ciano interminaveis


gulyman

Recommended Posts

Boas tenho uma aquario aquatlantis ambiance de 2M e leva 620 litros, com filtro RENA XP3 e EHEIM 2075 um de cada lado do aquario com os jactos da flauta de frente um para o outro, duas lampadas de 85W cada de 1.5m uma de 6000K e outra de 10.000K, inicialmente tive areia de silica mas rapidamente desisti pois para aspirar era impossivel....entao mudei para um areao preto e pequena dimensao de grao o tratamento que faço ao aquario e o seguinte

 

neste momento tenho 10 discus ainda pequenos cerca de 10cm cada um, todas as semana tiro aqua que tenho num aquario de 100L com biobox durante uma semana aquecida a 30 graus e depois faço a aspiraçao do aquario grande todas as semanas e mudo 100L de agua e dou comida 2x ao dia e pequenas quantidades, tenho 5 pes de valisnerias e 2 troncos de madeira.

 

na primeira vez apareceu-me um pouco de ciano bacterias ainda quando tinha a areia de silica agora com cerca de 1 ano depois limpo tudo no areao e passados 2 a 3 dias parece um campo de futebol cheio de ciano bacterias, fiz um apagao de 4 dias abrandou mas voltou na mesma depois fiz o tratamento da sera com apagao + bactopur direct fazia sempre as aspiraçoes diarias e mudas de agua e passados uns 15 dias voltou novamente, estou quase a desistir ja pensei em tirar tudo outra vez e por areao de rio e que com este areao preto ha pouca refleçao de luz e fica muito escuro, mas penso que depois volte as cianobacterias.....os peixes estao optimos e a crescer bem

 

o que hee-de fazer mais para acabar com isto, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como sabes as cianos não são consideradas algas, mas sim Bacterias ( pelo menos assim o entendo) e como tal a unica maneira de as " resolver " é com antibiotico.

 

Normalmente é com eritromicina.

 

Eu pelo menos eradiquei as minhas assim, a mais de 1 ano. E até a data...Nada !!!

 

Mas espera mais experts.

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha um dado importante todas as semanas quando acrescento agua ponho bacterias nitrificantes da SERA mas em quantidade referente aos litros que acrescento cerca de 20mml para os 100L agua que acrescento....outro dado importante estou farto de comprar corydoras e morrem sempre neste momento tenho 4 cheguei a ter 10

 

ha e alem das ciano tb me aparecem algas filamentosas verdes e tb algas castanhas mas ja nao filamentosas, no vidro num espaço de 3 a 5 dias

Editado por gulyman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu gostava de saber é quaal é a fonte das ciano...?

 

eu mudo 100L agua todas as semanas

 

- 2 filtros bons

- aspiro o areao

- muita oxigenaçao (filtros com saida acima da agua e bomba de ar)

- ponho sempre bacterias nitrificantes

- ligo filtro UV cerca de 3h por dia

- alimento uma a duas vezes por dia mas pouco de cada vez

 

 

....nao percebo o que faço de errado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste em aumentar a massa vegetal com plantas de crescimento rápido e também umas flutuantes para absorver nutrientes em excesso( sim que 10 discos devem sujar muito). Não percebi foi a orientação das flautas dos 2 filtros, eles apontam uma para a outra? Se sim deverias rodar uma das flautas para baixo para fazer uma melhor circulação da agua.

tira umas fotos ao aquário e aos discos e depois partilha :rolleyes:

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas pessoal como se chama o medicamento qur compram na farmacia para as cianobacterias???? qual o melhor??? é que deve haver varios a conterem eritromicina

 

 

Boas,

Quando tive essas algas usei o ESE 500

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas vejam so como fica o aquario depois de uma semana sem lhe mexer e antes tinha feita uma muda de agua de 100L

 

img8987v.jpg

 

img8987dddd4.jpg

 

ate no vidro de cima que nao esta em contacto com a agua elas aparecem

 

 

img8989dddd4.jpg

Editado por gulyman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é fácil de resolver.

 

Não faças nada, aumenta a circulação e coloca mais plantas como te disseram e ferteliza, isso em questão de 3 a 4 meses desaparece e não volta mais.

 

Não removas muitas as cianos, deixa-as estar quietinhas, elas morrem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é fácil de resolver.

 

Não faças nada, aumenta a circulação e coloca mais plantas como te disseram e ferteliza, isso em questão de 3 a 4 meses desaparece e não volta mais.

 

Não removas muitas as cianos, deixa-as estar quietinhas, elas morrem.

 

 

Boas...

 

Não me parece qie seja assim, tão liniar quanto isso !! Visto que cianos, não é considerada alga.. como tal , fertilização,e mais circulação não vai resolver o problema, mais ainda estando da maneira que já está..

 

No meu ponto de vista, só lá vai com tratamento com eritromicina ..

 

Mas lá tá .. eu não sou nenhum expert....

 

Cumps,

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é fácil de resolver.

 

Não faças nada, aumenta a circulação e coloca mais plantas como te disseram e ferteliza, isso em questão de 3 a 4 meses desaparece e não volta mais.

 

Não removas muitas as cianos, deixa-as estar quietinhas, elas morrem.

 

 

Boas quando dizes aumentar a circulaçao referes-te as bolhas de oxigenio ou mais fluxo de filtros a fazer remexer a agua???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não sou expert mas foi assim que resolvi o problema, se calhar a fertelização não teve nada a ver com o assunto ou até teve...não faco a minima ideia.

Aumenta a circulação no aquario, podes usar o antibiotico mas não sou apologista de antibioticos sem necessidade...os peixes estão bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas..

 

Chama se mesmo eritromicina !!!

 

Cumps

Viva

Também tive que comprar eritromicina há dias e o nome comercial é ESE 1000.São umas saquetas de pó muito fácil de aplicar.

Com apagão e tratamento penso que erradiquei as ditas.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

com eritromicina vais lá mas... epá eritromicina é um antibiótico e já chega o que largamos por aí quando nos estamos a tratar a nós. Além disso, também te vai matar todas as bactérias do filtro, areão, etc... mata as más e as boas.

 

Mais vale atacar a coisas pela raíz do que remediar. É a minha perspectiva.

 

A causa para o aparecimento das ciano (ou BGA - blue-green-algae) está relacionado com a falta de nitratos. É verdade, para quem pensa que nitratos na água (em níveis moderados) faz mal, está bem enganado. A falta deles é que causa problemas. Estas também pode aparecer devido a picos de amónia, bem como devido a filtros sujos. Como dizes que aspiras o areão de uma forma regular, podes ter aí a resposta. Se não fizeres uma TPA sempre que mexes no substrato estás a meter amónia na coluna de água. O problema é que, quando fazes uma TPA estás a adicionar CO2 e no teu aquário (que não tem injecção de CO2) isto cria um desequilíbrio o que te leva ao aparecimento das outras algas.

 

O que eu te sugiro, uma vez que tens um bom sistema de filtragem, é:

 

1. Faz um black-out de 3-4 dias. Não vale espreitar.

2. Depois de do black-out, limpa os filtros e retiras todos os restos de algas que existirem.

3. Logo de seguida faz uma TPA generosa.

4. A partir daqui não fazes mais TPAs (só de 6 em 6 meses). Apenas repões a água que se evapora.

5. Fertiliza com macros e micros uma vez por semana.

6. Se conseguires ver os peixes apenas com uma das lâmpadas, eu aconselho-te a ficar só com uma. Parece-me suficiente para as plantas que tens. E poupas na conta da luz.

 

Espero ter ajudado.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais