peixes indespensaveis


diablu

Recommended Posts

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...

sim esse é!mas a minha pergunta e mesmo aos mais uteis para um aquario

 

E qual a duvida?

O "zebrasoma flavescens" (ou "Yellow Tang") é um excelente comedor de certas algas... Parece-me muito recomendável para quem possa ter dificuldade com o controlo de algumas algas.

 

Tens outros como o "zebrasoma veliferum", "zebrasoma gemmatum" (carissimo), "zebrasoma xanthurus" (do Mar vermelho e muito bonito), "zebrasoma desjardinii" (gosto muito deste para tratar de controlar algumas algas) e haverá outros. Muito bons para o controlo de algumas algas. Será necessário ter algum cuidado porque normalmente não são compatíveis entre si para manter em conjunto.

 

Destes, os "Zebrasomas", eu vou pelo "Flavescens" ou pelo "Desjardinii" mas gostos são gostos...

 

Há outros, também muito uteis, para controlar o mesmo tipo de algas ou outras.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Apesar de algumas opiniões serem contra ter um num reef, a minha selcção vai para o Labroides Dimidiatus (Cleaner Wrasse).

 

É um peixe muito sociável e limpa dos peixes parasitas e tecidos mortos em eventuais feridas. Os meus peixes têm mais facilidade em se deixar limpar por ele do que pelos camarões...

 

Abc

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente pergunta diablu. Também estaria interessado em saber quais os peixes essenciais num reef e o porque? Seja pela beleza, controlo de algas, desparasitante, controlo de pragas, and so on...

 

Olá!

 

Yelow tang

six line

yelow coris

Salária

leopard wrasse

 

Aqui tens alguns

 

Olá Heitor. Essa escolha é pela beleza dos mesmos (ou seja gosto pessoal) ou há mais alguma razão como as que mencionei acima?

 

E, não querendo fazer um hijack da thread, esses peixes são adequados para um iniciante em agua salgada?

 

Bem hajam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Respondendo às questões a minha preocupação é acima de tudo o sistema neste caso um reef.

 

Então:

 

Cirurgiões indispensáveis para tratar das algas, yelow tang (Flavenses) é perito nisso e resistente para principiante.

Salaria tambem se torna importante para controlar pequenas algas agarradas à rocha.

 

Outros cirurgiões importantes e resistentes, Nasos, Olivaceus, tristis, strigata, xanturum ...

 

Os Wrasses, (six line, Yelow coris e Leopard wrasse) bastante úteis no controle de pragas, tipo nudibranquios, pequenos snails que se apuderam das tridacnas, e planárias. Estes podem entrar mais tarde no aquários ou seja qd se começarem a meter corais etc..

 

Fiquem bem.

 

Abraço a todos

Heitor Simões

 

A aprender alguma coisa sobre aquários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu "achismo", antes de tomar decisão alusiva á aquisição de algum peixe deveríamos pensar na questão, de que tipo de aquário gostaríamos de ter? Reef Safe? Ou simplesmente um aquário com peixes sem a aquisição de corais?

 

Após essa conclusão ai sim podemos chegar a um consenso sobre os peixes a colocar no reef e os que consideramos ( no achismo de cada um) ser os indispensáveis!

Depois a questão das compatibilidades, é seguramente umas das mais importantes a ter em atenção na elaboração de uma população ativa mas saudável no nosso reef.

A escolha certa nos diferentes tipos de espécies e a sua simbiose em ambientes restritos, como o caso dos nossos aquários é deveras um ponto fundamental para um aquario de sucesso.

 

Tenho para mim que os peixes que formam um aquário típico são:( Reef Safe)

 

- zebrasoma flavescens

- amphiprion ocellaris

- Chrysiptera parasema/Donzelas( quase todo o tipo é de fácil manutenção)

 

Este a meu ver são os primeiros habitantes a por. Depois em conformidade com o tamanho do aquário e o tempo de maturação do mesmo podemos colocar:

 

- Paracanthurus hepatus

- acanthurus leucosternon

- naso elegans

- Pomacanthus navarchus ( Não são reef safe)

- zebrasoma xanthurus

 

 

As entradas dos mesmos deverá ter especial atenção consoante as espécies!

 

Em suma...Um Aquário com um yellow tang, um blue tang e 2 ocellaris...é lindo!

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais