Decalcit


xandre

Recommended Posts

ola a Todos :animal_fish:

 

Precisava que alguem com espriençia me disse-se a dosagem a fazer de decalcit num aqua 200 Litros :eusathink:

Obrigado

Editado por xandre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso vai depender do aquário e de como queres a água... mas, por norma, bastará preencher o fundo de uma colher de chã (ou da colher que vem com o decalcit). Se tens muitos invertebrados e peixes que melhorem o seu aspecto com mais cálcio, então terás que colocar um pouco mais...

 

o decalcit ajuda também no crescimento das plantas.

 

se tens grandes necessidades de cálcio e o aquário não é plantado (logo não beneficias dos fosfatos extra) ou não queres mais fosfatos (ou queres menos) aconselho usares cálcio para aquários de água salgada, os resultados serão melhores, eu uso em aquas de invertebrados, de ciclideos africanos e arco-iris (que é plantado), só não uso no aquario de loricarideos/sul americanos onde quero algo mais proximo da água amazonica, nesse caso usa decalcit.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :animal_fish:

tenho muito pouca plantas, só que de momemto devo ter mais de 200 ampularias canelada bebes :dancing: ,

umas com 0,6mm outras com 0,3mm tres redes para elas todas, filtro 700L hora e bonba de ar para 250-300L , temperatura nos 30º

troco regularmente 10-20% da agua semanalmente com repouso de 48 h.

Será decalcit para salgado melhor? ou para agua doce?

desde já o meu obrigado pela ajuda :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O calcio para água salgada, nada tem a ver com a tua água ser salgada ou doce. é apenas cálcio, dá para qualquer aquário. Apenas em água salgada é que é vital, por causa dos recifes de coral e onde o hobby se foca muito nos invertebrados.

 

O que falo é Calcium Booster para aquários de água salgada da WaterLife. Não turva a água, desaparece rapidamente e ajuda a remover os fosfatos. O decalcit turva a água e adiciona fosfatos. No teu caso com poucas plantas, não deves precisar de mais fosfatos.

 

penso que o melhor é usares este produto em vez do decalcit. O decalcit compras numa farmacia por 5 euros e dá para pores no IRS. O Calcium Booster compras nas lojas de peixes e custa 10 euros e qualquer coisa, mas tem o dobro do tamanho da embalagem de decalcit, atenção e efeitos superiores.

 

140.jpg

 

também tive criação recentemente de ampularias, e não faço ideia de quantas tenho :P tou a usar este produto no aquário delas.

 

neste produto para o teu aquario, colocas 6 colheres de chá disto. Mas o melhor é meter o produto num copo com agua e deixar efervescer e depois de desaparecer é que deitas no aquário, pois o produto tem cloro.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Bons dias.

Tenho a mesma duvida relativamente ás quantidades e intervalo de aplicaçõesr num aquario onde estão umas 15 ampularias adultas com alguns problemas na casca.

250 litros, com filtro externo 1000l/h, aquecedor 300W e luminária.

 

15 ampulárias

10 caracaois com cerca de 1 cm que não sei o nome.

60 gupyys juvenis e alvins.

 

Agradecendo desde já

Cumps

Jorge Catarino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Segundo informação em vários posts aqui no fórum, uma colher cheia (a que vem na embalagem) de Decalcit dá para 600 litros. Portanto é fazer as contas.

Normalmente é colocado quando se faz a mudança de água.

Eu também comprei agora e vou começar a experimentar. No entanto, tenho algumas reservas acerca da quantidade. Porque pelo que percebi costumam dosear de acordo com a litragem útil do aquário e não apenas a massa de água que é mudada na TPA. tenho que ver melhor este aspecto.

Chamo à atenção que este produto possui fosfatos, por isso é preciso ter isso em consideração.

Faz uma busca pelo fórum que há imensos tópicos a falar disto e há informações interessantes a reter com as experiências do pessoal.

A melhor maneira de saberes a melhor forma de agir é procurar o máximo de informação possível e adaptar ao teu caso especifico. Foi o que eu fiz :thumbup3:

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais