Quais os melhores limpa-vidros?


medapura

Recommended Posts

Otocinclus e Neritinas Zebras e os plecos também dão bem conta do recado. Se for problema de algas cae ou sae.

Obrigado pela opinião,

Neste momento estou mais virado para os Otocinclus, estou com um problema de algas, por isso um pleco, CAE ou SAE seria bom mas não tenho condições para os manter quando crescerem...

Outra pergunta, já vi à venda plecos, CAE, SAE e ancistrus mas nunca otto, alguèm sabe onde posso encontra-los?

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os ottos são dificeis de encontrar, mas como não sei de onde és não te posso ajudar, vê nas grandes lojas.

eu tenho ancistrus, ampulárias, planorbis corneus e physas.

sempre me dei bem com estes.

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Se for algaredo Verde as famosas verdinhas nos vidros até podes ter um quartel militar de bicharada que não te safam :D tens de fazer como eu esfregar os vidrinhos toca a trabalhar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Se for algaredo Verde as famosas verdinhas nos vidros até podes ter um quartel militar de bicharada que não te safam :D tens de fazer como eu esfregar os vidrinhos toca a trabalhar ;)

 

Eu esfrego os vidros sempre que faço um tpa mas a velocidade a que as algas voltam a crescer é tal que a minha neritina pulligera não dá conta do recado sozinha (claro...), por isso procuro um bom limpa-vidros ou 2 :roflroll2: :roflroll2:

 

E sou da zona de Lisboa.

-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já tive todas as espécies menos as neritinas.

 

São todas boas, cada uma tem preferência por uma determinada espécie de alga, excepto as CAEs, que passado algum tempo, se tornam bastante agressivas e já não querem saber das algas, querem é o flocos e as pastilhas.

 

Para as algas filamentosas e escuras, a espécie mais indicada são as SAEs, Comedor de algas siamês. Para algas nos vidros e acastanhadas, os otocinclus. Para algas castanhas, verdes, de vidro e de troncos e plantas, não há peixe melhor que uma farlowella vittata. Limpam TUDO e muito rápidamente.

 

Os plecos, ancistrus e corydoras, são peixes de fundo.. Não são lá muito de algas, são mais de restos e de pastilhas.

 

E como disse, eu nunca tive neritinas, simplesmente porque elas metem ovos em todo o lado e é uma chatice.. Mas pelo que sei também limpam muito bem algas lisas de vidro, especialmente as mais acastanhadas.

 

Espero ter ajudado,

jpp

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as sugestões de lojas para a compra dos ottos, serão a aquahobby, aquaplante e a naturline, como estão no forum, basta perguntar directamente através de post ou mp.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os otos não são os melhores limpa-vidros. Não espalhem falsas informações. Os otos são optimos limpa-vidros para aquários plantados, dada a sua pequenez e delicadeza ao comer algas. Mas estão longe de ser os melhores comedores de algas.

 

não partilho da opinião do João pedro Palma... ele proprio indica que não conhece espécies da qual está a falar.

já tive Otos, CAE, SAE, ancistrus, peixes-lapa, peixe-lapa tigre, garras hughi/flavatra/ceylonensis, farlowella, neritinas, ampularias, neritinas, baryancustris, etc... etc..

 

 

os ancistrus são bons comedores de algas castanhas (as mesmas que os otos comem), mas os ancistrus são várias vezes superiores.

 

comparar a acção dos ancistrus e outros Ls com corys é algo desprovido de sentido. Sim precisam de pastilhas, mas isso não significa que não passem a vida a comer algas. As corys são peixes que comem restos de comida na areia. algo bem diferente dos ancistrus e de outros Ls. A questão dos Ls (onde se incluem os otos e os ancistrus) é que só comem alguns tipos de algas e não todas.

 

para limpar algas verdes, nada melhor que uma neritina ou clithons, pois irão fazer uma limpeza a fundo, entre os além desses as farlowellas (ai concordo).

 

outro bom comedor de algas (pela variedade e eficiencia) são as ampularias.

 

para mim os melhores entre os peixes serão os peixes-lapa, os ancistrus, os SAE, os garra (não todos, os hughi, p.ex são bons, os flavatra são maus), as farlowellas. Mesmo os CAE são bons limpa-vidros.

 

os "ancistrus" de luxo como os baryancistrus, hemiancistrus, etc... também são bons comedores de algas.

 

para vários tipos de algas, têns os SAE, os garra hughi, as ampulárias e as neritinas e um pouco mais atrás, as farlowellas e talvez os peixes-lapa.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para acabares com as algas não basta pores um "limpa vidros" ou até mesmo uma equipa deles pois apenas iram esconder o problema ou mesmo aumenta-lo.

 

Porque digo isto?

se as algas te apareceram no aquário há algo que esta a mais, seja a quantidade da comida que dás ou luz, pois são ambas as causadoras das algas, luz a mais e excesso de comida ou dejectos podem provocar algas (causadores de fosfatos) alimento que fará as algas explodirem de felicidade num aquario, conmtrolo tanto de luz como de comida (vivos num aquário) fará com que as algas acabem por morrer e desaparecer, identificar a alga também ajuda a sua eliminação.

 

Sobre os "limpa vidros":

Não te aconselho Caes ou Saes pois mais tarde dou-te a certeza que te vais arrepender de os ter adquirido, ficam grandes e perdem todo e qualquer apetência para ingestão de algas (mandam-te é a ti pastar algas).

 

Niritinas são muito giras mas fazem algo que não é tão giro, põe ovos em tudo e acaba por ficar feio.

 

ottos são mais para plantas (plantados)

 

ancistrus (L´s no geral, vegetarianos claro) depende das algas e dos L´s

 

 

falando a serio e não querendo levantar nenhum problema com os posts anteriores o melhor que tens a fazer não é inserir vivos ou químicos para te resolver o problema, mas sim saber a causa e anula-la.

controla a comida, a luz e as mudanças de agua, ajuda as plantas existentes a fazerem o consumo dos nutrientes no aquário.

 

como te disse, identifica a alga ou algas que tenhas e controla as causas para o seu aparecimento:

mais mudanças de agua (para tirar o excesso de fosfatos e nitritos/nitratos nunca sei qual deles é)

controlo da luz ( para que as algas não possam "comer" sintetizar o alimento e crescer)

controlo de comida ( menos a desfazerem-se e a produzirem fosfatos e nitritos/nitratos)

 

 

PS: Por favor, não chamem de limpa vidros ou limpa fundos aos peixes, lá porque fuçam o fundo ou porque têm aquela boca engraçada que os cola ao vidro não quer dizer que estes os estejam a "limpar".

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis, O assunto é qual o melhor limpa-vidros e não o melhor método... e honestamente os animais (sejam moluscos, sejam peixes) funcionam mesmo... não fazem é milagres. os moluscos são mais eficientes que os peixes... isto para além de LIMPAREM os vidros efectivamente, limpam o fundo de restos, detritos estes que provocam o boom de algas. E, não poderia ter dito isto em melhor dia, pois tinha o aqua de invertebrados cheio de algas, enevoado, e depois do nascimento de ampularias, elas limparam o fundo de uma forma que deixou o aquário cristalino, mesmo com o filtro disfuncional. Se bem que continuo a ter algas. Mas basta não alimentar que elas dariam cabo das algas.

 

Agora o melhor método será o ser humano... se bem que depende das algas.

 

Quer os CAE quer os SAE são peixes em si interessantes, deve-se ter consciencia que crescem, mas a maioria cresce. Claro que não deve ocorrer a barbaridade que via há uns tempos atrás do pessoal da jardinagem do forum, que por uma questão de moda, metiam SAEs em aquarios de 60 cm, quando o minimo aceitavel é 100 cm.

 

Comigo os SAE sempre comeram comida normal e algas apenas como aperitivo, sempre foi assim desde muito novos. Atualmente tenho apenas um grande, e é um peixe bastante bonito por si.... é tipo o tubarão do aquário. Além dos SAE, há as raposas voadoras, que fazem algo semelhante em relação às algas, mas são mais bonitos.

 

O nome limpa-vidros e limpa-fundos são nomes comuns da aquariofilia, e acredito que são nomes correctos, tem fundamentação, limpam os vidros de algas diatomáceas, agora não se espere que um L ou um CAE coma uma alga que não está habituado a comer, pois há vários tipos de algas, sendo que por alga na aquariofilia, são algas verdadeiras e até microorganismos.

 

Cada um tem a sua opinião, mas acredito não só pela minha experiencia com os meus aquarios, mas de leituras sérias, que esta fauna é relevante para o equilíbrio de um aquário, não são apenas uma moda... são uteis mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não digo que não

 

mas a minha experiência é esta e somente expressei a minha opinião, não disse que os outro posts eram errados ou inválidos.

 

 

A parte dos limpa vidros/ limpa fundos será outra discussão e não neste post, é uma expreção que considero errada e acredito que muitos outros "cat fish lovers" irão concordar que é errada ou que induz a erro, tal como todos os plecos (L´s) comem algas e que coridoras não necessitam de comida pois comem os "restos" dos outros peixes.

Editado por LuisVentura

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora não valha a pena entrar em discussões com este senhor, se quiserem saber a melhor maneira de limpar algas à maneira do excelentissimo membro Quo, é meter todas as espécies no mesmo aqua, mais uns bocas de fogo e pseudotropheus e ver o que resulta dali. Claro que ele lê artigos seríssimos! Mas não lhes liga patavina.. Se há alguem neste fórum que eu acredito piamente que nao se deve seguir como exemplo, é este senhor.

 

Apenas quanto ao que falei, disse explicitamente que apenas com neritinas não tinha experiência pessoal, falei também através das minhas leituras seríssimas e de experiências partilhadas por colegas meus (neritinas). Por acaso lembrou me bem das Beaufortia leveretti (experiência pessoal, atenção senhor Quo) que são excelentes a comer algas verdes em vidro e as ampulárias (também experiência pessoal caríssimo Quo) com uma maior apetência por variedade de algas. Os ancistrus não concordo, não concordo minimamente como bons ou indicados comedores de algas.. Já tive bastantes e ainda tenho, tive sempre criação (coisa que não acredito que tenha nos seus aquários comunitários, muito menos posturas em que alguma coisa vingue, não acredito) e são peixes omnívoros, que comem de tudo um pouco mas que efectivamente não têm um fascínio especial pelas algas.

 

Luis tens razao.. Peixes de fundo e Limpa vidros não são de todo, os nomes mais correctos para indicar este ou aquele peixe sendo muito lato e pouco cientifico mas ainda assim, devido às marcadas diferenças morfológicas e comportamentais, e de uma maneira muito simplista, divide em 2 partes bastante distintas e de fácil compreensão para os mais leigos (não me estou a gabar de nada) a grande família dos Peixes-gato..

 

Na verdade, a melhor maneira de combater as algas, é sim verificar a causa e modificar os métodos errados e compensar com maneiras de as erradicar, como foi já referido. E tenho dito, o excelentíssimo Quo virá com certeza abrir discussão.

 

Boa sorte contra as algas :wink:

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Piamente... caro menino JPP. O meu post acima não te era dirigido... era dirigido ao poster inicial, e contive-me nas palavras... Fui bastante educado ao contradizer o que disseste, mas foste pela típica infantilidade.

 

Em relação ao que segues, continua a seguir aqueles que sabem tanto como tu, que é o meio do buraco de um furo. Quando passares a fase de deixar seguir os outros, poderás começar a votar.

 

Vale a experiência pessoal, as boas fontes escritas e o... raciocino, para interligar o que se aprendeu.

 

Quanto à mistura de espécies, foram labidochromis e bocas-de-fogo, algo que actualmente não faço. Mas há ainda quem o faça e não há nenhum erro nisso. sabes porque? Porque sei bem que resulta... vens com tretas, pelo simples facto do teu saber ser igual ao quadrado do vácuo.

 

Piamente li apenas na diagonal o que escreveste, sabes porquê? eu se quisesse ser pai, tinha filhos...

 

Luis tens razao.. Peixes de fundo e Limpa vidros não são de todo, os nomes mais correctos para indicar este ou aquele peixe sendo muito lato e pouco cientifico mas ainda assim, devido às marcadas diferenças morfológicas e comportamentais, e de uma maneira muito simplista, divide em 2 partes bastante distintas e de fácil compreensão para os mais leigos (não me estou a gabar de nada) a grande família dos Peixes-gato..

 

Piamente! mas que diarreia mental... começa com a infantilidade típica dos miúdos... aliou-se a uma ideia de um terceiro, para atacar um segundo e no meio se desenrola uma autentica barbaridade mental... aconselho a tomares pastilhas com Ómega 3 e a exercitar a cabeça com exercícios de álgebra. Ou releres aquilo que escreveste. Se tiveres capacidade de te perceber, já é meio caminho andado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo sabes o que te digo -» pá LOL, à falta de argumentos vai se à idade :wink: fáaaacil!

 

Tu és uma fonte de idiotice e falta conhecimentos absolutos que chega a ter piada! O melhor, é saber que não sou o unico a rir me.

 

Fica bem

 

PS- Tu por mim, eras banido deste forum por falta de integridade pessoal, nao querer aprender, ser sempre dono e senhor da razão e todo o desrespeito e mais alguma pelas carencias e necessiades basicas dos animais.

 

Edit: Isto já offtopic.. Nao tem interesse nenhum em ficar no fórum. Moderadores, estejam à vontade. Desde já peço desculpa pelo trabalho e palavras trocadas.

Editado por João Pedro Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais