca tive sorte com ela.

Quem sabe agora.....

Como sabes, estou sempre de olho no aquário, e noto perfeitamente as mudanças por causa do aumento da luz.

Por acaso gosto de um aquário com muitas plantas, adoraria ter umas avermelhadas e assim, mas para já quero ver o que isto vai dar e depois arrisco.

Uma coisa de cada vez, que Roma e Pavia não se fizeram num dia.

Abraço. majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei do teu aquário Majo, não sabia que estava assim tão bonito:)

Quanto ao acrilico, conforme te disseram, ele vai acabar por ficar baço, mas pronto, é uma questão de deixares o tempo passar e depois logo se vê qual a melhor opção a tomar:)

Como te disse agora ando nos salgados, mas como as saudades apertaram do pessoal acabei por começar a vir mais aqui outra vez e já tenho vontade de montar outro de água doce lol.

Tinha 4 fiquei apenas com um para salgados, e agora a Maria não me deixa ter mais nenhum...Homem sofre porra.

 

 

 

Só um reparo (já vais levar na cabeça eheheh), tens mollys e neons juntos?????????

Neons - 6.5 Ph

Mollys - 7.5 Ph

 

Ai, ai, ai ai, eu vi bem?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira vez que vi o aquário também lhe disse isso, mas de facto nunca vi neons tão gordos nem mollys tão grandes :D

 

Ao que parece, andam todos felizes da vida.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na volta meteu o PH a 7 para equilibrar e ninguém reclamar.

Estou a ver que na próxima visita lá a casa eu também vou para o chatear sobre PHs e espécies não compatíveis LOl.

As mollys até preferem águas com sal, soube a pouco tempo que já foram avistadas em águas salgadas do mar, mas os neons esses preferem águas mais acidas totalmente contrárias ao tipo de água que as mollys gostam.

Estou curioso para saber que PH ele tem, e qual a espécie mais afectada a nível de sintomas respiratórios e de movimentos nadatórios.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.