MUTACAL


Delvecchio

Recommended Posts

Amigos,

 

Neste momento tennho um pH entre 7 e 7.5 segundo o teste da SERA, mas não sei exactamente qual o valor exacto.

 

Fauna:

3 Corys Paleatus (3 Machos)

2 Corys Aeneus (1 Macho e 1 Femea)

1 CAE

 

Existe possibilidade de reprodução das Corys?

 

A identificação de Machos e Femeas fiz atraves da barbatana Superior (Machos triangular e Femea arredondada)

 

Hoje, ia comprar uns Guppies / Platies / Mollies, disse ao senhor da loja que tinha um pH entre 7 e 7.5 num aquário comunitário, quando ele me diz que com este PH não devia colocar mais peixes e que deveria baixar o Ph para 6.8 / 7.

"Impingiu-me" hehe, sem me dar tempo de respirar uma resina "MUTACAL da Prodac" para colocar na saida do filtro externo de forma a baixar a dureza da água. Isto porque eu disse que cheguei a colocar produto para diminuir o PH e já tinha feito 1 TPA e que o PH voltava sempre a subir. Também lhe disse que tinha uma pedra calcária, ao que ele disse que ao colocar este " MUTACAL da Prodac" talvez não necessitasse de retirar a pedra. (Já a retirei) Aconselham algum tipo de pedra que não altere o PH. A questão é que a pedra que eu tinha tinha uns orificios que o CAE adorava, fazia grandes gincanas. Há alguma pedra que não altere o PH com estas carateristicas?

 

Mas a minha grande questão é:

 

Como colocar este produto "MUTACAL da Prodac" no filtro?

Tenho de colocá-lo numa rede?

Quanto tempo deixo o produto dentro do filtro?

 

Alguem usa este produto que me possa ajudar?

 

 

Outra questão importante:

Limpei o filtro este fim de semana.

A água do aquario está um bocado amarelada (talvez do tronco ou do areao) e as esponjas do filtro estavam pretas "acastanhadas" bastante sujas mesmo. Limpei um pouco as esponjas mas não muito por causa das bacterias, que segundo tenho lido têm de se conservar, ficando as esponjas ainda com um ar "acastanhado".

 

A cor amarelada da água espero que vá desaparecendo com as TPAs.

 

Têm alguma opinião sobre isto?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a agua amarelada de certeza que e do tronco,com as mudancas de agua isso vai la.90litros nao sobrelotar muito o aquario de resto podes ter esse peixes nao precises de baixar o ph so tens e que o manter estavel 7.5 nao haver oscilacoes aguentao muito bem.Esse filtro da bem conta do recado na minha opiniao o logista so quis foi vender,e mete umas ceramicas no fitro,relacao as pedras,as vulcânicas nao alterao ph

Editado por hugo madalena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tenho esperança de encontrar um vendedor honesto!

 

O teu pH está óptimo para introduzires as espécies que pretendes. É o valor ideal para um aquário comunitario e não é por 0.5 de diferença que a fauna vai morrer.

Visto que não consegues baixar o pH facilmente significa que tens a água tamponada. Isto é, o pH vai tender a permanercer o mesmo após adição de ácidos ou bases.

Quando o pH é o correcto, que é o teu caso, é muito bom ter esta acção tampão, pois estabiliza o sistema.

Ao longo da vida do aquário o pH vai "ajustar-se" e baixar ligeiramente devido a matéria orgânica em decomposição, CO2 libertado pela fauna, tronco, etc.

 

Agora vamos fazer uma análise a rezina:

A rezina "MUTACAL" capta os iões cálcio e magnésio, responsaveis pela dureza total da água e consequentemente baixa-a. Mas o poder tampão relaciona-se com a dureza carbonatada, o KH, e não pela dureza total, o GH.

A relação do GH com o pH é muito pequena. O KH é o verdadeiro responsável do efeito tampão e manter o pH estável ou instável (caso o KH seja baixo ou nulo).

 

Primeiramente é óbio que o vendedor "impingiu" um produto inútil e errado para baixar uns insignificantes 0.5. Por último, ao contrário do que ele disse, mesmo que a função do produto fosse baixar o KH terias de retirar obrigatoriamente a pedra calcária, pois sem o poder tampão, o pH ia aumentar muito devido ao calcário libertado.

 

O meu conselho é manteres o pH actual estável, que está óptimo, e não usares a rezina. Se quiseres usa pedras vulcânicas que não altera o pH e tem orifícios também.

A cor acastanhada é a libertação de taninos pelo tronco, não fazem mal, antes pelo contrário.

 

Qualquer questão dispõe que terei gosto em respondê-la.

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Post RicSilva. :thumbup3:

 

Essas resinas promovem a troca dos iões de calcio e magnesio, transformando-os em iões de Sódio.

Provocando uma subida do valor dos carbonatos (KH).

E uma água com um KH elevado, vai estabilizar em valores alcalinos.

 

Estas alterações de valores de KH e/ou GH... podem ser fatais para a fauna...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carissimos,

 

Muito obrigado a todos pelas vossas contribuições, em especial ao RicSilva como é compreensivel.

 

Só para concluir, e referindo-me ao tamponamento, verifiquei que mesmo após a remoção da pedra calcária e a adição de liquido ácido da SERA o PH não baixou significativamente. Contudo visto que este PH é o ideal para um aqua comunitário "ao contrário do que todos os lojistas me têm aconselhado", vou tentar mantê-lo, no entanto tenho receio que com as TPAs o PH desça demasiado, uma vez que uso água engarrafada em que o PH é de 6,4.

 

Mais uma vez obrigado a todos.

 

Mudando radicalmente de assunto e aproveitando o post, estive a investigar que tipo de background poderia adoptar para o vidro de fundo do meu aqua e optei por usar papel kraft (saco de compras da GG.. hehe).

Amarrotei, ficou com o aspecto pretendido, enrogado e com os relevos que fazem lembrar a rocha e coloquei no vidro de trás.

A minha questão é, a cor original deste papel kraft não é demasido clara para o fundo? De qualquer forma gosto bastante do efeito da luz sobre o mesmo,dando um aspecto de rocha acastanhada de rio.

Mas como tenho reparado que normalmente o fundo quere-se escuro, normalmente preto, não sei se pintando de preto o papel não perca o efeito do relevo da zonas mais claras e mais escuras.

 

O que acham?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.