ShrimpRoom - O meu pequeno (grande) mundo


Recommended Posts

Já faz muito tempo que sonhava ter um espaço dedicado a aquários para a manutenção e reprodução de algumas e variadas espécies de invertebrados, nomeadamente camarões "anões".

 

Decidi então montar uma estrutura para acomodar o meus aquários todos pois já tinha feito uma para acomodar uma parte dos mesmos e achei que uma maior seria possível e viável.

 

Assim comecei com o projecto a decidir a melhor maneira de o fazer. O que decidi a princípio foi somente o "esqueleto" da estrutura e sua organização, o resto fui resolvendo à medida que os "problemas" iam surgindo.

 

Ficam umas fotos da construção e pintura do seu "esqueleto". Se tiverem alguma dúvida não hesitem em colocar que terei o maior gosto em ajudar à construção de futuras baterias - que pelo menos não façam os mesmos erros que eu.

 

Depois da fase de compra e corte dos ferros chegou a altura de soldar e dar forma à estrutura.

 

f5d10ff4.jpg

 

Depois de uma hora de soldaduras o resultado foi este:

6bc502a6.jpg

Como escolhi ferro normal e não galvanizado tive de pintá-la para que ficasse mais bonita e não enferrujasse (ou vice-versa)

55aaa0a1.jpg

As madeiras que escolhi para fazer as prateleiras foi o MDF normal, escolha feita somente pelo preço do mesmo - se quisesse gastar mais dinheiro escolheria outra madeira ou plástico resistente à água...

bbc33a19.jpg

Depois de pronta e já a descansar no seu destino final faltavam transportar todos os aquários da outra casa em se encontravam, tenho de deixar um grande obrigado pela ajuda de dois membros, o grande Fábio Silva e o KidSeletta pelo tempo, esforço e vontade despendida em transportar 12 aquários numa tarde só e voltá-los a montar aqui neste sítio...

 

Fica prometido para breve as fotos possíveis do transporte dos aquas, acreditem que não foi tarefa fácil...

 

 

Cumprimentos

 

 

 

 

RF

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 148
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Ricardo!

 

Ob pela partilha do projecto! ;)

 

Perguntas:

  • Só uma das prateleiras tem reforço no meio. Porquê?
  • Quais as dimensões da estrutura? Pareceu-me alta o que poderá dificultar a manutenção do aqua de topo.
    (neste particular, tinha pensado a minha sem aquario no topo, de forma a poder colocar lá recipientes com água para a reposição nas TPAs, usando a gravidade)
  • O que pensas colocar como iluminação? Com quantos watts?
  • Que sistema de filtragem escolheste? Adivinho que sejam filtros externos mas... :)
  • O que vais colocar de espécies e qual o substro escolhido?

Acho que está tudo! LOL

Venham de lá mais fotos que a malta fica a torcer pelo teu sucesso!!!

 

Grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ob pela partilha do projecto! ;)

 

Sabes que é um prazer poder ajudar quem se iniciar nestas andanças pois para mim, ver as ideias dos outros é uma grande inspiração para as moldar às minhas necessidades.

 

 

Perguntas:

  • Só uma das prateleiras tem reforço no meio. Porquê? Nessa prateleira leva um aqua com 120 lt aprox., é o mais pesado de todos e tive receio pela estabilidade pois não queria prateleiras muito grossas.
  • Quais as dimensões da estrutura? Pareceu-me alta o que poderá dificultar a manutenção do aqua de topo.Tem 285cm de altura, 85 de largura e 50 cm de profundidade. A principio a prateleira de topo seria somente para arrução, como sugerido pelo Fábio Silva, sempre lhe disse que não ia durar muito com esse propósito - agora tem 4 aquas de 20lt cada. As espécies que aí tenho são de necessidades menos específicas e a sua filtragem é feita por filtros de esponjas accionados a ar.
  • (neste particular, tinha pensado a minha sem aquario no topo, de forma a poder colocar lá recipientes com água para a reposição nas TPAs, usando a gravidade) É uma boa ideia, o Sérgio Vale tinha esse sistema na sua estante
  • O que pensas colocar como iluminação? Com quantos watts? A iluminação que escolhi são calhas de 21w com lâmpadas T4 porque têm a medida exacta para encaixar nesse espaço. Comprei-as numa loja de artigos chineses a um preço muito convidativo - como são aprox. 9 calhas (dependendo do espaço que têm para iluminar por prateleira)
  • Que sistema de filtragem escolheste? Adivinho que sejam filtros externos mas... :) Nos aquas maiores (120lts e 2x 50lts) tenho filtros externos , nos médios (4x 40lts) tenho filtros de mochila e nos pequenos (4x 20lts) tenho filtros d esponja
  • O que vais colocar de espécies e qual o substro escolhido? As espécies que possuo são white pearl, blue pearl, reds, sakuras, yellows, babaulti stripes, red tiger, black tiger, crs, cbs, snow white,... Os substractos escolhidos são quase todos ADA - entre o amazónia, amazónia II, malaya, etc... dependendo da necessidade das espécies.

 

 

 

Vou vos deixar com umas fotos do transporte dos aquas de uma casa para a outra... Ainda bem que o carro tem uma boa bagageira e essencialmente plana.

 

 

40ba4556.jpg

 

 

 

25d447e6.jpg

 

 

b84d55eb.jpg

 

 

 

Os aqua já no sítio à espera dos sistemas de filtragem. Todos estávamos muito cansados após estas peripécias... No final do dia estava assim:

 

74cb08ce.jpg

 

Depois de muito procurar, decidi colocar tampas na estrutura porque muitos aquas são destapados e muita coisa pode cair lá dentro essencialmente os pelos do cão com o Advantix que me pode matar muitos camarões (já aconteceu...shocked028.gif)

 

A estrutura ficou assim de início:

 

9891a009.jpg

 

 

 

 

Mais tarde acrescentei mais dois aquas e mudei alguns de sítio.

 

Novidades para breve.

 

Cumps

 

 

RF

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente temos aqui a tua bateria :).

 

Deu bastante trabalho mudar esses aquários todos, nem quero imaginar quando for a minha vez de mudar :medieval_mace:.

 

Coloca ai umas fotos da bixarada que o pessoal quer ver isso ;).

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, está de :birthday2:.

 

Tens aí uma bateria, que mete inveja a qualquer um. :thumbup3::drool3:

 

Como diz, o Fábio coloca fotos, que o pessoal quer ver. bigsmile

 

Um abraço.

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo,

 

não podia deixar de agradecer a tua resposta! Muito obrigado pela info que partilhaste!

 

Vou continuar a seguir este tópico com TODO o interesse!

Desejo-te o maior sucesso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é daqueles tópicos que vale a pena ver, rever, seguir e ficar na expectativa de mais e mais actualizações.

Excelente mundo que tens em casa :thumbup3: Parabéns

Editado por oscarino

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:thumbup3:

 

poderias mostrar uma geral do scaping de cada aquário.

 

Pois, por acaso, também gostava de ver fotos de cada aquário individualmente e o seu respectivo setup.

Talvez para breve.

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Obrigdo a todos pelos incentivos, isto está mais organizado mas ainda dá algum trabalho... se uma pessoa se desleixa um pouco vai uma colónia "à vida" (neste caso "morte")thumbdown2.gif

 

Estou de férias de momento e só poderei actualizar o tópico na semana que vem.sunbathing.gif

 

Mais uma vez obrigado pela vossa atenção,

 

Ficam prometidas fotos individuais de cada aqua e do sistemas de manutenção dos aquas na respectiva estrutura.

 

Abraços

 

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos outra vez,

 

 

 

Esta estrutura suporta 11 aquários. Fica a descrição

 

 

 

Prateleira de topo:

 

 

 

4 aquas com 20x40x25cm – aprox. 20lts – sistema de filtragema ar – filtros de esponja accionados por uma bomba de ar (1x EHEIM 400)

 

 

 

1 aqua com CBS grades A e S

 

1 aqua com CRS grades A e S

 

1 aqua com Heteropodas SAKURA – muito bonitos e tons muitofortes (em adultos é claro)

 

1 aqua à espera de fauna (em negociações...)

 

 

 

Prateleira 1:

 

 

 

2 aquas com 40x33x25cm aprox. 30 lts – sistema de filtragem –filtros de mochila p aquas atés 200lts (2x EHEIM Liberty 200)

 

 

 

1 aqua com Snow white e CBS grades SS e SSS

 

1 aqua com Heteropoda FireYellow e Black Tiger BT1 e BT0

 

 

 

 

 

Prateleira 2:

 

 

 

1 aqua com 80x40x35cm – aprox 110lts – sistema de filtragem –filtro externo (EHEIM ecco pro 300)

 

 

 

1 aqua com CRS grades A, S, SS e SSS

 

 

 

 

 

Prateleira 3:

 

 

 

2 aquas com 40x50x30cm – aprox. 60lts – sistema de filtragem(2x EHEIM ecco pro 200)

 

 

 

1 aqua com fauna a defenir (em negociações e ciclagem)

 

1 aqua com fauna a defenir (em negociações e ciclagem)

 

 

 

Prateleira 4:

 

 

 

2 aquas com 40x33x25cm aprox. 30 lts – sistema de filtragem –filtros de mochila p aquas atés 200lts (2x EHEIM Liberty 200)

 

 

 

 

1 aqua com SnowBall/WhitePearl, Neocaridina cf.zhangjiajiensis var. white

 

1 aqua com BluePearl, Neocaridina cf. zhangjiajiensis var.Blue

 

 

 

 

Fora da bateria existem mais aquas com Babaulti Stripes, Tiger Red e Blue Bee.

 

 

 

 

Mais logo posto fotos.

 

 

 

Abraços a todos

 

 

 

 

 

RF

 

 

 

 

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, Ricardo. Só falta ,mesmo as fotos. :medieval_mace:

 

Um abraço.

 

Marco Alves

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, Ricardo.

 

Qual é a medida que tens entre prateleiras dos teus aquarios?

 

Um abraço.

Marco Alves

Editado por Marco Alves
The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Então, Ricardo, as fotos tão desejadas? :medieval_mace::twisted::mrgreen:

 

Cumps.

 

Marco Alves

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui o tempo parece-me que é sempre curto para fazer tudo o que tenho de fazer. Já andava a fazer gazeta das manutenções dos aquas e o resultado no aqua dos yellows/BT não foi muito agradável... :thumbdown2:

 

As coisas continuam bem, com umas fatalidades pelo caminho mas enquanto houver descendência esperança :pompomgirl:

 

Estes são as gerais tiradas com o tele :doofywave: porque senão nem para a semana.

 

Fica um gostinho começando por cima da esquerda para a direita e depois sucessivamente cada prateleira: :sunbathing:

 

CBS grades baixos

 

cb08a75d.jpg

 

CRS grades baixos (não se veem, são poucos) - parece um red que ficou dos últimos residentes... tenho de o tirar...

 

 

3a382e5c.jpg

 

 

Sakuras

 

 

 

022b072d.jpg

 

 

Futura casa dos yellows

 

 

87e850ae.jpg

 

 

Yellows e Black Tiger

 

 

8b038285.jpg

 

 

 

 

 

 

Snow White e CBS grades altas (alguns CRS grades altas)

 

 

739f5a8a.jpg

 

 

 

CRS grades altas - o tronco etá ao alto para poder ver os camarões melhor, normalmente está deitado perto da entrada de água

 

 

 

8d177247.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Fauna a definir (cheio de algas castanhas por não ter habitantes)

 

c468d5ba.jpg

 

 

Fauna a definir (cheio de algas castanhas por não ter habitantes)

 

 

7ba96884.jpg

 

 

 

 

Blue Pearl

 

 

 

 

b733d0af.jpg

 

 

 

 

White Pearl

 

92f14247.jpg

 

 

 

 

Este já não é da bateria mas tem Babaulti Stripes (qualidade alta), Blue Bee (paracaridinas) e Red Tigers

 

 

010edc39.jpg

 

 

Os aquas estão um pouco selvagens mas em devida altura levaram o tratamento devido, a falta de tempo também não ajuda muito.

 

Espero que tenham gostado,

 

Cumprimentos

 

 

RF

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei e muito! Agora queremos fotos da fauna!

 

(há malta que nunca está satisfeita, pá...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certosurrender.gif

 

Tenho de arranjar os aquas porque parecem mesmo selvas do desleixo com o musgo à solta e plantas a flutuar.

 

A vida tem destas coisas rouba-nos tempo e vontade...

 

Fica prometido para breve.character0050.gif

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hoje foi dia de tirar umas fotos, visto já ter a máquina em minha posse.

 

Deixo-vos com alguns camarões...

 

Uma geral com o amigo Fábio que teve a paciência de vir ajudar a limpar e organizar as selvas (desta vez não foram as dele)...

 

c5499659.jpg

 

 

 

Tigers e Yellows

762c7911.jpg

480e9b79.jpg

dcb7bf48.jpg

17b7f596.jpg

c6c781b9.jpg

1b4bf2b3.jpg

0d0aabc6.jpg

De seguida mostro a fauna do aqua dos CRS.

 

Espero que tenham gostado e não hesitem em colocar alguma questão.sign_welcome.gif

 

 

 

Cumprimentos

 

 

 

RF

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito bom o projecto, eu diria mesmo excepcional! Sou grande adepto dos black tiger, parabens e muito boa sorte com isso! :thumbup3:

Editado por Fábio Silva
evita fazer quotes quando desnecessario
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:discuss_gathering:

 

A próxima vez que precisar de limpar os aquas cá de casa vens cá tu :).

 

Ficou engraçada essa foto com o fisheye.

 

Os black tiger estão simplesmente soberbos!!

 

grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Deixo-vos com um video dos CBS grade baixo (A a S) - aquário com 20lt filtrado com esponjas.

 

CBS GRADES BAIXOS

 

Espero que gostem.

 

 

RF

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, Ricardo.

 

Não se consegue ver o video.

 

Cumps.

The Coast (Desactivado) / Second Experience (Desactivado) / White House (Desactivado) / Bateria de Invertebrados (Desactivado)/ Amazónia Peruana (Desactivado)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica melhor, fiz o upload para o youtube e penso que tem integração com a plataforma do fórum.

 

 

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.