DarkSide v2.0


Filipe Simões

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de o meu aquário ter sido invadido por algas e se terem espalhado por todo o lado(aqui foi culpa minha), resolvi remodelar e ver se o metia em condições.

 

Segue-se o Setup e as fotos da montagem, faltam alguns passos porque só me lembrava de tirar as fotos de vez em quando....

 

Setup:

 

- Aquário 80x40x40

- Filtro Eheim 2213

- Aquecedor Jager 150Watts

- Calha Boyu STS-900 3x21, actualmente só com 2x21, se souberem onde posso arranjar destas lâmpadas MP sff...

- CO2 Caseiro(Fermentação)

- Substrato Fértil JBL AquabasisPlus 2,5L

- Substrato Inerte Areão Preto

- Rochas Basaltos

- Tronco

 

Flora:

 

-Anubias Bateri var. nana

-Heteranthera zosterifolia

-Rotala rotundifolia

-Microsorum pteropus

 

Fauna:

 

-2 Escalares

-1 Ramirezi(Fêmea)

-1 Ramirezi(Macho) A Adquirir

-5 Coridoras Aeneus A Adquirir

-3 Ottos A Adquirir

-Um cardume de Tetra Neons A Adquirir

-Red Cherries A Adquirir, mas apenas se me desfizer dos escalares, estou a avaliar a situação...

 

Vamos lá às fotos que é o que se quer!

 

Peixes no aquário temporário, e a anubia antes de ir a faca

p9110279.jpg

 

Retirar a água

p9110280.jpg

 

O aquário já lavado, que durante a montagem ficou sujo outra vez mas nada comparado com as algas...

p9110281.jpg

 

As plantas compradas a um membro do fórum

p9110282.jpg

 

Já com o Aquabasis

p9120283.jpg

p9120284.jpg

 

Depois o Areão...

p9120286.jpg

 

Muito tempo depois... Para a próxima não bebo no dia de amarrar as anubias!

E as seguintes não precisam de legenda

p9120295.jpg

p9120296.jpg

p9120297.jpg

p9120298.jpg

 

O calhau em cima do tronco foi só por precaução mas já saiu, e sim, os meus dotes para plantar são muito maus! Acho que uma pinça ajudava...

E é só, venham lá esses comentários.

Gostam, não gostam?

Acham de me devo desfazer dos escalares e meter os red's?

Que acham da fauna que está prevista?

Etc.

 

Cumps,

Filipe Simões

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

eu com esse substrato provavelmente escolheria os red´s, daria um maior contraste, de resto gosto da simplicidade.

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também estou mais para os reds...

Vou ver se quando vier de férias encontro alguém interessado numa troca por algum dos peixes que me falta adquirir.

Entretanto se alguém tiver alguma proposta a fazer, PM me! É natural que leve uma semana a responder, que é o tempo que irei estar fora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Se olharem para a penúltima foto, onde se vêm os escalares, notam que ambos tem uma deficiência na barbatana. Não tenho duvidas que que está partida, alguém sabe o que possa ter causado isso? Guerras entre eles? Ainda cheguei a pensar que pudesse ter sido eu ao apanha-los com a rede mas todas as vezes que me lembro dos apanhar já estavam nestas condições. Que não vieram assim da loja tenho a certeza!

 

Tenho um muco no tronco, penso que seja o normal por isso os otos devem entrar este fim de semana.

E de resto? Ninguém tem nada a dizer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entraram 10 neons tetra, deixei a luz ligada durante cerca de uma hora após a ambientação e voltei a desligar para não trocar as horas ao peixes, vamos lá ver se não gastei 12,50euros em comida viva para os escalares...

Estou a gostar bastante do substrato da JBL, pela primeira vez noto crescimento nas minhas plantas que não a anúbia(s)

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa sorte com o teu reset ehehhe

Tb uso aquabasis plus no meu 180L e estou muito satisfeito.

Bom resto de férias :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Parte técnica, como sabes posso pouco opinar, como estou a pensar ter escalares estou a gostar de olhar para a fauna que estás a colocar... Li em qualquer lado que os escalares gosta de vegetação que fique à superfície, se calhar pode pensar em alguma coisa disso, também colocava algumas plantas altas no fundo do aquário.

 

O nome do projecto adequa-se mesmo ao look final :)8) mas se calhar vais ai precisar de um pouco de contraste, não se se com um peixes um pouco mais coloridos ou então umas plantas com laivos de vermelho.

 

Mas é só uma opinião, de resto gosto muito de ver estas montagens, fico com ideias claras também do que devo fazer :) continua a postar imagens para vermos...

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ao Paulo Lisboa.

 

pmpg98, a Rotala rotundifolia quando exposta a boa luz fica vermelha e já tenho 10(neste momento só conto 8... apesar de não terem culpa estou cada vez mais convencido a desfazer-me dos escalares) neos que realmente dão vida ao aquário, têm uma cor... o nome diz tudo.

Obrigado também.

 

Vou ver se consigo postar umas fotos, mas a qualidade não vai ser muito boa porque a maquina que utilizei para estas não era minha e agora só me resta o telemóvel...

 

Se alguém estiver interessado nos escalares mande MP, não vendo devido ao estado das barbatanas(descrevi num dos tópicos acima), por isso é só virem buscar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem ainda não percebo muito mas vou dar-te a minha opinião... A escolha de fauna gostei imenso :) Os ramirezis gostam de sitios onde se esconderem e acho que lhes fizeste ai um muito cheitoso, pk eles vão ter de se esconder dos escalares pois como ambos são peixes um pouco territoriais especialmente na reprodução. Mas penso que do lado direito deves acrescentar algo para fazeres mais um esconderijo.... pois se os escalares decidirem colocar os ovos certamente vai ser na zona do esconderijo, e receio que os ramirezis tambem possam andar por lá e de bronca.

 

Gostei da tua escolha os néons, apesar de preferir narizes de bêbado....

 

Boa sorte com isso e coloca aqui mais umas fotos para a malta.

Se te vais ver livres dos escalares secalhar era melhor pensarem em outro peixe para ficar no centro do aquário xD.

 

Ps: os néons não são de água mais alcalina?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Primeiro agradeço já pelo comentário positivo.

 

Realmente os escalares já estão de saída, por isso os Ramirezis ficam à vontade, pelo menos durante uns tempos vão ser os réis do aquário...

 

A única coisa que gosto mais nos narizes de bêbado é o facto de se comportarem mesmo como peixes de cardume, o que nem sempre se verifica nos néons que neste momento já estão reduzidos a 6 :thumbdown2:.

Os néons são Sul Americanos por isso preferem aguas mais ácidas.

 

As fotos ta complicado, neste momento as únicas fotos que consigo arranjar são de telemóvel que por si só já não são grande coisa então as do meu... Mas realmente já queria actualizar isto porque já se notem algumas diferenças principalmente nas plantas coisa que nunca tinha presenciado no meu aquário, pelo menos no que toca a plantas de baixa manutenção o substrato da JBL está-se a revelar muito bom.

 

Já agora fica aqui uma questão à qual tenho meia resposta, como já disse anteriormente estou a pensar em meter uns red cherries, aliás parte da decisão de me desfazer dos escalares vem daí, mas para o seu bem estar convinha colocar um pouco de musgo. A razão para não ter usado nesta montagem é que parece que tudo gosta do musgo, desde restos de comida a fezes dos peixes, parece um depósito de lixo. Penso que os camarões tratem de manter o musgo "limpo" mas gostava que alguém confirmasse.

 

Cumps,

Filipe Simões

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os reds eu não tenho razão de queixa, mas as caridinas levantaram bastante musgo no meu aqua, volta na volta via um pedaço de musgo a pairar pelo aqua e quando me chegava lá se saltava mais um pouco e as caridinas em cima do acontecimento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for mesmo para os camarões, estou convencido que sim, vão ser os RC's.

Só queria mesmo confirmar se deixam o musgo limpo porque ao fim de algum tempo a acumular "porcarias" fica mesmo feio e dá mau aspecto ao aquário.

À pouco fui dar comida aos "bichos" e reparei que as pontas das folhas de algumas plantas começam a apresentar carências, estava a pensar em comprar o fertilizante da Tropica porque não queria fertilizar nutriente a nutriente e o Plant Nutrition para além de não ser caro parece ter o essencial. Alguém tem alguma coisa a dizer sobre este produto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não sei se tencionas fazer um plantado ,mas se sim o fertilizante da Tropica Plant Nutrition+ que contém N e P ,é muito bom face ao preço.

 

Basta veres as plantas da Tropica.

 

O único defeito que tem é a pouca concentração de Potássio, mas para isso fazes uma solução DIY e ficas com uma excelente fertilização e não tens de te preocupar muito com os parâmetros da água, basta

 

seguires as indicações deles. Eles aconselham a ter substrato fértil e colocar umas pastilhas no substrato da Tropica Plant Nutrition+ que custam o mesmo que o fertilizante.

 

Eu fertilizo com Tropica Plant Nutritin+ e com solução DIY de Cloreto de Potássio e estou bastante satisfeito com os resultados.

 

 

 

Cumps

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Erro meu, eu queria mesmo dizer o Plant Nutrition+ liquido mesmo pelo facto de ter mais esses 2 nutrientes.

A minha intenção não é ter um plantado, é mais um aquário com plantas mas a minha prioridade serão sempre os peixes. Por essa razão não pretendo arranjar todos os fertilizantes separadamente mas sim um fertilizante "completo" apenas para que as plantas não passem por certas carências. Tenho noção que não é totalmente fiável visto que posso ter falta de um nutriente e não dos outros e nesse caso tenho de acrescentar sempre todos os nutrientes presentes no produto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os reds limpam-te o musgo, mas caso apareçam algas filamentosas os reds não erradicam mas as caridinas limpam isso na boa.

O fertilizante eu já utilizei da trópica e gostei dos resultados e do preço, agora assim que o meu nano avançar um pouco no tempo é o que vou continuar a utilizar, de momento fertilizo com o Be-Green da DoAqua e estou satisfeito, pelo menos até agora. Daqui a 1 mesito lá compro mais um frasco do tropica plant nutrition+

 

Olha e andares para a frente com os coppelas não? Este já tem as plantas a crescer e tá cheio de água já dá para avançar com o outro :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha e andares para a frente com os coppelas não? Este já tem as plantas a crescer e tá cheio de água já dá para avançar com o outro :P

 

:roflroll2:

Muito bom, essa vai ficar na memória!

O outro está parado porque ainda faltam umas coisinhas a este e isto já não é um hobby barato quanto mais arrancar com um aquário enquanto ainda se está a tratar de um que foi remodelado à relativamente pouco tempo.

Mas uma coisa é certa, não está esquecido! Só nunca esperei que o projecto fosse ter uns fans tão interessados... Poucos mas bons, isso é que é preciso.

Mas também posso adiantar já que se consigo ter uma postura bem sucedida da forma como quero, existem uns quantos que estão convidados a acabar com a cerveja cá de casa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas também posso adiantar já que se consigo ter uma postura bem sucedida da forma como quero, existem uns quantos que estão convidados a acabar com a cerveja cá de casa...

 

Fico então à espera desse convite banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico então à espera desse convite banana rock

 

Claro que sim.

Os aquariofilistas tentam por vezes esconder, mas a verdade é que isto se resume a convívio com cerveja à mistura... :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o problema de ter amigos na aquariofilia é esse... cada vez que uns vão ver os aquas de outros parece que se começam a ouvir vozes a vir do lado da garrafeira.... chatice não é....

Mas bebedeiras à parte o que mais me interessa nem é o peixe em si, mas a forma singular como cria, e eu como de momento tenho os aquas ocupados não posso nem tentar com um dos aquas que já tenho nem instalar um aqua novo, porque aí era a roupinha toda em saquinhos do intermarché à porta na certa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente ter de beber quando vem alguém ver o aqua é um sacrifício pelo qual nenhum homem devia ter de passar... Muito chato mesmo... :tongue:

E nem penses nisso! :stop: Quero exclusividade!

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da minha parte vais ter... eu até acho que vou ter a chatice de quando for remodelar o aqua de 120lt (100x40x30) vai para o lugar dele um de 180lt (100x50x40) vê lá... Mas eu de momento só quero é fechar o meu tapete de lilaeopsis, o que deve ocorrer daqui a uns meses, e aprender a ter alguns cuidados com os inverts à pala dos crs. Projectos para criação de peixes não me posso meter nisso porque não há espaço, porque senão até me mandava para uns apistos ou algo assim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e eu como de momento tenho os aquas ocupados não posso nem tentar com um dos aquas que já tenho nem instalar um aqua novo, porque aí era a roupinha toda em saquinhos do intermarché à porta na certa

 

como eu te entendo bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.