[Iniciado] 1º Aquário


Bubleam

Recommended Posts

Boas

 

Acabei de comprar o meu primeiro aquário e embora possa parecer maior, tem apenas 30L. Comprei-o a pensar que tinha 40L, mas como foi a um particular e o preço foi convidativo, nem vale a pena pensar mais nisso.

Começei porque um amigo meu me meteu o bichinho e também não perco nada em entrar para este mundo. O aquário neste momento está vazio, tendo apenas uma espécie de areão.

 

Tenho aquário, luz, resistência e filtro (emprestado), com as seguintes características:

-Aquário (50x25x25) = 30l

-Calha de luz com lâmpada Aqua-Glo 15W

-Resistência AquaPor (100cm/75W) – possivelmente estragada

-Filtro interno Tetratec (como disse, não é meu)

 

Tenho duvidas se a resistência está ou não estragada porque ela só faz contacto (começa a aquecer) aos 26ºC e a parte de baixo está ligeiramente acastanhada.

 

Tenho as seguintes fotos dele:

Depois de lavado

img2902fc.jpg

 

Ver se tem fugas

img2903zg.jpg

 

No sitio onde vai ficar

img2977f.jpg

 

 

Gostava que a disposição do meu aquário fizesse lembrar caminhos (humanos), pelo que os aquários que me enchem a vista, são os seguintes:

semttuloyvo.jpg

semttulo1fa.jpg

 

E, como tal, fiz o seguinte “estudo” para o meu, sendo que na parte escura (substrato) é o sítio das plantas:

aqua1o.jpg

aqua2y.jpg

 

Dúvidas:

Gostava de ter conselhos vossos tanto para colocação de plantas, como de peixes.

Gosto de variados tipos de peixes e estava a pensar em alguns "Cabeças de Fogo" e talvez Ramirezis.

As plantas é que não faço a minima ideia.

 

Será que devo pôr pedras ou troncos?

 

A luz que tenho chegará para toda a fauna?

 

Quanto à base do aquário, como disse, estava a pensar em pôr substrato na parte escura do esquema, e na parte clara ainda não sei o que pôr. O meu amigo que me ajuda neste assunto, diz para pôr silica clara, mas quero gastar o minimo possivel, portanto estava a pensar em areia.

 

Preciso de ajuda em mais uma coisa: o filtro que tenho, como referido, é emprestado (mais cedo ou mais tarde, quero devolvê-lo). Mais uma vez, seguindo os conselhos do meu amigo mais experiente, diz para pôr um filtro externo, mas eu vi um EHEIM Liberty 150 relativamente barato (10€). Será que a diferença de filtragem é assim tanta?

 

Obrigado a todos pela paciência

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Vindo a este maravilhoso mundo de aquariofilia.

 

Se queres fazer um layout tipo os aquários que mostras-te tem que fazer elevação do substrato e colocar pedras. Se for para fazeres outro layout sim coloca troncos e pedras também.

 

Em termos de plantas tens que primeiro expressar a ideia do que queres fazer.

 

Na iluminação com os teus 15watts podes manter plantas de baixa e média exigência mas eu aconcelho-te a colocares mais 15 w e ficas com iluminação que dá para manteres plantas de alta exigência.

 

 

Quanto ao filtro acocelho-te mesmo a colocares um filtro externo, é muito melhor que um interno.

 

Cumprimentos.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelas boas-vindas e rapida resposta.

 

Sim, vou fazer elevação do substrato e devo colocar pedras.

 

Nas plantas, não ha um género de catálogo com imagem e nome das diversas plantas?

 

O filtro externo pode ser melhor, mas também é bastante mais caro. O filtro que vi é de cascata. Não é bom?

 

Obrigado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ás plantas procura aqui www.tropica.com

 

O melhor, na minha opinião são os filtros externos

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:sign_welcome:

Bemvindo a este mundo fascinante, para já começas bem - não foste logo comprar peixes e plantas à toa, continua por aqui que vais concerteza aprender muito.

Quanto ao aquário que arranjaste é igualzinho ao meu coconuts, que também foi o meu primeiro aquário há vinte anos atrás.

 

Peço-te calma e muita ponderação antes se montares o bichinho, na realidade 30l não dá para muita coisa e até chegares aqueles que mostraste muito vais ter que aprender e seguramente que conseguiras mas noutro maior, ok?

 

Agora, o que te posso aconselhar é que compres mesmo esse filtro de cascata, para essa litragem é mais do que suficiente, não rouba espaço dentro de agua e é muito fácil para fazer manutenções.

 

Procura umas pedras bonitas não calcárias ou uns troncos próprios para aquarios, arranja plantas tipo anubias, fetos e musgos que não precisam de substratos ferteis nem de muita iluminação, faz o ciclo de azoto e depois arranjas ai um cardume de neons ou guppies e aos poucos vais adquirindo mais material e experiência para finalmente conseguires o teu objectivo.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.