Ajuda para edentificar Africanos


Recommended Posts

Boas

A uns dias atraz um vizinho meu bateu-me a porta a perguntar se eu queria ficar com 3 peixes dele porque ia desmontar o aquario por nao ter tempo, eu disse logo que nao tinha condiçoes de momento para manter ciclideos africanos entao ele disse: epa entao vao pela pia abaixo.

Nao deu para ficar indiferente e eu disse logo que isso nao que eu ficava com eles ate lhes arranjar casa melhor e como por acaso estava a montar um cubo la teve de ser.

Agora como a minha esperiencia com africanos é nula gostava que me ajudassem a identificar os 3 peixes, ja andei a fazer pequisa mas nao tenho a sertesa se sao o que eu penso.

Aqui vao as fotos:

 

1

49251706.jpg

 

45219371.jpg

 

2

83832570.jpg

 

32859614.jpg

 

3

30260501.jpg

 

73509887.jpg

 

Sei que as fotos nao estao com boa qualidade mas na altura foram as possiveis.

Fico entao a aguardar a vossa ajuda e como em principio vou montar um aqua de africanos quem sabe ainda fico com eles.

 

Cumprimentos

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os da primeiras fotos sem margem de dúvidas que tens razão são caeruleus eu próprio já os mantive.

O outro todo amarelo parece me saulosi.

O último não faço ideia do que seja.

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pela vossa ajuda, em relaçao ao ultimo pelo que tenho andado a pesquizar parece-me ser um Pseudotropheus flavus mas é como digo nao tenho esperiencia nenhuma com africanos e gostava de ter a sertesa.

É complicado porque nao faço ideia de onde vieram só sei que foi de uma loja e o meu visinho ate me disse que eram tanganika coisa que eu vi logo que nao era depois de fazer uma pesquiza.

Fico a aguardar mais opinioes dos pros dos africanos :)

 

Abraço

Paulo Silva

 

PS: Eu sei que estao magros já vieram assim de sertesa devido ao tratamento que tinham muito descuidado devido a falta de tempo do homem.

Já lhes fiz inclusivamente um tratamento com flagil e agora ando a ver se os alimento como deve ser, dentro das possibilidades já que ando a aprender a lidar com eles. tenho dado artemia congelada,granomix da JBL, Stick M da JBL e flocos TetraMin.

Editado por pajo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizes-te bem em fazer o tratamento pois estão muito magro poderiam ter parasitas.

 

Quanto a artémia na alimentação não lhes dez muito uma vez por semana chega bem. Apoista no JBL stick e em spirulina.

 

Reparei que o subratato me parece de um aquário plantado ou seja fertil este substrato nao e bom para africanos aposta em algo calcário.

 

Já mediste o PH ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas YAKUZA

Compreendo o concelho que estas a dar e eu vou esplicar:

J escrevi em cima a razao de ter ficado com estes 3 peixes aqui e na altura estava precisamente a acabar de montar um cubo para ter camaroes, nao tive outra alternativa ou vinham para o cubo provisoriamente ou iam pela sanita que era o que ele queria fazer, axo que qualquer um no meu lugar e que goste de peixes como eu era o que fazia.

Agora apesar de tudo estou a tentar fazer o meu melhor, ainda pensei em ir entregalos a uma loja mas sera que la ficavam melhor do que aqui onde os tenho (provisoriamente claro)

Por acaso ja estava a ponderar montar um aquario para africanos e para a semana ja vou buscar um de 150x40x50 300 Litros mas ate os poder mudar para la ainda deve demorar alguma coisa.

Vamos ver se tudo corre bem.

Quanto a alimentaçao a ver se compro spirulina.

Agradeço muito mesmo toda a ajuda, já agora consegues identificar os bixos?

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pajo fizes-te bem em os teres recolhido , não estava a fazer uma critica estava apenas a relembrar que com o tempo poderás ir mudando promenores para melhor bem estar. E penso que é essa a tua intenção dai referir que o substrato não é o mais aconcelhado.

 

O primeiro è um Labidochromis caeruleus , (var. Yellow) agora se é puro ou não ai depende onde o adquiris-te e como estava catalogado.

 

O segundo parece um Pseudotropheus flavus mas tambem se é puro ou não é dificil dizer depende da proveniencia de onde veio para se ter maior certeza.

 

Mas sendo puros ou não merecem um lar ;)

 

Quando tiveres o novo aquário no que poder ajudar tas a vontade , naquilo que souber dou uma ajuda. Se quiseres tb peixes tb se arranja de boa qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço imenso pela vossa ajuda, realmente nao faço ideia de onde vieram só sei que foram comprados numa loja, realmente é pena se for hibrido mas como já foi dito eles tambem tem direito á vida nisso estamos todos de acordo :)

Futuramente e se continuar com eles ca em casa pedirei entao concelhos do que devo fazer e de quais especies do Malawi poderei ter juntamente com estes meninos.

Até lá tenho de esperar só espero que nao seja muito tempo porque realmente eles nao estao a ter as condiçoes que deviam mas neste momento sao as possiveis.

 

Grande abraço e mais uma vez obrigado.

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os bichos estao com aspecto horrivel, mesmo muito mal tratados, não sei como desculpas o "homem", esse teu conhecido era um verdadeiro animal. ainda mais quando disse que os metia pela pia abaixo. não são atitudes de pessoas conscientes.

 

nao se mantem ciclideos africanos da mesma forma que americanos, o flagyl era desnecessario, e em alimentação estás a proceder errado. evita dar artemia e flocos generalistas. dá sim alga spuralina em floco ou pastilhas, flocos de ciclideos africanos, uns legumes... flocos generalistas ou outro tipo de comida industrializada, apenas como guloseima. eles devem recuperar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em espécies sugiro-te algo com que os que parecem não puros não se possam cruzar e sejam semi-agressivos, sugiro-te cynotilapia afra, o macho dominante tem cor azul forte e marcada que nao são nada comuns em peixes, em especial nos de agua doce. a cor varia inclusive, são peixes belissimos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os bichos estao com aspecto horrivel, mesmo muito mal tratados, não sei como desculpas o "homem"

nao se mantem ciclideos africanos da mesma forma que americanos, o flagyl era desnecessario, e em alimentação estás a proceder errado. evita dar artemia e flocos generalistas. dá sim alga spuralina em floco ou pastilhas, flocos de ciclideos africanos, uns legumes... flocos generalistas ou outro tipo de comida industrializada, apenas como guloseima. eles devem recuperar...

 

Boas Quo

Nao sei se me fiz entender mas nunca desculpabilizei o homem aliaz ate sou o 1º a criticalo, já tenho aquarios e peixes á demasiado tempo para nao saber que eles merecem o devido respeito , aliaz se assim nao fosse nem tinha ficado com eles coisa que ainda estou a ponderar porque nao sei quanto tempo vou demorar ate poder aloja-los noutro aquario esse sim com condiçoes para africanos.

Quanto ao flagil se foi desnecessario não sabia, pensei que era um medicamento que se podia uzar tambem em africanos e até ja li em foruns que se devias uzar ate periodicamente por pervensao.

Quanto á alimentaçao sei que ate pode nao ser a mais correcta devido á falta de esperiencia que tenho com africanos já assumida por mim mas é a que tenho e tentei variar o mais possivel para ver se eles melhoravam.

De futuro com mais pesquiza e a ajuda de pessoal mais esperiente em ciclideos africanos como tu de sertesa que vou aprender para melhorar.

 

Abraço

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi outro forista que tem um Lab. caeruleus que parece ter caracteristicas não tipicas como o teu e ele diz que reproduz... já lhe disse para não fazer isso. Além de ser amarelo como as femeas saulosi. Poderias investir em mais saulosi.

 

demora o tempo que demorares.

até lá:

A água tens que mante-la alcalina,

fazer as TPAs semanais normais,

comida variada, mas não alimentar em demasia e evitar comida carnivora, se bem que depende da espécie,

substituir o substrato por areia da praia lavada ou areia fina de coral ou silica para ciclideos

por umas pedras para servir de orientação e limitação de territorios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...o flagyl era desnecessario...

 

Boas,

 

Ja agora porque é que era desnecessario? Até acho que fez muito bem pelo aspecto dos peixes, pois eu ainda lhe daria alem de flagyl, fluvermal e assim desparasitava os peixes.

Agora e verdade que os peixes apresentavam muito mau aspecto e como tal prevenir nunca fez mal a ninguem.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos ciclideos americanos é comum haver problemas de infecções e é visivel nas fezes e falta de apetite do peixe, é recorrente em escalares e bocas-de-fogo, p.ex. Nos Malawi não me parece tão comum, além de que o flagyl não é propriamente inocuo. Nas espécies que tenho (Mbunas malawi e utaka/Haps malawi/vitoria), nunca vi necessidade de usar tal medicação. Estes são os motivos.

 

Esha 2000 (que ao contrario do flagyl e do fluvermal, é um medicamento pensado para peixes) ainda acharia boa ideia, se bem que apenas uso esha 2000 com ciclideos americanos e com bons resultados, nos africanos nunca achei necessário usar, mas não era má ideia, o flagyl não tenho opinião tão positiva sobre os seus efeitos, pode inclusive debilitar o peixe. "nunca fez mal a ninguém" não concordo com isso... fluvermal nunca usei apesar de ter o medicamento.

 

recomendaria Esha 2000 a quem tem americanos, nos africanos só posso dizer que seria boa ideia... pode ser que experimente para ver como os peixes reagem. os americanos e africanos são ciclideos bem diferentes entre si, é mesmo verdade, e em vários aspectos. Não estou a falar de pH.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos ciclideos americanos é comum haver problemas de infecções e é visivel nas fezes e falta de apetite do peixe, é recorrente em escalares e bocas-de-fogo, p.ex. Nos Malawi não me parece tão comum, além de que o flagyl não é propriamente inocuo. Nas espécies que tenho (Mbunas malawi e Haps malawi/vitoria), nunca vi necessidade de usar tal medicação. Estes são os motivos.

 

 

Atenção que existe Malawi Bloat ou melhor Bloat que tanto pode aparecer nos mbunas como nos tangas onde me parece que seja mais comum nos ciclideos africanos.

 

Bloat, significa inchaço, no estado terminal do peixe quando infectado por apresentar o abdómen completamente inchado, sendo este o sintoma mais marcante e visível da doença. Este estado surge numa fase avançada da doença por incapacidade do peixe em controlar o seu mecanismo de osmosoregulação.

 

Alem de possiveis parasitas intestinais que os peixes podiam trazer devido ao aspecto deles bem como fezes deles.

 

Sendo assim, e é apenas a minha opinião, apenas perguntei, pois eu não teria arriscado e teria feito o que ele fez, alias eu faço isso aos meus 1 vez por mês na alimentação, mas apenas na alimentação.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nelson, realmente, o flagyl pode ser usado para combater o bloat...

 

Foquei de imediato a alimentação, pois a alimentação errada e/ou excessiva, a par do stress (ausencia de TPAs, baixa oxigenação, etc) e adição de sal serão as principais causas do aparecimento da doença. O boat ocorre mais em Tanganyikas que em Malawis, e entre Malawis será mais comum nos mbuna herbivoros.

 

 

estes peixes parecem-me bastante desnutrido, daí o seu aspecto. alimentação não têm tido, stress claramente têm, sal não me parece que o dono se preocupa-se a por sal! medicação por medicação, eu usaria Esha 2000. Mas nesta fase, com peixes tão debilitados, preocupava-me era com agua limpa, bem oxigenada e alimentação variada.

 

Umas TPAs e comida em condições poe-los direitos.

 

Quanto aos peixes, seria bom umas fotos daqui a uns dias para ver se melhoraram e ganharam cor e corpo.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Foquei de imediato a alimentação, pois a alimentação errada e/ou excessiva, a par do stress (ausencia de TPAs, baixa oxigenação, etc) e adição de sal serão as principais causas do aparecimento da doença. O boat ocorre mais em Tanganyikas que em Malawis, e entre Malawis será mais comum nos mbuna herbivoros.

 

Mas nesta fase, com peixes tão debilitados, preocupava-me era com agua limpa, bem oxigenada e alimentação variada.

 

Umas TPAs e comida em condições poe-los direitos.

 

 

Concordo plenamente contigo nesse ponto

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Agradeço a todos pela ajuda.

Já não estou na posse destes peixes, entreguei-os a um colega que tem um aquario de ciclideos com boas condiçoes para os manter já que ainda nao tenho data prevista para montar o meu, de sertesa que ficam melhor agora :)

Mais uma vez o meu obrigado.

 

Cumprimentos

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

O primeiro pareceme ser um careuleus e o da ultima foto é um pseudotropheus "zebra gold" macho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais