Turorial terra de vaso


Recommended Posts

Como se usa a terra de vaso

 

 

Cuidados a ter :

 

A terra de vaso não precisa , nem deve, ser lavada.

 

Não sei até que ponto ir ao forno para esterilizar é benéfico, eu pelo menos nunca usei esse método, e nunca tive mortes que associa-se a não esterilizar a terra.

 

 

Como usar

 

Primeiro : pega-se na terra de vaso e coloca-se uma camada no fundo do aquário. Eu utilizo uns 2 cms, mais ou menos.

 

Segundo : De seguida , temos este passo que pode ou não ser importante. Entre a terra de vaso e a camada de areão que ficará no topo do aquário pode-se colocar um cm de areia fina de rio, que ajuda a evitar a passagem de nutrientes para a coluna de água. Eu tenho um aquário com areia a fazer a divisão, e outro em que só coloco o areão sob a terra de vaso.

 

Terceiro : Colocar uma camada generosa de areão por cima da terra de vaso. Eu aponto para uns 4 cms minimo, mas depende da quantidade de terra. Se pusermos uns 2 cms de terra colocaria uns 5 cms de areâo por cima.

 

Quarto : Muito importante Aqui é que está o segredo. Nunca se deve encher o aquário no dia em que se monta o seu fundo. Deve.se encharcar o substrato durante uma semana, e só depois encher. Eu passado uma semana de estar encharcado, adiciono uns litros de água e retiro-os para levar com esses litros logo a maior parte do boom inicial de nutrientes. De seguida encho na totalidade.

 

Quinto : ARRANCAR SEMRPE O AQUÁRIO COM PLANTAS EM BOA QUATIDADE! dê preferência a plantas de crescimento rápido, para auxiliar no combate aos booms de nutrientes e algas iniciais. Sugestão de plantas iniciais : sessiflora , lemna minor (que filtra um pouco a luz e consome nutrientes directamente da coluna de água.

 

 

 

 

Agora deixo uma imagem exemplificativa de como se usa a terra de vaso.

 

aquarioz.jpg

 

 

E exemplos de resultados obtidos com esta técnica.

 

dsc07181n.jpg

p2170301.jpg

01012007678.jpg

p5300031u.jpg

Ricardo Pedro

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muitos parabens pela paciência.

eu uso humus de minhoca e faço de forma semelhante.

não lavo nem fervo e continua a correr bem.

os teu aquários estão um espectáculo, mas utilizas fertilização liquida certo(ou outro tipo)?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fertelização líquida que utilizo neste momento é raramente (já há muito tempo que não meto nada), meter a olho um bocado de potássio lá para dentro do aquário.

 

A olho é mesmo a olho, não sei quantas partes por milhão. Isto no aquário grande. E posso dizer que não tem algas á largos meses. Tpas muito poucas etc.

 

Mas atenção este aquário tem plantas de baixa média manutenção, só 60 wats de luz , e pouca fauna, aliado a um filtro potente. Ou seja, é fácil manter o equilibrio sem preocupações.

 

O mais pequeno só meti potássio umas 5 vezes , em quase um ano, se é que meti tanto. As plantas nunca apresentaram carências.

 

Mas tambem tem pouca luz, e tem akadama, o que ajuda a manter as plantas. Neste tenho pogostemon helferis em bom estado. Aliás, tenho de lhe tirar fotos, as helferis estão mesmo bonitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Caro Tugz,

 

Tenho andado a seguir o método da terra de vaso como substrato para plantados em Forums estrangeiros. Como reparo que geralmente aqui no Forum o pessoal é mais critico em relação a isso, preferem comprar substratos próprios da marca X para evitar problemas.

 

Queria te perguntar se tens tido sucesso com o método de que estamos a falar. Estou a pensar fazer o mesmo pois vou montar um aquário só para "criação" de plantas e, para além de querer poupar nos custos, se o feedback for positivo, lanço-me nessa aventura! :medieval_mace:

 

Existe efectivamente o problema das zonas anaeróbicas e das bolsas de ar que se criam, mas que é facilmente resolvida com pressão exercida sobre o conjunto terra-inerte, certo?

 

Desde ja agradeço qualquer resposta.

Abraço.

 

D-Backs.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.