[PROJECTO] Copella Arnoldi


Filipe Simões

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Herdei umas coisas e não sei que uso lhes dar, ou não sabia, isto porque me ocorreu a ideia de ter camarões ou tentar reproduzir Copella Arnoldi, e para já estou mais virado para os Copella.

 

Focando-me mais na reprodução, para quem não conhece, estes peixes reproduzem-se de uma forma um pouco diferente de outras espécies, eles fazem a postura numa folha emersa e desde a desova à eclosão "salpicam" a folha que contem os ovos para que estes não desidratem.

É esta acrobacia que me fascina nestes peixes e já tenho esta ideia à algum tempo de modo que vou agora estudar mais a sério como o fazer.

 

Ao pesquisar pela net encontra-se facilmente pessoal que diz que obtém reprodução onde os Copella fazem a postura na tampa do aquário. Bom, não é que não me contentasse com isso mas a verdade é que procuro aproximar-me mais do biótipo e como tal gostava que os ovos fossem postos mesmo numa folha.

Podem chamar-lhe pancada, mas é mesmo nessa pancada que o problema começa, como eles saltam da agua para a folha nada me garante que não possam também saltar para o chão, aliás é bem provável... :thumbdown2:

 

Os equipamentos que tenho e podem ser utilizados para esta montagem são:

 

- Um aquário com 50x25x25

- Um Sachem Marathon 300, um pouco forte para o volume mas como é bem antigo penso que se exagerar nas massas filtrantes posso reduzir o caudal e este problema fica resolvido.

- Uma calha Aquapor T8 18watts, penso ser suficiente visto que tenciono ter um biótipo com apenas umas plantas pouco exigentes que retratem isso mesmo.

- Um tronco, não é red moor wood mas penso que ficará interessante.

 

Pretendo ainda comprar/arranjar:

 

- Aquecedor

- Areia amazónica, ou algo semelhante

- Umas folhas para colocar no fundo, quais serão as melhores? :eusathink:

- Plantas amazónicas pouco exigentes, aceito sugestões...

 

Quanto ao facto da pancada no que toca à reprodução, a primeira coisa que me acorreu foi uma rede em torno do aquário de modo a que os peixes não escapem e talvez uma planta de vaso ao lado para que façam as posturas.

Aceito outras sugestões...

 

Apesar de isto não ser, espero eu, um projecto de gaveta vai ser bem estudado e por isso mesmo é capaz de demorar.

 

Que acham?

 

Cumps,

Filipe Simões

 

PS: Não sabia onde colocar este tópico, não sei se ficou no sitio certo mas se algum moderador passar por aqui e achar que devia estar noutro sitio, faça favor...

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe, grande projecto!

Fui goolar e vi isto

Espectacular, já viste os peixes em alguma loja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Foi nesse video que os vi pela primeira vez, faz parte do decomentario Rivers of The Sun(ou coisa parecida).

Numa loja nunca os vi mas já reparei que a CrystalRed tem.

Quero ver se isto anda para a frente mas tem várias dificuldades devido ao modo como quero fazer, quero que seja o mais perto possível do que vemos nesse vídeo.

Alguma sugestão?

 

Cumps

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, é fácil, arranjas um tanque ai com 2 por 3 metros, metes uma árvore lá dentro e juntas os peixes, simples não é :dancing:

Pois,peixes que saltam num aquário com 50x25x25 isso dá o que? 30L? o mais certo é eles saltarem fora, se arranjasses ai um aquário digamos com 50x50x80 e enchesses de água só com 40 de altura e depois pendurasses um ramo de uma planta com folhas grandes já devia dar para o efeito, o que achas?

Já descobriste alguém que tenha conseguido avançar com um projecto destes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço ninguém que o tenha feito, só vejo vídeos e relatos de eles fazerem a postura na tampa do aquário.

Essa ideia e boa(a segunda :tongue: ), mas eu queria utilizar o que tenho, o aquário tem aqueles apoios de plástico à volta e têm um rebordo que normalmente leva a tampa, talvez consiga arranjar plástico ou acrílico e colar nesse rebordo ficando assim com bem mais altura, o resto é só arranjar uma planta de interior com folhas largas. No topo do aquário meto uma rede só para o caso deles serem habilidosos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora ai está uma boa ideia, amplias em altura com a tal caixa em acrilico, agora em relação às folhas se calhar o ideal era uma planta de plástico, tenho cá uma se quiseres posso-ta arranjar :smile2: .

Força com isso :dance:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois se calhar uma de plástico era boa ideia, pelo menos não precisa de manutenção, e era preciso um grande galo para os peixes estranharem... Obrigado, vou ver isso.

Quanto a ampliar, o aquário tem 25cm de altura com mais uns 30 talvez já se fizesse a festa! Mas não sei como são os preços do acrílico mas acho que aqui ao pé existe uma empresa e com jeitinho pode ser que me desenrasquem alguns desperdícios....

 

Já agora, se não custar muito, "fazerem" o favor de ver o outro aquário da minha assinatura!

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A empresa de acrílicos aqui na zona fechou... :thumbdown2:

Alguém conhece alguma coisa na zona de Sintra? Acrílico é capaz de sair caro mas normalmente essas empresas trabalham com outros materiais tipo plásticos, polipropileno, etc.

Em ultimo caso peço para fazer um aquário sem fundo a um dos sítios conhecidos aqui do fórum...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem este tópico veio mesmo a calhar com algo que descobri recentemente.

Vê na net por riparium.

É uma espécie de paludário, mas não tem parte seca, tem sim algo que suporta a planta terrestre, pode ser uma espécie de calha ou um como com ventosas. Se arranjares uma planta cujas folhas sirvam para o que queres, era uma cena fixe de fazeres, e ficava bem natural, como podes ver por fotos na net.

Para evirar voos para fora do aquário, uma vedação a volta, daquelas de arame ou qualquer coisa que se mantenha em pé e tenha uma malha fina para não passar nada, ficas bem servido e não é caro.

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pelo que estive a ver e ler, confesso que vi mais do que li... Um Riparium parece-me um aquário com agua a menos de meio com umas plantas submersas e outras emersas.

Percebi o que quiseste dizer, e acho um excelente ideia! Mas arranjaste-me outro problema. Eu já percebo pouco de plantas aquáticas quanto mais terrestres...

Mas vi esta num dos que estive a vasculhar, spathiphyllum peace lily, achei interessante. Alguém sabe se isto se encontra por cá?

Cumps

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver uma loja dedicada aos riparios, existem um "vazos" onde eles plantam as plantas e depois agarram no vidro com ventosas.

Mas essa loja só vende em packs de 3 e em Portugal não encontro nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, foi na riparium supply.

Pois vou mesmo ter de inventar, logo eu que nem gosto nada... A única coisa que tem de estar mesmo "no ponto" é a maneira de prender o vaso porque não me apetece ir busca-lo dentro de agua...

Se eu meter apenas terra de vaso com um pouco de turfa deve ser suficiente, os tipos que vejo metem as cenas que vêm no tal kit com os vasos.

Vou fazer contas porque não quero/posso gastar muito nisto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Contas? Um copo de plástico com um buraquinho para prender uma ventosa, uma ventosa, e tres furos no fundo para entrar água! O substrato desde q não tenha quimicos pode na boa ser o de plantas ou turfa também.. Há que simplificar :D

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm depende do substrato.. MAs se não pretendes isso assim podes por um vaso com a planta fora do aquário, de forma a ter as folhas dentro, também é uma opção.. depois tens é que inventar mais para conseguires vedar isso..

Olha que as plantas não devem ser caras, digo eu, e a vedação também não, se fores as lojas q tenham coisas de jardim.. para o fundo, se não tiveres nada ainda há uma areia muito fixe no leroy, com 2€ trazes 25kg, o que deve ser mais é os peixes!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comekie??? 2euros 25kg? É que vou-me já vestir!

Já vi sílica do Leroy ou do aki a 10euros 25kg, mas essa...

A planta fora do aquário era a ideia inicial.

 

De resto devo dar uma volta pelo Leroy e de certeza que encontro uma solução para o projecto.

Aqui estão os peixes http://www.crystalred.eu/produto/2359/copella-arnoldi/, os peixes de cardume costumam ser mais baratos mas também não me parece um preço absurdo.

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Estava a ver as fotos do teu outro aqua e deparei-me com este projecto interessante, após ver o vídeo só me restou uma dúvida. Segundo o documentário o macho afasta a fêmea depois da postura estar feita. Será que não irás ter problemas derivado ao tamanho do aqua? Tudo bem que não se trata de peixes muito grandes mas terá o aqua espaço suficiente para a fêmea ser corrida pelo macho sem que este a mate ou a obrigue a ir a pé para o teu outro aqua?

Continua com o projecto, é bastante interessante.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em ultimo caso, se vir que o macho se torna agressivo com a fêmea, passo-a para o comunitário nessa altura.

Neste momento este está em standby, a minha prioridade é o outro, mas este não está esquecido de maneira nenhuma!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...