Substituir ou ampliar iluminação - Possivel?


Perneta

Recommended Posts

Boas malta. Sou um iniciante na aquariofilia. Comprei um aquário de 80 litros Aqualight e gostava de ter plantas no mesmo. Acontece que a iluminação é composta por uma só lâmpada T8 de 20w (60cm). Pelo que tenho lido, a regra deveria 1w por litro. Assim, é manifestamente insuficiente.

Como tal, venho perguntar-vos o que fazer. :?:

Se existem lâmpadas mais potentes que possa substituir por esta (de 60w por ex) sem estragar/derreter nada ou se posso acrescentar lâmpadas e de que modo já que só existe um local para colocar lâmpadas.

Tenho um aquário de 60L com plantas e iluminaçao de 18w e estão a ficar com as folhas todas amarelas. É devido à fraca iluminação não é? tenho substrato da tetra e deito florena todos os dias. :shocked028:

Desde já obrigado pela ajuda.

Bruno

Editado por Perneta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não seja só pela iluminação. O meu aqua é de 70l e tenho uma lâmpada compacta de 18w, e as minhas plantas estão lindas. Uso apenas areão e um fertilizante liquido de 15 em 15 dias. Depende e muito do tipo de plantas que tenha escolhido, se as suas plantas forem mais exigentes então essa luz é fraca e penso que tenha a ver também com tanto fertilizante...

 

Mas eu sou novata nisto e esta opinião é apenas a que eu tiro da leitura que faço e da experiência que tiro do meu aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto a iluminação não é o suficiente para plantas mais exigentes, mas, se não quiseres fazer um investimento grande, arranjas plantas que com essa luz desenvolvem-se bem. Procura no fórum por plantas pouco exigentes e vais encontrar uma vasta lista...

 

Na calha que tens para a luz, não consegues meter mais watts. Os watts das lâmapadas estão directamente relacionados com o tamanho. Ou seja, para esse tamanho só tens lâmpadas de 20w. Julgo que também não há nada que permita acrescentar mais lâmpadas nessa calha (pelo menos nunca vi). A solução passa mesmo por arranjar uma calha nova, o que, convenhamos, não é propriamente ac€ssív€l...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Bruno,

 

folhas amarelas indicam deficiencia de ferro ou fosfatos, se estes elementos estão presentes na fertilizção que usas(que eu não conheço)e caso esta seja boa então é por o aquario ser recente e não ter ainda carga biologica para fornecer suficientemente ás plantas compostos nitogenados tais como nitratos que são produzidos pela decomposição dos dejectos dos peixes e restos de comida por parte das bacteias nitrificantes,

 

mas é claro que falta de iluminação influencia fortemente,

 

uma foto do aqua e principalmente da zona da iluminação ajudava a compreender o espaço desponivel para determinar uma solução para o teu caso,mas seja ela qual for não basta substituir a lampada, vai requerer mais ou menos inve$timento a substituir alguns componentes mas por alto posso dizer que no minimo uns 40euros,

 

dizeres que é um aqua de 80lts é muito vago quando colocares uma pregunta tenta ser o mais exacto possivel e dar todas as dimensões e outras caracteristicas relevantes do aqua tais como flora e fauna, em questões de iluminação altura do aquario é tão ou mais importante que a litragem

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.