Como controlar a quantidade de CO2


Recommended Posts

Boa noite,

 

Ora bem adquiri recentemente 3 peças que penso serem suficientes para montar um sistema de CO2 caseiro

 

- difusor

- válvula anti-retorno

- Conta Bolhas

 

A minha dúvida está em saber como regular o CO2, isto é, como saber se estou a largar demasiado CO2 para a água e de que maneira regular esse fluxo.

 

Já agora se alguém puder descrever o sistema de como deve ser montado agradeço também.

 

P.S.: o CO2 será caseiro

 

Cumps :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para saber se a quantidade de CO2 que estas a mandar para o aqua é demais ou pouco, é só arranjares um drop checker.

Agora controlar o fluxo num sistema caseiro isso é mais difícil ou vais alterando a receita de forma a ser o fluxo mais indicado ou se for muito CO2 no aqua basta aproximares o difusor da superfície e se o CO2 for pouco basta aproximares do fundo.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas como funciona o conta bolhas?! xD

 

E já agora o que é um drop checker? Parece-me mais ou menos a msm ideia mas como sou pouco conhecedor disto é complicado para mim perceber xD

 

Obrigado aos dois :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O conta bolhas permite saber o número de bolhas por segundo o normal é entre 1 a 3 bps dependendo da carga vegetal, deve-se encher de água apenas 2/3.

O drop checker contem uma solução cromática que muda de cor consoante com o nível de pH, amarelo muito CO2, verde optimo e azul pouco CO2.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo mas como regulo o fluxo de CO2? aperto ou desaperto a rolha da garrafa de 2 Lts?

 

Só com o conta bolhas é possível saber se o CO2 é suficiente?

 

Para um aquário de 10 Lts só destinado a plantas e caracóis quantas bolhas por segundo dweveriam ser por exemplo?

 

Cumps e obrigado mais uma vez :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , é dificil controlar fluxo com co2 caseiro .

 

Geralmente deita muito ao inicio e depois vai ficando mais fraco , por isso no inicio aconselhava a colocar perto da superficie .

 

Sinceramente é dificil dizer quantas bolhas por segundo necessitas , podes ter uma ideia dependendo do teu ph / hardness mas nada como um drop checker .

 

De qualquer maneira podes colocar mais info sobre o teu setup ? que plantas tem ? iluminação ? filtro ?

 

De qualquer maneira tens de te lembrar que co2 caseiro tem esses problemas , nunca vais conseguir controlar muito bem o fluxo , poderás ir mudando a receita aos poucos para se adequar mais às tuas necessidades mas vai ser sempre algo instável .

 

De qualquer maneira entre os 2 eu apostava num drop checker pois o conta bolhas não te vai ajudar muito se não tens ideia de quanto co2 necessitas .

 

Boa sorte , depois coloca mais info se faz favor para ver se vale a pena sequer injectares co2 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria colocar CO2 apenas para ter uma ideia de como ficava e em princípio será para um pequeno aquário (12 Lts por aí) só com plantas que sejam um pouco mais exigentes (mas não muito XP) alguns musgos mais exigentes algumas plantas de tapete e assim apenas para me iniciar no CO2 para o caso de mais tarde me decidir por um comunitário e quiser usar :)

 

O problema é que como isto é apenas experimentar não me apetecia muito gastar uns 7/8 € num drop checker xD

 

Cumps e mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.