Dúvida sobre Reprodução de Guppy's


Atanab

Recommended Posts

Boa noite,

Tenho um aquário pequeno (60L) mas já está bem recheado de peixes (2 Escalares, 2 Corydoras, 3 Danio, 1 Guppy e 1 Pristela.

 

O Guppy é um macho e queria a vossa opinião sobre se poderei ou não lá colocar uma fêmea (ou 2, qual será o melhor?), pois como já referi o meu aquário é só de 60L e já li que na reprodução de Guppy's nascem muitos e não quero de maneira nenhuma que depois sejam mortos pelos outros ou que o aquário fique sobrelotado!

 

Dos peixes que referi que tenho, algum será melhor para reprodução nestas condições?

 

Desde já obrigado pela atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Teoricamente devias ter 1 guppy macho para 2/3 fêmeas... Mas tendo escalares, acredita, nenhum que possa nascer se safará...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Guppys com escalares, não é uma combinação nada boa. (para os Guppys, claro).

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1. Respondendo á sua ultima questão, nas condições que possui, e com a fauna que mantém no aquário neste momento, e imaginando que as condições da água são óptimas, tanto guppys, como danios, ou com sorte as corydoras, ou com mais sorte ainda os escalares, podem reproduzir-se neste aquário, mas dificilmente conseguirá obter alevins ou ovos destes peixes, visto que serão rápidamente ingeridos pelos restantes habitantes do aquário.

 

2. Considero também que o aquário tem pouca litragem para os peixes que possui. Não se esqueça que em adultos os escalares podem atingir cerca de 15 cm. Antes de adquirirmos um animal, devemos ter em consideração o seu tamanho em adulto. Se pretende manter essa fauna, aconcelho que encontre um aquário com pelo menos 100 L (poderá encontrar por vezes aquários com esta litragem aqui no forum, na zona dos classificados, e a preços muito em conta)e usar o aquário de 60 L que possui neste momento como maternidade e/ou hospital.

 

3. Lembre-se que apesar de rasoávelmente calmos, os escalares não deixam de ser ciclídeos, revelando-se Muitas vezes agressivos para outros peixes, especialmente na época de reprodução. Ocorre também que normalmente, todo o peixe que caiba com facilidade dentro da boca de um escalar, será considerado como comida vida pela maioria dos escalares.

 

4. Quanto aos guppys, aconcelho ter 1 macho para cada 3 fêmeas, podendo remover as fêmeas para uma maternidade (como é um espaço muito pequeno, as fêmeas podem stressar com facilidade e morrer ou ocorrerem nascimentos prematuros, mas nem sempre isto ocorre, comigo nunca ocorreu, mas já não reproduzo guppys á uns bons anos)ou aquário maternidade (melhor opção) quando as fêmeas estiverem grávidas. Na maternidade deverá colocar musgo de jáva em abundância, pois muitas fêmeas de guppys tendem a comer as proprias crias, a existência de musgo de java em abundância reduz a probabilidade de tal ocorrer, pois facilmente os alevins se conseguem esconder no meio do musgo, para além que no meio do musgo também se desenvolve muita fauna e flora aquática muito apreciada tanto pelos alevins, como pela progenitora.

 

Se tiver mais alguma dúvida não exite e questione, estamos aqui para ajudar a manter os seus animais da melhor forma possivel! Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas vossas respostas :)

Os escalares realmente já estão grandes, se calhar é melhor mesmo não ir por esse caminho... porém tenho ali um guppy macho sozinho... coitado, tenho de analisar melhor a situação para ele.

 

Por outro lado tenho um betta num aquário pequeno de 5L, e se adquirir uma fêmea betta talvez será mais fácil a reprodução deles não? Posso colocar a fêmea betta no aquário comunitário enquanto não estão prontos para estar juntos? (Tenho de pesquisar melhor o que fazer na reprodução de bettas).

 

A minha namorada está sempre a falar que quer ver "peixinhos bebés" por isso estou a tentar analisar como será melhor fazê-lo :)

 

Já agora segue uma foto dos aquários:

 

sdc14561.jpg

 

sdc14555.jpg

 

Obrigado pela vossa atenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ainda estou no inicio mas posso dizerte por experiencia propria.

 

quanto aos betas podes fazer isso. mete a femea no comunitario e depois quando for para acasalar mete junto do macho.

quanto ao escalar eu tive o mesmo problema, tinha 3 femeas e dois machos guppies ( tenta sempre por mais femeas que machos porque se nao as femeas morrem de stress de tanto os machos andarem atras delas).

 

quando dei por ela tinha as duas femeas gravidas e o escalar nao as largava como os guppies machos, entao fui montar a pressa um aquario pequenito que la tinha para fazer de maternidade, depositei la as femeas depois do aquario ciclar e ja tenho uma data de guppies e de boa saude.

 

agora quando ja tinhao um tamanho bem maior que os tetras cardinais que comprei e que tinha metido com o escalar e que ele nunca os atacou decici meter um guppie no comunitario, resultado escalar a querer comer o guppie. tens mesmo que ter um aquario de maternidade ou entao desfazes-te do escalar devido a falta de condicoes.

 

com o escalar tudo o que e alvins de qualquer peixe viviparo ele come. tambem come camaroes.

 

abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.