Eheim Classic 2217: Fuga de água


Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

Ontem montei o meu recente filtro, um Eheim Classic 2217. Acontece que passado pouco tempo de estar a trabalhar notei uma poça de água à volta dele. A sua montagem não é "rocket science", é muito simples. Ainda assim não excluo a possibilidade de estar a fazer alguma coisa de errado.

 

A água sai entre o copo e a cabeça do motor.

 

Será que podem ajudar dar-me algumas dicas sobre o que eventualmente possa estar mal?

 

Abraço e Obrigado.

Marco Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

Ou ficou mal encaixado / Fechado

Ou esquecestes te da borracha encarnada de vedar

Ou então tem defeito..

 

Não me parece que possa ser algo mais ...

 

Abraço.

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caso não percebas o que se passa, tira fotos e mostra onde sai a água.

se não vires onde sai a água, limpa bem e colocar papel higiénico para ver onde é a fuga de água.

quantos litros de água sairam durante quanto tempo?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como uma imagem vale por mil palavras, seguem umas fotos a ver se ajudam:

 

 

 

Foto 01:

2217.jpg

 

Esquema da cabeça de um filtro Eheim da série Classic. O vedante que supostamente estaria ou estragado ou mal encaixado é o indicado com o nº 7287148.Creio que o problema não seja aí.

 

O problema está, quase de certeza, no O'ring 7250600! É o que faz a vedação entre o corpo do motor e a tampa da cabeça do filtro, o nº 7633500.

 

 

 

 

 

Para verificar isso é fácil. Basta desencaixar com calma a cabeça do filtro e ver o estado desse tal O'ring:

 

Foto 02:

p1140295640x480.jpg

 

Depois de desmontado ficas com acesso ao bendito O'ring. Retira-o com a ajuda de uma pequena chave de fendas, limpa-o bem limpo com um pano, verifica se não está "rachado" ou "comido". Se estiver deteriorado terás de o substituir. Ou mandas vir, ( a referência é a que está na primeira imagem: 7250600 ), ou procuras numa casa que venda material pneumático um igual. Basta levar esse para amostra.

 

 

 

 

Foto 03:

p1140296640x480.jpg

 

Limpas de igual modo a sitio onde ele encaixa, também com um pano, assim como o "tubo" que está na tampa da cabeça, ( ver foto abaixo ).

 

 

 

 

Foto 04:

p1140292640x480.jpg

Limpa o seu interior e verifica se não está partido ou rachado!

 

 

 

Se aparentemente estiver tudo em condições, só faltam mais uns passos. Colocas o O'ring no local de onde o tiraste, passas um pouco de vaselina com o dedo e encaixas a tampa da cabeça do filtro. Colocas o filtro em funcionamento e a fuga deve desaparecer.

 

 

 

 

Atenção ao desencaixar e encaixar a tampa da cabeça!

 

Foto 05:

gallery_7738_3029_71826.jpg

 

Para desencaixar, utiliza uma chave de fendas. Forças, sem partir, aquela pequena peça encaixada na tampa da cabeça. A que está por cima do "círculo" direito, e separas as duas partes. São quatro encaixes no total.

Para encaixar no final, fazes o inverso.

 

 

 

Depois diz como correu.

 

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se o filtro é novo e está na garantia é capaz de ser chato estar já a desmontar a cabeça do filtro :sleepiness2:

 

A loja onde compraste é aí perto? Era melhor passar por lá e expores a situação.

 

se a compra foi online, um mail a questionar a situação.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se o filtro é novo e está na garantia é capaz de ser chato estar já a desmontar a cabeça do filtro :sleepiness2:

 

A loja onde compraste é aí perto? Era melhor passar por lá e expores a situação.

 

se a compra foi online, um mail a questionar a situação.

 

Abraço,

 

Na realidade, embora seja simples abrir e verificar a cabeça do motor, como está dentro da garantia, será melhor deixar eles a verificarem o que tem e substituírem por um novo.

 

Obrigado pelas dicas de todos

Marco Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nesse caso, como ainda está na garantia, terás mesmo que a accionar. Contudo espero que as explicações dadas sirvam de resposta a outro membro.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fuga de água nos filtros da Eheim é comum. Existe um vedante da propria Eheim para se untar a borracha vedante, mas que é muito cara e não compensa. Compra um tubo de vaselina e unta o borracha vedante. Este truque é utilizado pelos mais velhinhos nestas andanças.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Este truque é utilizado pelos mais velhinhos nestas andanças.

 

Eh pah!! Velhinhos? Nós? Nada disso! Apenas com um pouco mais de experiência de vida thumbup3.gif.

 

Há um produto comercializado pela Junkers, que se utiliza na vedação de O´rings que estejam em contacto com a água que faz maravilhas! É do mesmo aspecto que a vaselina mas um pouco mais consistente.

 

16324_0.jpg

 

Não sei se há à venda para o público em geral, mas julgo que sim. Só não sei onde.

Uso diariamente e tem resolvido "problemas" que doutra forma pareciam impossíveis de resolver.

Tenho um 2217 que vertia água por causa do O'ring do copo "um pouco" ressequido, e por preguiça não o troquei. Besuntei-o com um pouco do produto acima e nem gota. Já fiz manutenção ao filtro umas 3 ou 4 vezes e não acrescentei mais. Mantém-se estanque.

 

 

Cumps.

 

 

 

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como uma imagem vale por mil palavras, seguem umas fotos a ver se ajudam:

 

.........................

 

 

Depois diz como correu.

 

 

 

 

 

Cumps.

 

Este post está muito bom. *****

 

Por acaso acabei por abrir mas foi o meu velhinho 2211, e na realidade não nada difícil. Aproveitei e limpei-o.

 

Obrigado pela ajuda e paciência por um post tão detalhado.

Marco Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.