ÁGUA da torneira...


Recommended Posts

Viva!

 

Tenho uma dúvida que gostava de esclarecer.

A dúvida prende-se com a necessidade de uma unidade de Osmose Inversa vs Qualidade da Água da Rede para a água de reposição de um Reef.

 

Ora bem, como todos sabemos a osmose inversa causa um grande desperdício de agua, e por isso queria evitar o uso da mesma a todo o custo.

 

A minha àgua da torneira tem habitualmente e de forma muito constante os seguintes valores:


     
  • pH: entre 7 a 7,2
  • KH: entre 1 a 2 (as vezes chega a ter Zero)
  • NH3/nh4: 0
  • NO2: 0
  • NO3: 0 (ou valor infimo não mesurável com os testes que tenho)
  • PO4: 0 (ou valor infimo não mesurável com os testes que tenho)
  • SiO: (desconheço, não tenho teste)

 

Será necessário utilizar mesmo água de osmose inversa para reposição?

Para as TPA estou a pensar usar água do mar.

 

Que me dizem a isto? Agradeço desde já a contribuição.

 

Marco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Posso-te dar um exemplo de um colega meu que usa agua da torneira + PRIME para as reposições de água (evaporação) e depois nas TPA (colocando claro o sal necessário).

 

Já faz isto á 1,5 anos sem problemas, os peixes gostam e os corais também.

 

Eu pessoalmente também faço o mesmo e espero não ter problemas de maior.

Já testamos N produtos do mercado e o Seachem PRIME é sem dúvida o melhor produto neste caso... remove os metais pesados e cloro+cloraminas.

Além disso remove os fosfatos e reduz os nitritos e nitratos..

 

Para além disso é muito concentrado pelo que dura muito!

 

- http://www.seachem.com/Products/product_pages/Prime.html

 

Dá uma vista de olhos.

 

Lembro-te que a qualidade da água também é importante... No meu caso moro em Sintra e a água é bastante boa!

Com bastantes minerais importantes e cálcio! :)

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui deixo um pequeno vídeo do Mr.Saltwatertank...

 

Aconselho a verem todos os vídeos... mas este faz juz a esta problemática...

 

http://www.youtube.com/user/mrsaltwatertank#p/search/1/3sCVQTHHw5M

 

Boas Pedro.

 

Esse vídeo é muito discutível... Até porque ele usou da pior marca para dechlorinator que é o nutrafin.

Já testei várias marcas umas melhores e outras piores, mas de todas a que testei e foi mais eficaz foi a Seachem Prime.

 

Esta combinação já foi testada num reef, em utilização contínua durante 18 meses (e actualmente ainda continua).

Sou contra o desperdício e não posso aceitar um sistema de osmose como uma solução viável...

 

Mais vale ir buscar uns bidons de agua ao mar, colocar a escumar algumas semanas e acertar a salinidade.

Menos desperdício de certeza.

 

Agora é como tudo, á quem defenda a osmose outros que não a defendem...

Até que tenha problemas e os mesmos sejam relacionados com os "TDS" (Resíduos Sólidos Dissolvidos), irei continua a usar a combinação que indiquei.

 

Com os meus melhores cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que é um desperdício de água... o melhor rating em osmoses que vi até agora foi 1l de osmose para 1l de desperdício...

 

Quanto a um ser melhor que outro é também discutível... o objectivo prende-se em retirar o cloro da água, já que cá em Portugal não usamos cloraminas... e mais alguns metais que nós nem teste fazemos para saber se retira ou não...

 

A minha escolha recai sem dúvida para a Kent Ammonia Detox... Claro que é por ser uma marca que comercializo. É tal e qual o Prime.

 

Eu, claro que recomendo água de osmose... é uma segurança... quanto à água da torneira não a desaconselho mas fica à responsabilidade do cliente.

 

Eu já usei as duas águas... e presentemente uso uma mistura de osmose com água da torneira... O desperdicio da osmose serve para regar o quintal, o carro, tudo o que vier à imaginação... No caso de reposição...

 

Nas TPA's só água de osmose e um bom sal... não uso água natural...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá!

 

Em meu entender não se deve usar água da torneira (muito menos água de furos ou poços) por causa dos silicatos, normalmente apresentão níveis muito elevados de silicatos, estes niveis fazem aparecer algas diactomaceas no areão alga castanha e na rocha.

 

Para minimizar o problema da água que se estraga podemos sempre colocar uma bomba de pressão para injectar mais água na osmose, desta forma alem de produzir água mais rápido, estraga-se tres vezes menos.

 

A quantidade de silicatos depende de região para região, pois depende da água fornecida pelas Câmaras Mnicipais que não é igual ao longo do país.

 

Para terminar a água que sai da osmose pode ser aproveitada para diversos fins, nomeadamente regar plandas etc...

 

Abraço a todos.

Heitor Simões

 

A aprender alguma coisa sobre aquários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu prefiro mesmo a agua de osmose apesar de ter grande desperdicio.

pois com esse produtos é impossivel eleminar , vem a velha lei nada se perde tudo de transforma. por isso esses produtos nao eleminam nada apenas os transforam em algo menos nocivo para o nosso aquario... eu ja testei com agua da torneira e hoje prefiro mesmo agua de osmose...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais