antes era Aquariofilista, agora tenho aquários


nunoni

Recommended Posts

Pois é, suponho que aconteça a muitos! No princípio, passei pelo mesmo que quase todos nós, apanhei a doença "aquariofilia aguda", com vontade de aprender o mais possível. Aqui o fórum foi o melhor que me aconteceu, a ajuda e conselhos que então recebi foram preciosos, e tudo o que aprendi com quem sabia muito mais que eu. Comprei livros, informei-me o melhor que pude sobre todo o mundo à volta dos peixes, a tecnologia, UV, CO2, filtros diversos. Consegui à tentação de ter mais aquários do que casa simplesmente porque tenho mulher e dois filhos que ocupam muito espaço :) neste momento tenho dois aquários montados e outros dois desmontados, e umas quantas caixas de material de reserva.

 

Tive muitas alegrias, algumas coisas que correram pior, uma das piores foi ir de férias, e apesar de te deixado preparado doses individuais de comida para uma pessoa amiga meter, ela achou que não chegava e deu muito mais; resultado, algumas baixas. A pior de todas foi uma TPA em que não controlei os parâmetros da água da torneira (coisa que nunca faço...), tinha havido umas grandes chuvadas depois de tempo seco, a água ficou completamente alterada, e foi uma TPA valente como costumava fazer (50% 2 ou 3 vezes por semana). Resultado, morreram quase todos os peixes, incluindo bettas juvenis que estavam a conseguir sobreviver num aqua comunitátio de 180 l (muito densamente plantado), resistiram umas poucas corys e pouco mais, e depois disso, morreram as plantas, foi um meltdown.

 

Não desisti e recomecei, mas desta vez com menos plantas e mais fáceis, retirei alguma da luz, fiquei com 0.7 W/l, mantive os UV e o CO2 por electrólise, o filtro pouco há a fazer para além de limpeza do pré-filtro, aguenta meses sem ser preciso limpar.

 

Mas verifiquei que, lentamente, comecei a olhar para os aquários cada vez menos, a dedicar-lhes cada vez menos tempo, até porque um deles em princípio é dos meus filhos, mas eles ligam mais a outras coisas, sobretudo depois do meltdown em que também ficaram tristíssimos.

 

Hoje em dia, apesar de manter um nível de conhecimentos razoavelmente elevado, não me actualizo, não venho aqui ao fórum conviver, tenho peixes chapa 1 e plantas chapa A para não darem trabalho. No fundo, não sou um aquariofilista activo, apenas tenho aquários com mais tecnologia do que a maioria.

 

E vocês, continuam com o bichinho ao mesmo nível de intensidade dos primeiros anos? Ou a coisa vai esmorecendo? Contem a vossa história!

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha historia dá um pouco para rir...apesar de não ser um pro xpto tento andar dentro do esquema faço muitos km´s so para ver uma loja...........pois bem foi assim como começou.

 

Sou pescador e tinha ido ao rio ver a minha sorte, resultado apanhei simplesmente um ruivaco :sleepiness2: mas ele esta tão vivaço (agora já sei que é o stress :rolleyes: ) levei para casa, o meu primeiro aquario foi um garafão da agua 5L cortado por cima com umas pedras e uma plantas que tinha apanhado no dia da pescaria :) ia mudando sempre a agua para oxigenar e passado 3 dias fui comprar um aquario julgo eu de 20L, comprei uns peixitos vermelhos e comecei a devorar informação(quando dei por mim estava aquariopendete e com um aqurio de 1m em casa ja com bombas, filtros etc......) fiz cerca de 4aquarios de agua quente o ultimo terminei-o á cerca de ano e meio que foi quando comprei casa, já na casinha nova tinha espaço no jardim entao esta a cavar um lago com 1.7cm de profundidade e carpas bombas e uv e a tela xpto da firestone(depois coloco fotos)

 

Um colega meu de trabalho como sabe que sou fan de aqurios tinha um salgado e como ele quer fazer um upgrade de tamanho do dele vendeu-me o dele, pois a agua tropical a mim não me dava já aquela emoção apesar de achar bonito, mas não é a mesma coisa. O meu salgado ainda esta a ciclar e já ando a ver na casa onde ficava bonito um grande(mas a minha namorada ainda não sabe :lovewait: )

 

 

Desculpem o testamento mas basicamente é como começei os upgrade que fui fazendo

 

 

na casa dos meus pais ainda tenho 1aqurio de 80cm a trabalhar mas de baixa manutenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que "a coisa vá esmorecendo", simplesmente acabamos por saciar a curiosidade ao longo das experiências e resultados, a dada altura conseguimos adquirir o equilíbrio num projecto que nos deixa satisfeitos e acabamos por o manter durante algum tempo, mas o "bichinho" não morre facilmente, basta ver algo em que ainda não tínhamos pensado ou observar um projecto novo, diferente, para de repente corrermos o (agradável) risco de desmontar tudo e fazer qualquer coisa completamente diferente, nessa altura revivemos a ânsia dos primeiros dias!

 

Por outro lado e na minha opinião, começamos com um aquário pequeno e vamos ficando com sede de fazer novas experiências num maior, até chegar a um limite, regra geral imposto pelo espaço, creio que a maturidade e a falta de espaço podem estar na origem do aparente "esmorecimento".

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Às vezes também sinto isso ... A escola, o viver longe dos aquários torna dificil estar semrpe em cima, como eu gosto, dos meus aquários.

 

No entanto, agora que tenho algum tempo, já estou cheio de ideias, algumas já as tinha outras estou a ter, e como tal, acho que o bicho não morre.

 

É um aproveitar o tempo que se tem. Eu por exemplo, agora vou remodelar o meu aquario maior, e vou dar uns retoques (que já vinha a dar nos ultimso meses) no meu pequeno.

 

É assim a vida :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso tenho fases...

 

Por vezes tenho grandes projectos, absorvo a informação toda que encontro, exponho as minhas dúvidas e lanço-me ao trabalho, mas passado uns tempos, quer por influência de outros hobbies ou deveres, o "bichinho" vai acalmando até ser só Alimentação/TPA/Poda. Mas sempre que vejo algo inovador ou tenho alguma ideia, sinto aquela ansiedade de comprar peixes novos que nunca tinha tido ou montar um aquário diferente ou mesmo lançar-me em desafios de reprodução...

 

Assim, não digo que a dedicação ou o entusiasmo vá desaparecendo, mas por vezes hiberna.

 

Cumprimentos.

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

No meu caso tenho fases...

 

Por vezes tenho grandes projectos, absorvo a informação toda que encontro, exponho as minhas dúvidas e lanço-me ao trabalho, mas passado uns tempos, quer por influência de outros hobbies ou deveres, o "bichinho" vai acalmando até ser só Alimentação/TPA/Poda. Mas sempre que vejo algo inovador ou tenho alguma ideia, sinto aquela ansiedade de comprar peixes novos que nunca tinha tido ou montar um aquário diferente ou mesmo lançar-me em desafios de reprodução...

 

Assim, não digo que a dedicação ou o entusiasmo vá desaparecendo, mas por vezes hiberna.

 

Cumprimentos.

 

Pois! depois de vcomeçar este tópico comecei a encher-me de ideias para uma grande remodelação, mas quando fizer menos calor!!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É natural que isso aconteça pois todo o processo dos "porquês" da aquariofilia é cativante e quando estamos a construir, ui... é um vicio!!

 

Ao longo dos tempos ou surgem novos projectos ou então a "magia" acaba por ir desaparecendo. Mas lá está! O bichinho está cá dentro e como estão sempre a aparecer as novidades, os novos layouts e as novas ideias, acabamos por voltar a ser aquariofilistas em vez de sermos meros possuidores de aquarios.

 

Eu já tive alguns dissabores e muitas alegrias e...aqui ando no vicio! Apareço, passados uns tempos desapareço e passado algum tempo volto a aparecer com dúvidas como se tivesse a começar tudo de novo.

 

Com o tempo e maturidade as coisas vão surgindo naturalmente e quando os filhos entram dentro do projecto, as coisas tornam-se ainda muito mais interessantes.

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

É natural que isso aconteça pois todo o processo dos "porquês" da aquariofilia é cativante e quando estamos a construir, ui... é um vicio!!

 

Ao longo dos tempos ou surgem novos projectos ou então a "magia" acaba por ir desaparecendo. Mas lá está! O bichinho está cá dentro e como estão sempre a aparecer as novidades, os novos layouts e as novas ideias, acabamos por voltar a ser aquariofilistas em vez de sermos meros possuidores de aquarios.

 

Eu já tive alguns dissabores e muitas alegrias e...aqui ando no vicio! Apareço, passados uns tempos desapareço e passado algum tempo volto a aparecer com dúvidas como se tivesse a começar tudo de novo.

 

Com o tempo e maturidade as coisas vão surgindo naturalmente e quando os filhos entram dentro do projecto, as coisas tornam-se ainda muito mais interessantes.

 

Concordo! Quando comecei a fazer montagens com os meus filhos foi óptimo, mas depois o mais velho ocmeçou com outros interesses e começou a não querer ajudar na manutenção, a resmungar cada vez mais, e isso ajudou ao meu desencanto. Mas lá vamos seguindo, espero que daqui a mais uns anitos ele mude de ideias :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais