killifishes Hibridos


koston

Recommended Posts

Boas,

 

Gostava de saber se existe o risco dos F. Gardneri em conjunto com A. Australe gerarem hibridos. Supostamente são géneros diferentes, não dá em nada.

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Gostava de saber se existe o risco dos F. Gardneri em conjunto com A. Australe gerarem hibridos. Supostamente são géneros diferentes, não dá em nada.

 

Cumpts

 

Viva,

nã recomendamos que se juntem killis de especies diferentes devido à possibilidade de mistura. Apesar de serem de especies diferentes, sugiro que não os mistures.

 

Caso pretendas manter uma das duas especies, sugiro que arranjes mais casais de umas das especies. Eu pessoalmente sugiro os Australe, vários casais num aquario bem plantado ficam bonitos numa sala.

 

Um abraço e coloca as questões que tivares.

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

concordo com o Luis... embora sejam espécies diferentes há sempre o risco de cruzamento entre eles.

Realmente a ideia de vários Aphyosemion Australe Gold num aquário bem plantado é muito boa devido á coloração e comportamento dos mesmos.

 

Qualquer dúvida que tenhas não hesites em perguntar.

 

Abraços,

Bruno Pires

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Efectivamente percebi o que disseram, fiquei foi com sérias duvidas quanto ao facto de terem percebido a minha duvida.. é que uma coisa é ter diferentes Espécies de Aphyosemion no mesmo aquário e correr o risco de ter híbridos..

 

Outra coisa é ter um Fundulopachanx e um Aphyosemion.. supostamente sendo de espécies diferentes nem hibridos ferteis deveriam ser gerados (cavalo x burro, p.e.), mas acredito que no caso dos aphyosemion a proximidade genética seja tanta entres espécies que apareçam hibridos férteis (como acontece por exemplo no cão x lobo).. Mas estou a falar de GÉNEROS diferentes!! Supostamente a distância genética já não deveria permitir o aparecimento de híbridos quanto mais de hibridos férteis!

 

porque se gerarem hibridos férteis muita coisa está errada nesta classificação!! E acho que está.. existem 1001 espécies de Aphyosemion, mas muitas, senão todas, não devem passar de "raças", tal como os cães!

 

Eu apenas pus a questão pois durante muitos anos os Fundulopanchax Gardneri foram designados Aphyosemion Gardneri!

 

Se alguém tiver alguma coisa a dizer sobre o assunto que não seja mencionar o óbvio é bem vindo!

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Efectivamente percebi o que disseram, fiquei foi com sérias duvidas quanto ao facto de terem percebido a minha duvida.. é que uma coisa é ter diferentes Espécies de Aphyosemion no mesmo aquário e correr o risco de ter híbridos..

 

Outra coisa é ter um Fundulopachanx e um Aphyosemion.. supostamente sendo de espécies diferentes nem hibridos ferteis deveriam ser gerados (cavalo x burro, p.e.), mas acredito que no caso dos aphyosemion a proximidade genética seja tanta entres espécies que apareçam hibridos férteis (como acontece por exemplo no cão x lobo).. Mas estou a falar de GÉNEROS diferentes!! Supostamente a distância genética já não deveria permitir o aparecimento de híbridos quanto mais de hibridos férteis!

 

porque se gerarem hibridos férteis muita coisa está errada nesta classificação!! E acho que está.. existem 1001 espécies de Aphyosemion, mas muitas, senão todas, não devem passar de "raças", tal como os cães!

 

Eu apenas pus a questão pois durante muitos anos os Fundulopanchax Gardneri foram designados Aphyosemion Gardneri!

 

Se alguém tiver alguma coisa a dizer sobre o assunto que não seja mencionar o óbvio é bem vindo!

 

Cumpts

 

Viva,

Perguntas-te a nossa opnião e tentamos responder a tua questão, se para ti a resposta é obvia entao o erro é nosso por nao perceber a tua duvida.

 

Para as pessoas que criam Killis, temos um regra básica, nao misturar especies incluindo espécies que "durante muitos anos os Fundulopanchax Gardneri foram designados Aphyosemion Gardneri!".

 

É obvio que o podes fazer, mas sinceramente para mim serás um "criador" de quem não iria querer receber peixes.

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez..

 

Eu continuo com a minha duvida.. eu não tenho qualquer intenção em criar hibridos nem sequer juntar espécies. Eu apenas coloquei esta minha duvida por não ter encontrado informação.

 

Mas tal como disse antes sendo de géneros diferentes não deveriam gerar nem hibridos nem nada.. simplesmente os ovos de uns não deveriam ser possiveis de fecundar pelos outros..

 

Logo se tudo isto se confirmar não compreendo o medo de receber killis de "alguém como eu" pois não deveriam existir hibridos.. apenas puros! MAS SUBLINHO, não tenho nem faço intenção de misturar espécies e por ter esta duvida é que a vim aqui colocar.

 

Por isso é que eu também acho que os killis em geral estão mal classificados.. porque se alguém se dirigir a um biólogo e disser que generos diferentes geram hibridos, E MAIS, hibridos ferteis ele de certeza que se vai rir..

 

Eu realmente gostava de ver esta duvida esclarecida e peço desculpa se a ultima resposta foi meio bruta, mas estava de mau humor ;)

 

Cumprimentos e Obrigado pela atenção dada à minha duvida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

vou ver se te consigo ajudar a esclarecer a dúvida que ainda tens através da taxonomia de ambas as espécies de que falas...

 

Os Aphy. Australe têm a seguinte descrição taxonomica:

Cyprinodontiformes · Aplocheiloidei · Nothobranchiidae · Nothobranchiinae · Nothobranchiini · Aphyosemiina · Aphyosemion · australe

 

Os Fundulopanchax Gardneri têm a seguinte:

Cyprinodontiformes · Aplocheiloidei · Nothobranchiidae · Nothobranchiinae · Nothobranchiini · Aphyosemiina · Fundulopanchax · gardneri

 

Com os dados que exponho, a meu ver, há hipotese de haver cruzamento entre ambos e gerar uma mistura de espécies que será fértil.

Não referi os mesmo como hibridos por já ter percebido que entendeste que quando há referência ,por nós criadores de Killies, a "hibrido" deveria ser um não fértil.

 

P.S.: Eu não sou biólogo nem Ictiólogo, sou simplesmente um entusiasta e pequeno criador de Kilies.Tentei ajudar o mais possivél, dentro dos meus conhecimentos, com este post.

 

Cumps,

Bruno Pires

Bruno Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Acho que já li que se cruzam, não deves juntá-los. Possivelmente os hibridos não são ferteis.

 

Sofia

 

 

Boas,

 

Gostava de saber se existe o risco dos F. Gardneri em conjunto com A. Australe gerarem hibridos. Supostamente são géneros diferentes, não dá em nada.

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez..

 

Eu continuo com a minha duvida.. eu não tenho qualquer intenção em criar hibridos nem sequer juntar espécies. Eu apenas coloquei esta minha duvida por não ter encontrado informação.

 

Mas tal como disse antes sendo de géneros diferentes não deveriam gerar nem hibridos nem nada.. simplesmente os ovos de uns não deveriam ser possiveis de fecundar pelos outros..

 

Logo se tudo isto se confirmar não compreendo o medo de receber killis de "alguém como eu" pois não deveriam existir hibridos.. apenas puros! MAS SUBLINHO, não tenho nem faço intenção de misturar espécies e por ter esta duvida é que a vim aqui colocar.

 

Por isso é que eu também acho que os killis em geral estão mal classificados.. porque se alguém se dirigir a um biólogo e disser que generos diferentes geram hibridos, E MAIS, hibridos ferteis ele de certeza que se vai rir..

 

Eu realmente gostava de ver esta duvida esclarecida e peço desculpa se a ultima resposta foi meio bruta, mas estava de mau humor ;)

 

Cumprimentos e Obrigado pela atenção dada à minha duvida

 

Eu percebo a tua dúvida e no teu caso não arriscava. Poderá dar híbrido.

 

E estás a esquecer-te de uma coisa importante. A noção de espécie. A classificação e noção de espécies e géneros, famílias, etc é algo feito pelo homem. A Natureza e os limites entre espécies que nós impomos não servem de nada. O que interessa é a genética deles e como se compatibilizam. E mesmo hoje em dia a maioria das classificações de espécies baseiam-se em caracteres morfológicos. Genética sai muito caro, mas será certamente o futuro na limitação de espécies.

 

E se esse biólogo se risse era sinal que não sabia lá muito de biologia. Em espécies vegetais existem híbridos entre géneros, que por sua vez são férteis e se cruzam com outros géneros distintos. Claro está que se formos a ver alguns destes géneros poderiam ser incluídos no mesmo género. Mas outros são género independentes claramente. Em termos de peixes não me ocorre nenhum exemplo até porque percebo mais é de plantas...mas é possível que haja.

 

E muitas espécies de killies poderão estar mal classificadas mas o facto de géneros diferentes gerarem híbridos férteis não me parece algo limitante. Desde que ambas as espécies tenham habitats, comportamentos, morfologia, etc que permitam fazer essa distinção.

 

Cumprimentos,

 

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais