Calha LED's


johnny3001

Recommended Posts

Depois de ter andado a ler alguns artigos sobre a iluminação LED em aquários resolvi fazer um projecto experimental (low budget) de uma calha para o meu futuro aquário biótopo Malawi (possivelmente mono-espécie Pseudotropheus Saulosi, neste momento estão (6) num aquário de crescimento com cerca de 5cm).

 

Como a calha é para um aquário que "não será muito exigente a nível de iluminação e o orçamento também não permitiu mais" utilizei 17 LED's brancos de 1 watt alimentados por um Driver de 320mA DC-63v e 9 LED's azuis de 1 watt alimentados por 1 Driver de 320mA DV32v, o suporte/arrefecimento dos LED's é feito individualmente através destes dissipadores tudo da Satisled.com um pouco mais económicos que os famosos CREE mas também tenho noção que a qualidade não é a mesma.

 

A calha tem 100cm © x 12cm (L) x 4,5cm (H) e foi construída basicamente com perfis de alumínio:

 

perfis.jpg

 

Aqui ficam também 2 imagens dos esboços do aspecto final da calha:

 

- Vista inferior:

vista+_baixo.jpg

 

- Corte lateral:

lateral.jpg

 

Parte do material acabado de chegar da loja dos chineses ;) :

Material.jpg

 

Depois foi por mãos a obra, cortar; furar; limar; lixar: rebitar; aparafusar; soldar; transpirar; etc, o resultado foi este:

 

IMG_5102.jpg

 

IMG_5112.jpg

 

IMG_5122.jpg

 

Alguns pormenores:

 

IMG_5033.jpg

 

IMG_5037.jpg

 

IMG_5042.jpg

 

IMG_5046.jpg

 

IMG_5092.jpg

 

IMG_5105.jpg

 

IMG_5105.jpg

 

E por fim em funcionamento por cima do aquário de crescimento:

 

IMG_5145.jpg

 

IMG_5147.jpg

 

Falta apenas completar a calha com um acrílico na parte inferior para proteger os LED's de eventuais salpicos.

 

Mesmo com estes LED's "chineses" fiquei surpreendido com o resultado.

banner_468.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Gostei do pouco que vi!

 

Bem projectado e com um aspecto final muito profissional. Só é pena não teres algumas fotos da fase de construção, mas acredito que estivesses mais ocupado a "cortar; furar; limar; lixar: rebitar; aparafusar; soldar; transpirar" que a tirar fotografias.

Os meus parabéns thumbup3.gif.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pelos comentários.

 

Pois realmente o tempo que tinha disponivel era mesmo para construir a calha, as fotos ficaram para o fim. ;)

 

Em relação a custos ficou tudo em cerca de 130€.

banner_468.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te levou a escolher esses Leds, ao invés das fitas, por ex?

 

Ando a pensar há imenso tempo num projecto de uma calha de led e a tua construção deixou-me ainda mais motivado nesse sentido. Talvez tenta arrancar com isso em setembro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente Projecto...

 

E uma ajuda?

Consegues explicar a um quase leigo como fazes as ligações?

 

Por ex.

Os Drivers, porque utilizas-te 2, se comprasses um mais potente não aguentava com os 26(acho) leds?

Ou um é para os Azuis e outro para os Brancos?

 

Como são as ligações dos Leds ao Driver?

são em Linha? se sim como funciona, das duas ligações uma fornece energia e o outro passa para o led seguinte, entre a calha tens passagens e ligações duplas para distribuir?

Colocas-te massa termica entre os dissipadores e os leds?

Usas lentes ou os próprios leds já vem com lentes?

 

Desculpa as perguntas, mas gostei muito da tua calha e estava a pensar usar o projecto para fazer uma, parecida, com outras medidas, mas parecida.

 

Abraço e desculpa o inquerito.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

Em resposta à tua pergunta aqui fica um esquema de como fiz ligações com um dos drivers:

 

Serie.jpg

 

Exactamente como escreveste, utilizei 1 driver para controlar os azuis e outro para os brancos.

 

Sim, coloquei massa térmica entre os leds e os dissipadores mas foram fixados com parafusos que vêm com os dissipadores.

 

Neste projecto não utilizei lentes apenas a lente do Led que tem um ângulo de 120º.

banner_468.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parabéns pela calha, esta muito profissional.

 

Eu também sou leigo relação a isto por isso aqui vai umas perguntas :smile2:

 

Se um led do meio queimar toda calha apaga ou só apaga desse led para frente?

Como consigo saber qual a driver mais adequado para os meus led?

A que altura tens a calha do aquário? (eu comprei uns Cree Led MC-E e tem um ângulo de 110)

 

Eu estava a pensar por os Leds numa calha em “U” só com massa térmica sem dissipador, achas arriscado?

 

Desculpa tantas perguntas mas sou mesmo leigo nisto, acho que ainda vou queimar os leds

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Em primeiro lugar os meus parabéns, está um excelente trabalho.

 

Como vou abandonar os plantados e passar para Ciclideos Africanos (Mbunas) quero alterar a calha actual (Aqualight 2*39W T5 + 150W HQI) conservando a estrutura (alumínio) e as T5, acrescentando cerca de 10 leds de 1W azuis iguais aos teus com o respectivo driver.

 

As minha questões:

 

No teu caso quanto tempo demorou o material a chegar?

 

Na tua opinião 2 ou 3 metros de fita de leds azuis combinados com as T5 de 8000k que tenho dariam um aspecto engraçado ou preciso de mais azul avançando com a opção dos high power leds de 1w.

 

Cumprimentos,

 

Zé Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bom trabalho

 

Uma ideia que ja ando a pensar a algum tempo.

 

mas com um projecto um pouco mais arrojado, quero fazer algo parecido mas com um controlador para a o aquario, de formar a fazer o nascer do sol e por do sol, lua, alimentação, controle de temperatura etc.

 

Grande parte o codigo ja se encontra feito, esta apenas a tratar de menus e acertos de utilização.

 

Quando avançar para a execução final posto para o pessoal ver.

 

mas grande trabalho mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem desde já grande projecto, adorei mesmo!

Eu sou novo por aqi pelo site, sempre tive uma grande "panca" por LEDs, arranjei uma tira de 5metros, com 30 Leds por metro, se n me engana, já com transformador de 12v, e esta tira é em RGB (Red;Green;Blue), graças a um comandozinho, posso escolher a cor, intencidade ou mesmo pulsação da luz emite, a tira tem uma pelicula de silicone transparente qe n deixa os leds entrarem em contacto com humidade ou mesmo salpicos, qero ver se meto em varias tiras de 50 cm todas ligadas umas ás outras, num aquario de 60 cm, so ainda n acabei este meu "projecto" devido á falta de pratica a soldar os cabos minimos á "tira" de LEDs. cumprimentos e voltando a repetir ... ADOREI ESTE PROJECTO! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

 

Como a calha é para um aquário que "não será muito exigente a nível de iluminação e o orçamento também não permitiu mais" utilizei 17 LED's brancos de 1 watt alimentados por um Driver de 320mA DC-63v e 9 LED's azuis de 1 watt alimentados por 1 Driver de 320mA DV32v, o suporte/arrefecimento dos LED's é feito individualmente através destes dissipadores tudo da Satisled.com um pouco mais económicos que os famosos CREE mas também tenho noção que a qualidade não é a mesma.

 

 

Desde já os meus parabéns. Está excelente para DIY.

Uma questão, os links dos LEDs estão iguais. É mesmo assim ou houve erro de copy/paste :)

 

 

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo teu projeto. Está muito profissional. Eu também estou a fazer uma alteração de uma calha T5 8x39W para LEDS(190W). Nessa calha só falta um controlador para fazer o ciclo solar. No meu caso já o fiz, com a função de nuvens aleatórias.

 

Também gostaria de saber onde compraste os alumínios e quanto é que custou a fazeres essa calha de raíz.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

parabens pelo projecto!

 

 

as fitas led 5050 waterproof que vendem no ebay são muito porreiras também. duram mais, gastam menos e quase não aquecem

atenção que existem leds de alto brilho e outros ditos "normais" 5050 sao leds de alto brilho.

 

eu uso uma fita de 60 leds 5050 cool white num aqua de 50 cm de profundidade e a iluminação é mais do que suficiente

Editado por Diomar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Ola

Mais uma vez parabém pelo este excelente projeto. De muitos que encontrei na net, é o mais simples e o melhor na minha opinião.

Estou interessado em fazer um, mas estou com uma dúvida sobre se pagaste alguma taxa de envio (a nível da alfandega)? Chegou pelo correio?

 

Desde já Obrigada

 

Celestino Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais