transição de agua doce para reef


Recommended Posts

Boas,

 

Após algum tempo com agua doce, decidi tentar montar um reef e para isso estou a pensar utilizar o aquario que tenho Jebo R208 com 1035x450x515(+/- 200lt).

A iluminação que vem de origem é 2x30w+1x25W (T8), que julgo ser muito curto. O que recomendam?

Não estava a pensar furar o aquário, que overflow poderei utilizar para poder colocar uma sump, mesmo pequqena que seja, julgo que traz beneficios, pois ajuda a esconder alguns equipamentos bem como dá mais alguma litragem.

A sump poderá ter no máximo 490mmx350mm, a altura é que pode ser variável. O que recomendam? Se for muito alta poderá ser prejudicial para o escumador, correcto?

 

A nível de equipamentos não tenho nada, com excepção do termostato da Jagger 300w, que poderei utilizar, pelo que necessito da vossa ajuda para escolher o material necessário.

Bombas de circulação.

Bomba de retorno

UV

Escumador

Iluminação (aproveitar a tampa e acrescentar mais umas lampadas?

Rocha Viva

Rocha morta

Areia

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

não há ajudas?!?!?!?!?!?!

 

Em relação ao escumador estava a pensar no bubbles magus Nac7, o que dizem?

 

Para reposição, que bomba aconselham, 3500l/h? será muito? qual a mais económica (custo vs consumo) e silenciosa?

 

Para circulação será de apostar nas sun sun, duas bombas de 5000l/h frente a frente?

 

Iluminação, estou à procura de uma calha 4x39w. será suficiente?

 

agradeço a vossa ajuda para iniciar correctamente este projecto.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não há ajudas?!?!?!?!?!?!

 

Em relação ao escumador estava a pensar no bubbles magus Nac7, o que dizem?

 

Para reposição, que bomba aconselham, 3500l/h? será muito? qual a mais económica (custo vs consumo) e silenciosa?

 

Para circulação será de apostar nas sun sun, duas bombas de 5000l/h frente a frente?

 

Iluminação, estou à procura de uma calha 4x39w. será suficiente?

 

agradeço a vossa ajuda para iniciar correctamente este projecto.

 

Boas!

Vou-te ajudar no que puder...

 

Penso que o BM NAC7 é uma boa escolha para escumador!

Para reposição não precisas de tanto... escolhe algo entre os 2000 e 3000L/H, eu por exemplo tenho perto de 400L de água a circular, e uso uma EDEN de 2800L/H e dá perfeitamente!

 

Para circulação poderás optar por 2 sun sun de 3000L/H (1 em cada lado). É mais que suficiente, as de 5000L/H são muito potentes para a dimensão do teu aqua.

 

Em relação á questão da calha tens cerca de 156Watts de iluminação, que é um pouco abaixo da litragem do teu aqua.

 

Poderás meter corais moles que não deverás ter problemas, no entanto LPS e SPS já requer mais iluminação. Mas se ficares nos moles a tua calha dá bem.

 

Mais que tudo, deves ir com calma e escolher correctamente o equipamento.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

Editado por Lord Paulus Cobris
assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Após algum tempo afastado, é hora de voltar a colocar algumas questões.

 

Em relação ao escumador estou mesmo virado para o NAC7, tudo o resto ainda tenho dúvidas.

 

Iluminação vi esta calha calha 8x39W alguém conhece? Aconselham?

 

Para a Sump o espaço máximo é de 43x38 (LxP), sendo a altura o máximo de 68cm. Alguém pode ajudar na configuração da mesma? É melhor colocar partições ou deixar tudo limpo?

 

Qual o overflow que aconselham para este aquário, já que tenho dúvidas em furar o mesmo.

 

Para Circulação já tenho uma Sun Sun 3000l/h, ainda vou adquirir outra.

 

Para reposição, são muitas as dúvidas, bem como a tubagem do aqua para a Sump. Existe alguem que possa dar uma ajuda?

 

 

Vou oferecer grande parte dos vivos e plantas que possuo neste momento de forma a poder começar a montar este projecto.

 

desde já agradeço a vossa ajuda

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Após algum tempo afastado, é hora de voltar a colocar algumas questões.

 

Em relação ao escumador estou mesmo virado para o NAC7, tudo o resto ainda tenho dúvidas.

 

Iluminação vi esta calha calha 8x39W alguém conhece? Aconselham?

 

Para a Sump o espaço máximo é de 43x38 (LxP), sendo a altura o máximo de 68cm. Alguém pode ajudar na configuração da mesma? É melhor colocar partições ou deixar tudo limpo?

 

Qual o overflow que aconselham para este aquário, já que tenho dúvidas em furar o mesmo.

 

Para Circulação já tenho uma Sun Sun 3000l/h, ainda vou adquirir outra.

 

Para reposição, são muitas as dúvidas, bem como a tubagem do aqua para a Sump. Existe alguem que possa dar uma ajuda?

 

 

Vou oferecer grande parte dos vivos e plantas que possuo neste momento de forma a poder começar a montar este projecto.

 

desde já agradeço a vossa ajuda

 

Boas!

Vou-te ajudar em algumas questões...

 

Existem 3 coisas que não se deve facilitar na escolha do material num aquário de recife.

 

- Bom Escumador

- Boa Iluminação (isso implica, boa calha com bons balatros e reflectores e boas lâmpadas)

- Boa Circulação no aquário (investir em boas bombas de circulação)

 

Neste caso recomendo-te veres sempre a melhor relação preço/qualidade.

 

Pelo que vi dessa calha, parece-me ser uma calha genérica (talvez chinesa).

Apesar de parecerem boas, normalmente essas calhas trazem lâmpadas de baixa qualidade e os balastros normalmente também são de baixa qualidade (muitas vezes nem debitando a potencia indicada).

 

O que eu te recomendo é a investires um pouco mais numa calha que já te fique para o futuro...

 

Normalmente tens as calhas ATI que são referencia no mercado.

Podes também mandar fazer uma calha á tua medida... Por exemplo eu mandei fazer uma á AquaEden/Ramirezi, que são referencia actualmente para calhas nacionais.

Tens também calhas feitas pela ReefSet, uma empresa nacional que também realiza calhas (as dim deles são bastante boas).

 

Portanto como podes ver, não deves descurar da iluminação.

 

Em relação á SUMP, penso que deves a fazer o maior que puderes para o espaço que tiveres. Isto porque quanto mais água no aquário melhor, mais te vai perdoar por efeito de diluição.

Em relação á construção, recomendo-te com 2 a 3 secções...

Um quebra-bolhas, uma zona para o Escumador e depois outra para o retorno, para evitares que a bomba de retorno leve bolhas para dentro do aquário.

 

Para bomba de retorno e tubagens, recomendo-te a fazeres com tubo pvc, ou tubo de boa qualidade flexível. A bomba de retorno deve ter no mínimo 5x o volume de água do teu projecto.

No meu caso usei uma bomba de 2800L/h da EDEN.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

Eu já fiz uma consulta à Aqueden, mas até agora ainda não obtive resposta.

 

As calhas ATI são um pouco fora do meu orçamento, daí estar à procura de alternativas. O site da PET4You não tem muita informação sobre aquela calha, mas o que realmente chamou a atenção foi do preço, sendo ela de 8x39W.

 

O escumador estou seriamente a pensar no BM-NAC7, que me parece ser bem suficiente e mesmo que daqui por algum tempo queira um aqua maior também deverá dar.

 

Circulação, gostava das vortech, mas infelizmente não há €€ que cheguem.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

Eu já fiz uma consulta à Aqueden, mas até agora ainda não obtive resposta.

 

As calhas ATI são um pouco fora do meu orçamento, daí estar à procura de alternativas. O site da PET4You não tem muita informação sobre aquela calha, mas o que realmente chamou a atenção foi do preço, sendo ela de 8x39W.

 

O escumador estou seriamente a pensar no BM-NAC7, que me parece ser bem suficiente e mesmo que daqui por algum tempo queira um aqua maior também deverá dar.

 

Circulação, gostava das vortech, mas infelizmente não há €€ que cheguem.

 

Boas Pedro!

Como tudo neste hobby, á que ir com calma.

 

Liga para a AquaEden, normalmente irás falar com o Rui, pelo que será a pessoa indicada para te orientar nesta questão da calha.

Em relação á calha da pet4you a marca é HEL, é uma marca chinesa. Poderás tentar a tua sorte com essa calha para começar (Não será muito pior que as Boyu ou SunSun portanto).

 

Aqui fica mais informação sobre a calha:

 

- http://jtpump.en.made-in-china.com/product/hbrJleHdLSkB/China-Aquarium-Lamp-HEL-1000-.html

 

Em relação ao Escumador, acho que fazes bem em ir para o NAC-7. É um escumador com provas dadas e que lá fora o pessoal fala bem dele.

 

Por fim em relação á questão das bombas de circulação, para começar metes SunSun 3000L ou 5000L/h uma de cada lado. Depois no futuro quando estiveres melhor financeiramente compras a Vortech.

 

A meio termos tens as Hydor Coralia e as Tunze.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Actualização da lista de compras:

 

- Aquário já transformado com coluna seca (retorno 32mm e descarga 50mm)

- Sump 410x350x450

- Reservatório Agua de Osmose 200x450x450

- Iluminação - ATI Powermodule 6x39W

- Escumador - NAC7 Bubble Magus

- Reposição - Sycra Silente 2.5 (2500lt/h)

- circulação - 2 x Sun Sun JVP 102 (5000lt/h)

- Filterbag 200microns

- Sistema Osmose 4 estágios

- sistema automático de reposição

- Controlador de temperatura

- Termoestato 300W Jagger

 

- Areia Morta +/- 15 kg

- Areia Viava +/- 8kg

- Rocha viva 12Kg

 

Em falta:

Instalação eléctrica no móvel

colagem da tubagem pvc + mangueiras

Enchimento

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Passagem das compras para o projecto...

 

Após encher ...

image031ms.jpg

 

Tive alguns problemas relacionados com o barulho, pelo que tive de alterar a tubagem de descarga, fazendo um durso, o que diminuiu drasticamente o ruído.

Tenho ainda alguma vibração na sump, possivelmente da bomba de retorno e escumador.

A queda de agua na sump também ainda não está muito silenciosa, devido ao ar que traz. Será que dá para fazer um durso invertido na queda de água?

 

Foto com as luzes ligadas:

image032tp.jpg

 

A iniciar o layout

image034pj.jpg

 

Ainda falta mais uma ou outra rocha, mas para já ... já está a ciclar.

 

Neste momento estou a pensar ter apenas duas lâmpadas Blue Special ligadas cerca de 6 hora dia.

Comecei por adicionar bactérias (MB7) da Brightwell à dois dias, para acelerar o ciclo.

 

Agradecem-se comentários e/ou sugestões.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais